x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 702

Legalização de Empresa

LUCIANA

Luciana

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 13:00

Na abertura de uma Empresa (com 2 sócios) com atividade de Fabricação e Fornecimento de pães e salgados, qual seria a melhor modalidade de empresa, considerando um faturamento anual em torno de R$100.000,00? Uma LTDA?

Quais documentos necessários para levar a Junta Comercial do RJ?

Nesse caso, o capital Social declarado no Contrato Social tem que ser, necessariamente, o valor investido?

Quais os órgãos que tenho que levar o contrato social para esse tipo de atividade?

Muito obrigada!

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 13:50

Boa tarde Luciana,

Sugiro uma Sociedade Limitada sim, embora o faturamento não vá interferir nesta escolha.

Vejo que você parece estar precisando de muitas informações a respeito, e passá-las todas por aqui é difícil. Basicamente, considerando que a empresa seria constituída na cidade do Rio, você precisará fazer uma Consulta Prévia de Local no site da prefeitura, depois de aprovada, vai precisar fazer um Regin no site da JUCERJA, depois um DBE no site da Receita Federal, e imprima quando aprovado. Daí volta ao site da prefeitura, e transmite o e-rucca. Por fim, volta ao site da JUCERJA e faz o Requerimento Eletrônico, imprimindo, ao final, o contrato social, o enquadramento de ME e a um capa. Daí você precisa baixar o programa gerador do DOCAD, preencher, salvar o arquivo e enviar à Sefaz. Se aprovado, imprimir o resultado. Ao final, entre novamente no site da JUCERJA e gere a taxa de constituição, e depois, no sicalc web, e gere o DARF para o CNPJ.

Depois disso, assine o DBE, o DOCAD, o Contrato e o Enquadramento de ME. Pode reconhecer firma da assinatura dos sócios só no Contrato, e faça uma cópia das identidades e CPF dos sócios e autentique. Compre uma Capa da junta na Papelaria, cole as guias pagas no verso capa, e preencha a capa conforme a capa que foi impressa ao final do requerimento.

Por fim, coloque os documentos assinados dentro da capa, os documentos autenticados e o Pedido de Viabilidade gerado pelo Regin, leve até a Junta Comercial e dê entrada.

Em cerca de 5 dias deverá sair o resultado final. Daí é só entrar no portal do carioca digital, emitir a guia do seu alvará, pagar e em mais uns 5 dias seu alvará estará liberado.

O processo de legalização, basicamente, é esse. Mas no seu caso ainda será preciso cumprir as obrigações sanitárias, além de, provavelmente, ser requerida licença de bombeiros durante este processo.

Forte Abraço.

NILCEIA PEREIRA DA SILVA

Nilceia Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2015 | 11:03

Bom dia,

Solicito ajuda referente ao pedido de inscrição estadual que foi negado o deferimento devido ao nome de fantasia diferente do cadastro na JUCERJA.
Em resposta ao atendimento do pedido feito à JUCERJA pelo e-mail atualizaçã@Oculto foi dada a seguinte:
"Verifiquei que o nome empresarial na JUCERJA esta de acordo com a Receita. A Junta não cadastra nome fantasia das empresas."

A SEFAZ não quer deferir o processo alegando que o nome de fantasia arquivado na Jucerja está como RN LOGISTA e no CNPJ está RN TRANSPORTES, e o correto é RN TRANSPORTES. Mesmo que entre com pedido de alteração na JUCERJA eles não irão cadastrar o nome de fantasia.

Peço a orientação dos senhores, o que devo fazer?

Meu cliente está perdendo serviços devido à falta de inscrição estadual, e consequentemente também o perderei.


Nilceia Pereira da Silva



Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2015 | 11:17

Bom dia Nilceia,

Não entendi o "A Junta não cadastra nome fantasia". Não cadastra aonde? Pois o nome fantasia deve ser informado, à Junta, no Contrato Social/Ficha de Registro de Empresário/Estatuto.

Att.,

NILCEIA PEREIRA DA SILVA

Nilceia Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2015 | 11:59

Bom dia, Sérgio,

Obrigada pelo interesse em me ajudar

Realmente achei estranho a resposta da JUCERJA. Mais, por e-mail eles deram esta resposta.

Agora não estou conseguindo deferimento da receita estadual. Enviei novo e-mail para a JUCERJA e estrou aguardando resposta.

Não sei mais o que fazer.

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.