x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.750

Classificação no plano de contas s/ participação em cooperat

Danielle Cristina Pereira

Danielle Cristina Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2015 | 08:20

Bom dia. Estou a seguinte situação em dúvida: Uma empresa de tributação do Lucro Real possui conta corrente no SICOOB, no qual eles possuem "Conta Capital" junto a este banco e todo mês debita-se da conta deles um valor que é chamado de integralização de capital e uma vez ao ano acontece a distribuição de sobra rateio da Cooperativa onde é feito o rateio para as empresas cooperadas. A minha dúvida é principalmente quanto à classificação no plano de contas. Vou expor aqui o lançamento que eu faço e gostaria de confirmar se está correto, senão agradeço a correção.

Pelo valor mensal debitado da conta corrente a título de integralização de capital

D - SICOOB (ATIVO NÃO CIRCULANTE - INVESTIMENTOS) - XX,XX
C - SICOOB (ATIVO CIRCULANTE - BANCO CONTA MOVIMENTO) - XX,XX

Pelo rateio anual referente à distribuição de sobras da cooperativa

D - SICOOB (ATIVO NÃO CIRCULANTE - INVESTIMENTOS) - XXX,XX
C - PARTICIPAÇÃO EM OUTRAS EMPRESAS ( RECEITAS NÃO OPERACIONAIS - RECEITAS FINANCEIRAS) - XXX,XX

Ou seja, essa distribuição de sobra pertence ao grupo de receitas não operacionais? Pois isso interfere no LALUR das empresas de Lucro Real, correto?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.