x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 6.623

DCTF declarar DARF IRRF pago a maior

Evelin Chemim Rodrigues

Evelin Chemim Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 16:43

Boa tarde,

No mês de Abril/2015 e Maio/2015 o DARF do IRRF foi pago com o valor de R$ 174,89 e o correto seria de R$ 170,20.
Como faço faço arrumar isso na DCTF? A mesma ja foi enviada com o valor de R$ 174,89.
Como a diferença é muito pequena acho que pedir a restituição não vale a pena, pois terei que sair da minha cidade para solicitar a restituição, tenho como deixar esse valor que foi pago a maior sem restituir? Estou com muita dúvida.

Desde já obrigada

LEONARDO

Leonardo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 16:49

Olá,

Você deverá retificar a DCTF e informar o valor correto do DARF.
A RFB vai cruzar os dados informados na DCTF com o pagamento, automaticamente, se não houver nenhuma irregularidade encontrada nesta prévia análise, você ficará com o crédito que poderá ser ressarcido através de PER/DCOMP.

Em suma, não deixe de retificar a DCTF, pois num campo de visão mais amplo, o valor que vc informou (incorreto), será confrontado com o valor que a outra fonte informar na DCTF dela - Apesar do valor irrisório, pode gerar pendência na conta corrente de ambas empresas.

Atenciosamente,

"O importante é ganhar. Tudo e sempre.
Essa história de que o importante é competir não passa de pura demagogia"

Ayrton Senna.

LEONARDO

Leonardo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 17:03

Olá,

Vc vai fazer uma declaração retificado, informar o valor correto.
Vc não vai conseguir informar um pagamento maior que o débito, então informe o pagamento de acordo com o valor do débito.

No processamento da RFB, ela via analisar e ver que tem um débito de x valor e uma pagamento de +x valor, a diferença, vai virar crédito.

Atenciosamente,

"O importante é ganhar. Tudo e sempre.
Essa história de que o importante é competir não passa de pura demagogia"

Ayrton Senna.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.