x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.262

Lançamento Cartões de Crédito x Conciliação Bancária

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2015 | 16:12

Boa tarde caros colegas. Pesquisei sobre o assunto e ainda permanece dúvidas.
Eu faço a contabilidade de uma empresa Salão de Beleza. Faço o lançamento dos Cartões de Crédito/Débito da Operada do Cartão.
E meu cliente costumar fazer adiantamento das parcelas a vencer. Ele não tem controle das parcelas adiantadas, e ao receber o extrato bancário não bate. Vou dar um exemplo: Eu entro no site da cielo e vejo as vendas do dia 01/10 e a data de pagamento que vai ser dia 03/10. Eu entro na data 03/10 e vejo o pagamento efetivo dai consta o movimento do mês no caso dia 01/10 e outras pagamento anteriores, dando um valor de R$ 500,00, no extrato bancário está creditado no dia 03/10 somente R$ 150,00.Minha dúvida é a diferença de R$ 350,00 posso lançar como Despesas de Adiantamento do Cartão?

Joclécio Freitas Santos

Joclécio Freitas Santos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2015 | 20:39

Boa noite!

O interessante seria entrar em contato com a operadora para verificar o percentual de tarifa incidente na antecipação e fazer a contabilização do valor antecipado e as despesas referentes a antecipação.

Ex. Alfa salão de beleza ltda tem 1000,00 a receber em cartão de crédito, a tarifa de adiantamento é 7%, alfa quer antecipar 500,00.
Lançamento:
D- bancos conta movimento 465,00
D- despesas antecipação recebíveis 35,00
C- Cartões a receber 500,00

Obs. Quanto as contas contábeis e lançamentos podem ser usados outros critérios, não sendo padrão o citado acima.
Obs2. Ficar sempre atento aos créditos de cartões a receber, pois é comum as administradoras não depositar todas as parcelas que a empresa tem a receber.

JOCLÉCIO FREITAS SANTOS
Bel. CONTADOR
[email protected]
(79) 989-1812
MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2015 | 08:27

Olá Joclécio Freitas Santos e Telmo Biehl. Eu quero agradecer pela ajuda. Sim, o ideal é ver a taxa de adiantamento cobrada pela operadora do cartão e o quanto foi adiantado, mas, está uma coisa meio que esquisita. Ele não faz adiantamento pela Operadora do Cartão, e sim pelo próprio banco. Pedi para ele conversar com a gerente para mostrar um relatório de quais parcelas foram adiantadas, e a gerente fala que não é possível saber, fiquei até surpreso! E pela falta de informação está sendo difícil fechar o balanço. Porque teríamos de saber o quanto ele vendeu, de qual dia ele antecipou, o valor de antecipado e o percentual, com essas informações seria fácil analisar. Agora do exemplo citado por mim, não vejo solução e lançar a divergência como despesa. Se no extrato de pagamento efetivo da Operado está creditado todos os pagamentos e o extrato bancário está outro, fica complicado, sendo que nem a própria agência consegui prestar essa informação de forma precisa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.