x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 834

CRISTINA DA SILVA MOREIRA SANTOS

Cristina da Silva Moreira Santos

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2015 | 08:22

Prezados bom dia! Como funciona resumidamente o Eireli ? a pessoa pode constituir uma empresa no Eireli, ou ela só pode ser transformada de sociedade em eireli? Tenho um cliente que me perguntou se pode abrir uma empresa no eireli e mais tarde admitir sócios? Dai seria transformar o eireli em uma sociedade Ltda , isso? Li vários artigos mas tenho dúvidas ainda...
Abraço a todos
Cristina

Diego Azevedo

Diego Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2015 | 08:34

Bom dia Cristiane,

Bom são duas Natureza Jurídicas totalmente distintas, EIRELI ( Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) O nome ja diz empresa inividual, por tando n haverá sócios. E outra fato muito importante da EIRELI, o patrimônio pessoal do empresário não será usado para o cumprimento das obrigações. Resumindo, há uma separação dos bens pessoais dos da empresa. O capital social mínimo exigido para a abertura de uma empresa de responsabilidade limitada é de 100 salários mínimos INTEGRALIZADOS no ato da constituição da empresa.

Para se abrir uma SOCIEDADE LIMITADA é necessário ter pelo menos um sócio. Em caso de dívidas, os sócios responderão também com seus bens pessoais, dentro da sua parcela na sociedade. Por exemplo: se há dois sócios e cada um deles responde com 50% na sociedade, em caso de dívidas, eles dividirão ao meio a responsabilidade de pagamento.

Ou seja se for 1 empresario você pode propor abri uma EIRELI ( Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) ou Empresário (Individual), se haver mais de um Sócio proponha para ele uma SOCIEDADE LIMITADA.

Att,

Diego Azevedo Gomes

CRISTINA DA SILVA MOREIRA SANTOS

Cristina da Silva Moreira Santos

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2015 | 08:56

Bom dia Diego, se eu abrir uma eireli e depois quiser uma sociedade eu posso transformar a eireli numa sociedade? aproveitando o capital social não sendo preciso baixar a empresa, etc? Entendi sua explicação como naturezas jurídicas distintas, mas pode transformar uma eireli em uma sociedade Ltda , futuramente vai entrar sócios, logo aproveita-se tudo da empresa não é?
Agradeço

Cristina

Diego Azevedo

Diego Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2015 | 09:13


Sim, é possível voce transformar uma EIRELI EM LTDA , ou vice versa, também é possivel caso voce deseja, transformar uma INDIVIDUAL EM LTDA ou vice versa.




Diego Azevedo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.