x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 5.803

RATEIO DESPESAS - EMPRESAS DIFERENTES

Petrúcio Freitas da Hora

Petrúcio Freitas da Hora

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2008 | 15:09

Boa tarde pessoal.

Procurei em outros tópicos e n encontrei.

Estou com a seguinte dúvida.

Uma empresa situada em uma galeria (pequeno shopping)apresenta o seguinte relatório:

meses - energia elétrica - água e esgoto - limpeza
jan 50,00 20,00 12,00
fev 63,50 29,50 12,00
mar 75,00 22,00 15,00
abr 70,16 16,85 8,75
maio 65,00 20,00 12,00
jun 65,00 20,00 12,00


Está empresa rateia as despesas com mais 4 empresas.

POr exemplo, o valor real da conta de energia do mês de janeiro é R$ 250,00

Qual o procedimento que devo adotar, contabilizar os valores rateados ou pelo valor real das despesas?

Petrúcio Freitas da Hora

Petrúcio Freitas da Hora

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2008 | 15:40

Certo.. mais o valor que irei contabilizar na empresa será o valor total ou o valor rateado??

Se todas empresas utilizarem o valor total das despesas, irão obter menor lucro ou maior prejuízo e suas demonstrações n irão refletir a realidade da empresa.

Ainda estou em dúvida... Suzanne obrigado pela ajuda...

SUZANNE AVELINA MARIA ALVES RIBEIRO

Suzanne Avelina Maria Alves Ribeiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2008 | 15:45

o valor do rateio que será contabilizado...
se estiver em dúvida ainda pergunte a vontade
se eu não estiver lhe ajudando abro brecha para que meus colegas te ajudem
fique a vontade para falar
abços

Obs:
eu ja contabilizei uma empresa que ficava dentro do shopping
e se cobrava luz agua, ar condicionado etc...

Rafael Thomazotti Claro

Rafael Thomazotti Claro

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a)
há 12 anos Terça-Feira | 1 novembro 2011 | 16:28

Preciso de uma ajuda de vocês. Em um centro comercial existe uma única conta de energia do empreendimento que é fornecida pela Eletropaulo.
Neste Centro comercial existem várias lojas e todas possuem um medidor de energia específica para cálculo do consumo de cada uma.
O valor consumo é facilmente conseguido através da leitura do medidor, mas quando fazemos o cálculo do rateio em R$ existe muita reclamação sobre o valor apresentado.
Vocês podem nos dizer qual é a maneira correta de se fazer o cálculo do rateio?
Hoje é coletado o consumo da loja no mesmo período da conta de energia da Eletropaulo e com este valor, mais o consumo do emprrendimento, mais o valor em R$ da conta é feito um cálculo de proporcionalidade de quanto o lojista deverá pagar de energia da loja.
Resumindo: entrou "x" de energia no condomínio, a loja consumiu "y" e então pagará o proporcional de "y" em relação ao total da conta.
Entendemos que este é o mais próximo do justo para cobrar de todos os lojistas, mas gostaríamos de uma ajude de vocês para esclarecermos.
Ficamos no aguardo de um retorno e desde já agradecemos.

Rafael

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.