Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 664

Dados da Gefip/Sefip

adriana streppel maciel

Adriana Streppel Maciel

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2015 | 20:31

Boa noite, surgiu uma dúvida em relação a GEFIP/SEFIP, meu chefe perguntou porque os valores do INSS estavam tão altos e então fui verificar os dados da mesma, mas de deparei com uma informação que não domino, estou engatinhando nessa área, onde diz Segurados/ empregados avulsos /contribuintes individuais refere-se a quais valores? de onde vem esses valores? o valor dos funcionários registrados identifiquei , mas esses não. E também qual o valor do recolhimento do Inss patronal.

Mara

Mara

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2015 | 08:43

Adriana, bom dia.

No inicio sempre nos confundimos mesmo. É normal

1º-onde diz segurado (empregados/avulso) é o INSS dos empregados.
Contribuintes individuais é o INSS dos sócios se tiver retirada, e de INSS ref a autônomo se tiver
2º A parte patronal está distribuída da seguinte forma:
Empresa: empregados e avulsos é 20% sobre os funcionários
Contribuintes individuais é 20% sobre a retirada dos sócios e autônomo
RAt é de 1,00 a 3,00 sobre os funcionários ( não se esqueça do FAP que pode alterar essa alíquota)
E em outras entidades a alíquota depende do FPAS e Cnae da empresa: a alíquota é calculado sobre a remuneração dos empregados

No seu sistema de folha você deve ter essas alíquotas cadastradas. Se você achar irá facilitar para vocÊ

Abçs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.