x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 18.920

Reversão de Reserva de Lucros para Expansão

NARGILLA RODRIGUES

Nargilla Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 14:39

[iBoa Tarde!

Colegas,

Gostaria de saber como é o processo de baixa da conta de "reserva de lucros para expansão". No momento de sua constituição foi apresentado um plano de investimento num valor hipotético de R$ 5.000.000,00. Na constituição da reserva o lançamento foi a débito de lucros acumulados e a crédito de reserva de lucros para expansão.
Agora os investimentos começaram a acontecer. Quais serão os lançamentos a serem realizados?

Desde já obrigada!

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 16:00

Prezada,

A reversão se dá pelo lançamento inverso da constituição:

D - Reserva de lucros para expansão
C - Reserva de lucros

Você deverá ter um controle muito eficiente do orçamento inicial do plano de investimentos para saber o que já foi realizado, para então proporcionalmente baixar a Reserva.

NARGILLA RODRIGUES

Nargilla Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 16:37

Prezado Maurício, obrigada pela resposta. Mas ainda continuo com uma dúvida:

Vamos supor que o investimento seja a construção de uma nova filial. No caso o lançamento contábil foi:

D: Construções e Edificações (imobilizado) R$ 5.000.000,00
C: Banco

Assim, como é feita a reversão da reserva?

1. Pelo valor total de 5.000.000?
2. Ou a medida que o bem for depreciado?

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 09:52

Nargilla Rodrigues,

Como eu havia sugerido, você deve proporcionalizar as baixas a medida que os projetos são concluídos e não simplesmente reverter parte da Reserva pelos R$ 5 milhões, pois assim estaria desconsiderando o efeito de inflação, etc.

Digamos que o projeto tenha sido assim:

- Aquisição Filial A -> R$ 4.000.000
- Aquisição Filial B -> R$ 2.000.000
- Aquisição Filial C -> R$ 2.000.000

Orçamento total = R$ 8 milhões

Agora no primeiro ano, você concluiu a aquisição da Filial A e não importa se custou R$ 5 milhões ou R$ 10 milhões. Você só poderá reverter a parcela que havia sido originalmente destinada. Por outro lado, se todo o projeto foi concluído, então reverta tudo.

O mais importante é saber que o propósito da conta de Reserva de Expansão no momento de sua constituição, protege a empresa para eventos futuros no sentido de reduzir a parcela de distribuição de lucros e evitar que a empresa fique descapitalizada e então comprometer futuros investimentos. Apenas isto, e nada tem a ver com uma possível redução de despesas no futuro a fim de melhorar o resultado, portanto, esqueça a ideia de reverter a Reserva através da depreciação, pois o conceito está equivocado.

Abraço.

NARGILLA RODRIGUES

Nargilla Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 10:24

Bom dia Maurício!

Entendi sua explicação.

Como você mencionou, a Reserva "protege a empresa para eventos futuros no sentido de reduzir a parcela de distribuição de lucros e evitar que a empresa fique descapitalizada e então comprometer futuros investimentos." .

Só que no momento que eu faço a reversão da reserva, eu faço o lançamento contrário de sua constituição, ou seja:

D: Reserva de lucros para expansão
C: Lucros Acumulados

Esse valor que retorna para Lucros Acumulados, deverá ser distribuído? Pois eu não tenho mais o valor em caixa já que utilizei para fazer os investimentos.

Abraços!

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 10:44

Só que no momento que eu faço a reversão da reserva, eu faço o lançamento contrário de sua constituição, ou seja:

D: Reserva de lucros para expansão
C: Lucros Acumulados


Nargilla Rodrigues, minha sugestão está igual ao teu lançamento. Veja mensagem do dia 28 de setembro de 2015 às 16:00:59

A reversão se dá pelo lançamento inverso da constituição:

D - Reserva de lucros para expansão
C - Reserva de lucros

A diferença está apenas entre a conta Reserva de Lucros e Lucros Acumulados, mas as partidas estão corretas.

Esse valor que retorna para Lucros Acumulados, deverá ser distribuído? Pois eu não tenho mais o valor em caixa já que utilizei para fazer os investimentos.


Não obrigatoriamente. Se a empresa não possui caixa para isto, então é aconselhável que não haja distribuição.

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 26 julho 2016 | 08:46

Bom dia, pessoal!

Aproveitando um tópico, gostaria fazer uma pergunta semelhante:

Uma empresa fez reserva para expansão, já gastou mais do que foi reservado, porém o valor ainda não foi revertido.

Ex:
Reserva = 10
Construção em andamento: 20

Saberiam me informar como reverter a reserva e imobilizar a construção?

Obrigado!




Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.