x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 779

Gabriela

Gabriela

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 6 outubro 2015 | 14:47

ola gente,
estou com um problema, eu fiz o lançamento das despesas de uma empresa que presta serviços de roçada, trasnporte e no balancete está como se eu não tivesse dado baixa nos fornecedores pois eu fazia o lançamento da seguinte forma: D - fornecedores nacionais/nome do fornecedor (PC) C- caixa, eu nunca provisionei (pois meu chefe disse que não precisava) e não sei se esse é o problema ou se eu devia ter lançado nas despesas administrativas.
desde já obrigada!

Renata Mazzali

Renata Mazzali

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 09:59

Oi Gabriela, bom dia.

Pelo que entendi você tem uma conta de "Fornecedores" (ou "Duplicatas a pagar" (Passivo circulante)) com saldo devedor, é isso? Nesse caso, você deve provisionar as NFs.

Se você puder explicar um pouco melhor o que aconteceu, creio que ficará mais fácil de te ajudar.

Atenciosamente,

Renata Mazzali
Analista Contábil Pleno
Gabriela

Gabriela

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 15:52

então vou tentar explicar melhor. eu faço os lançamentos das despesas de uma empresa e a mesma traz as compras de materiais pagas, onde eu lanço sem provisionar, da seguinte forma:
D: fornecedores (PC)
C: Caixa (ac)
está certo a maneira como eu lanço, se não, como seria o certo? e eu tenho que abrir um lote para cada lançamento?

Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 17:06

Gabriela,
Sendo despesa, não pode utilizar a conta fornecedor, haja vista que a função desta conta é reconhecer divida, ou seja, são registradas apenas as compras que serão pagas no futuro. Se você comprou a vista o correto é registrar em conta do Ativo, mas especifico na conta Estoque e na medida que ocorre o consumo, é feito transferência para despesas. Todavia, compra os materiais e os utiliza imediatamente, o certo é reconhecer na Despesa direto.

Exemplificado

Compra A vista com Estoque

D - Estoque - AC
C - Banco - AC

Compra A prazo com Estoque

D - Estoque - AC
C - Fornecedor - PC

Compra A prazo sem Estoque

D - Despesas XX - CR
C - Fornecedor - PC

Compra A vista sem Estoque

D - Despesas XX - CR
C - Banco - AC

Legenda
AC - Ativo Circulante
PC - Passivo Circulante
CR - Conta de Resultado

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.