x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.219

Mês de competência

Jaqueline Mara da Silva Barros

Jaqueline Mara da Silva Barros

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 8 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2015 | 11:00

bom dia,

estou com uma duvida. preciso fazer um lançamento provisionando o aluguel e não sei qual mês ele compete como segue:

valor de aluguel referente a 18/07 a 18/08/2013 de .....

qual mês este aluguel pertence, 07/2013 ou 08/2013????


podem me ajudar?

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 8 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2015 | 12:55

oi, fraciona-se

de 18/07 a 31/07 = 14 dias despesa de julho

de 01/08 a 18/08 = 18 dias despesa de agosto

ou

levando-se em conta que o mês comercial tem 30 dias, pode-se, neste caso, fazer apropriação da despesa de 50% nos dois meses.

caso as dúvidas persistirem, informe os valores contidos no recibo de quitação do aluguel a fim de que possamos lhe informar passo a passo os lançamentos.

boa tarde!




Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2015 | 14:51

Olá,

O cálculo do Telmo está correto em até certo ponto.
O aluguel é pago conforme o que for mencionado em contrato, ou seja, se a empresa digamos que começou a utilizar o imóvel dia 18/07 ela estará pagando para usar o mês 08/2014, pois pela "lógica" aluguel se paga para usar, e não se usa e depois paga. Mas ressalto novamente, o que for mencionado no contrato deve seguir a risca. Caso não tenha contrato ou algo que comprove tal acordo, volto a tese do colega Telmo com total concordância.


Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.