x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 25

acessos 23.730

CARLOS COBRATERRA

Carlos Cobraterra

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2008 | 14:35

Olá Ana,
Gostaria até de pedir a outros usuários do forum para confirmar esta informação, mas pelo que sei, atualmente (peço que me corrijam se eu estiver errado), os cursos técnicos em contabilidade não dão mais direito a registro no Conselho, e alguns cursos até prometem o registro por meio de liminar obtida, o que eu acho bastante arriscado acreditar.

CARLOS COBRATERRA

Carlos Cobraterra

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2008 | 15:44

Desculpem levantar esta dúvida mas acho que já esclareci. Vejam:

De fato a partir de 2004 passaram a existir algumas restrições para registro dos técnicos em contabilidade.

A Resolução CFC 991 de 2003 alterou o texto da Resolução CFC 948 de 2002 deixando claro que os últimos a se inscreverem como técnicos em contabilidade seriam aqueles que ingressaram no referido curso de nível médio em 2004, independentemente do ano em que se formarem. Assim sendo, durante alguns anos poderia ser possível a inscrição no CRC na qualificação de técnico em contabilidade. Entretanto, em 30/05/2006 foi publicada a Resolução CFC 1073, que revogou essas duas resoluções imediatamente acima citadas e alterou o texto da Resolução CFC 867 sobre o Registro Profissional, que vigora desde 01/01/2000. A partir de 24/08/2007 essa Resolução CFC 867 foi revogada e substituída pela Resolução CFC 1097.

A Resolução CFC 867 veio alterar todo o texto outrora constante desta página, pois, a redação do §2º do artigo 43 deixa claro que os Técnicos em Contabilidade continuarão a ter direito ao Registro Profissional desde que os cursos tenham a carga horária mínima estipulada pelo Ministério da Educação, que atualmente é de 800 horas. A mesma disposição passou a constar da Resolução CFC 1097.


Clique aqui para acessar a íntegra do texto acima.

Fonte: Cosife

Ana

Ana

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2008 | 10:56

Bom dia

Muito obrigada a todos...

Para esclarecimentos:
Também envie um email para o CRC SP solicitando esta informação... e me informaram que é possível sim ter o CRC de Técnico em Contabilidade e é necessário a comprovação de carga horária de 800 horas, conforme msg enviada por Cobraterra citada na resolução CFC 867.

Mas como se pode comprovar estas horas se o curso tem em média 60 horas????

Alguem aqui do forum é formado em Técnico de Contabilidade e possui o CRC???

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2008 | 11:16

Wilson:
boa tarde
O CRC não estava reconhecendo os cursos aqui em Juiz de Fora, a última tura de curso técnico reconhecida pelo CRC/MG foi em 2003... houve alguma alteração?
Obg!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
CARLOS COBRATERRA

Carlos Cobraterra

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2008 | 12:09

Prezada Ana,

Sim, eu sou Técnico em Contabilidade e possuo registro no CRC-SP, mas me formei nesse curso há mais de 14 anos, época em que não havia restrições quanto a este registro. No link que citei anteriormente, a matéria publicada informa onde e como conseguir a lista de escolas credenciadas pelo Ministério da Educação, para o curso de Técnico em Contabilidade, as quais acredito que não haverá problemas quanto a obtenção do registro junto ao Conselho.

HELENA ALVES

Helena Alves

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2008 | 15:40

Boa Tarde Ana.

Fiz um curso tecnico aqui em Santos em 2005 e tirei meu CRC este Ano (por minha livre vontade) este curso teve uma carga horaria de 1.000 hs. (Incluindo o TCC)
O melhor que foi totalmente de graça pela Prefeitura Municipal de Santos. (Curso Tecnico de Contabilidade e Gestão Empresarial)

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 9 agosto 2008 | 13:31

Ana Boa Tarde
Curso´Técnico em contabilidade de 60 horas??? pode esquecer, isso é enganação. Voce tera que fazer no minimo 800 horas ou mais para ser reconhecida como Tecnico em ?Contabilidade. Está certo que na minha época para se for em Tecnico em Contabilidade vc. teria que estudar 3 anos seguidos. e não havia problemas para tirar o CRCSP. Acho que até hoje não há problemas desde que voce apresente um diploma credenciado pelo MEC e aceito o registro no CRCSP. Fora disso é enganação, tome cuidado ok.
Osvaldo

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sábado | 9 agosto 2008 | 14:25

Boa tarde, amigos(as)


O curso de qualificação como "Técnico em Contabilidade" gratuito no Estado de São Paulo pode ser encontrado na "Fundação Paula Souza". Desconheço a duração do curos, e nem sei quais cidades oferecem este curso. Minha cidade, por exemplo, tem uma unidade desta fundação, mas, não tem este curso; apenas "Técnico em Administração" (entre outros).

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Vinicius Lima Martins

Vinicius Lima Martins

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2008 | 15:43

So tem direito a obter CRC quem se increveu em curso técnico até 2004 conforme resolução CFC 948. Apartir de 2004 os cursos técnicos continuaram a existir, mas não dão direito a seus alunos a obtenção do CRC após conclusão

saudações

Vinicius Lima Martins
Contador
(77) 8809 1088
Vinicius Lima Martins

Vinicius Lima Martins

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2008 | 15:54

Bom, eu também agradeço a sua participação, no que pese estar voce equivocado.

fui conselhelheiro do CRC BA por 2 anos e pelo menos aqui em minha região, registro no CRC so até 2004.

saudações

Vinicius Lima Martins
Contador
(77) 8809 1088
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2008 | 16:09

Vinicius Lima Martins,

Também acredito que você está enganado.

O Instituto Monitor oferece o curso de Técnico em Contabilidade com direito ao CRC-SP.
O site do CRC-MG define o Registro Definitivo Originário como sendo aquele concedido pelo CRC da jurisdição do domicílio profissional aos portadores de diploma de Bacharel em Ciências Contábeis ou certificado de Técnico em Contabilidade (grifo meu), devidamente registrado, fornecido por estabelecimento de ensino, ou certidão de inteiro teor expedida por órgão competente.
Consultei o Delegado do CRC-MG em Paracatu, o contdor Clênio Alves Costa e ele me informou que não existe nenhum impedimento para o registro no CRC como Técnico Contábil.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Vinicius Lima Martins

Vinicius Lima Martins

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 12 agosto 2008 | 09:04

Wilson,

de fato não existe impedimento para o registro no CRC de técnico em contabilidade. O CRC - BA faz vários registros de técnico com habitualidade, mas somente para aqueles que concluiram o curso até 2004.

Vinicius Lima Martins
Contador
(77) 8809 1088
Uelmac Silva Florencio

Uelmac Silva Florencio

Iniciante DIVISÃO 1, Supervisor(a) Vendas
há 14 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2010 | 16:49

Eu queria aproveitar que está sendo questionada o CRC através de curso Contabil e fazer uma pergunta sobre isso:
Veja bem,sou Formado No curso Técnico em Contabilidade desde 1999, num colégio Municial Reconhecido pelo Mec e desde então ñ tirei o Registro do CRC para exercer a minha profissão, quero saber se ainda posso tirar o meu Registro e se posso qual o Orgão Competente para que eu consiga isso????
Desde Ja Agradeço pelo Respostagens!!!!
Grande Abraço a Todos...
Uelmac Florêncio

MARCELO FRANCO SAMPAIO

Marcelo Franco Sampaio

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 13 agosto 2010 | 11:48

UELMAC

Se voce é formado no curso tecnico e tem o diploma não a nem uma restrição, é so entrar em contato com o CRC do seu estado e fazer o pedido.

Marcelo Sampaio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.