x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 2.619

CNAE - Dúvida.

Naiadja Schneider

Naiadja Schneider

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2015 | 13:11

Boa tarde.

Se puderem me ajudar em uma dúvida que tenho de qual CNAE se encaixa nas atividades: Revenda de fardamento e Construção Civil para MEI.

Como Revenda de Fardamento - CNAE: 4781-4/00 (Comerciante de artigos do vestuário e acessórios) sendo MEI. Certo?

Já para construção não é permitido ao MEI realizar locação ou cessão de mão de obra, ou seja, a atividade Técnico em Edificações não é permitida para enquadramento pelo MEI, portanto, qual seria o enquadramento para essa atividade EI - ME, EIRELI-ME?

Sendo que para atividade de Comerciante de artigos do vestuário e acessórios é vedado atividade comercial na residência, então terá que abrir uma loja? Ou há outro caminho para usar a própria residência para revender esse fardamento? Já que o mesmo, faz essas revendas na própria casa a muito tempo, e só deseja ser enquadrado como MEI ou outro categoria.

Obrigada pela atenção.

Att,

Daniel Belarmino

Daniel Belarmino

Prata DIVISÃO 3, Gerente Administrativo
há 8 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 12:08

Naiadja, boa tarde

Ele não poderá vender em sua casa (com base nas regras municipais aqui de Osasco/SP) o que ele pode é se formalizar como Ambulante, porém se houver atendimento de pessoas na residencia para comercialização, ficará passível de autuação.

Quanto a construção (Empresário Individual, Sociedade Empresária ou EIRELI) você pode utilizar os códigos:

4120-4/00 CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
4110-7/00 INCORPORAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS
4322-3/01 INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS, SANITÁRIAS E DE GÁS
4330-4/01 IMPERMEABILIZAÇÃO EM OBRAS DE ENGENHARIA CIVIL
4330-4/02 INSTALAÇÃO DE PORTAS, JANELAS, TETOS, DIVISÓRIAS E ARMÁRIOS EMBUTIDOS DE QUALQUER MATERIAL
4330-4/03 OBRAS DE ACABAMENTO EM GESSO E ESTUQUE
4330-4/04 SERVIÇOS DE PINTURA DE EDIFÍCIOS EM GERAL
4330-4/05 APLICAÇÃO DE REVESTIMENTOS E DE RESINAS EM INTERIORES E EXTERIORES
4330-4/99 OUTRAS OBRAS DE ACABAMENTO DA CONSTRUÇÃO

Espero ter ajudado

Daniel Belarmino
Gerente Administrativo

Master Assessoria Contábil
(11) 3687 7035 / 3687 6046

[email protected]

https://www.mastercontabilidade.cnt.br

Facebook
https://www.facebook.com/MasterAssessoriaContabil

Naiadja Schneider

Naiadja Schneider

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 10 outubro 2015 | 13:53

Daniel Belarmino obrigada pela sua resposta.

Se possível ajudar novamente com duvidas em CNAE.

Para Revenda de Fardamento - CNAE: 4781-4/00 (Comerciante de artigos do vestuário e acessórios) - CNAE - OKAY

Agora, Decoração de Interiores (Design de Interiores) - CNAE: 7410-2/02 - OKAY

O porém é que essa atividade de Decoração de Interiores não esta listada nas categorias permitidas para solicitar a inscrição como MEI - Micro empreendedor Individual.

E tem mais, não achei um CNAE que se enquadre para Técnicos em Edificações - "Poderia dar uma luz?"

O meu objetivo é abrir um EI - ME que enquadre as atividades de Revena de Fardamento, Decoração de Interiores e Técnicos em Edificações.

O que me falta é a CNAE em técnicos em edificações, e entender claramente se:

1. Com essas atividades posso incluir no simples?
2. Como EI, como posso deixar a revenda como ambulante, sem necessitar de um ponto comercial?
3. E compreender sem duvida alguma a formalização como EI-ME, se puder passar todas informações e ver se realmente bate com tudo que sei e estou fazendo.

Obrigada pela atenção!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.