x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 32

acessos 10.475

Alteração de Titularidade de uma empresa Eireli

Hélder  Oliveira

Hélder Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 14:32

Murilo, boa tarde.

Para alteração da titularidade deve primeiro realizar a entrada do sócio transformando a empresa em LTDA.
Em outro processo retirará o titular anterior, ficando o outro como responsável.
Em ultimo processo transformará a então LTDA em eireli novamente.

Aqui em São Paulo a JUCESP regulamenta assim, mas em âmbito federal com o PGD será o mesmo procedimento.

Att,

Hélder Oliveira S.
JOÃO DE ASSIS CANDIDO

João de Assis Candido

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 17:42

Boa tarde

Murilo e Helder

Helder não há necessidade de toda essa burocracia, já fiz alteração de titularidade de Eireli em São Paulo diretamente, de um titular para outro.
se precisarem do modelo me passe um e-mail.

Hélder  Oliveira

Hélder Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 19:45

João, boa tarde!

Interessante, já tentamos realizar operações como essa e o departamento respondeu sem sucesso.
Bom compartilhar as informações, melhoramos a cada dia. Obrigado, fique a vontade: xxxx@yyyy


Mensagem editada pela Moderação

Att,

Hélder Oliveira S.
Thiago Pena

Thiago Pena

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 09:03

Bom dia a todos,

Eu também já tentei fazer esta alteração diretamente mais a JUCESP não aceito, desta forma tive que fazer de forma que nosso colega Helder colocou.

Mais acredito sim na possibilidade da forma em que o colega João apresentou, pois estamos tendo algumas dificuldade junto a JUCESP em criterio e da forma que eles avalia as alterações.

Mais aconselho você inicialmente verificar na Junta Comercial do teu estado.

Abraços

Viviane de Oliveira Dantas

Viviane de Oliveira Dantas

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contratos
há 8 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 09:27

Estou fazendo uma alteração de titularidade de EIRELI e voltou com a seguinte exigência:
- Informar se a cessão das quotas foi por venda ou doação. Caso seja doação deve se recolher o ITCMD.
No caso é uma venda. Acontece que não achei uma clausula especifica para informar isso na alteração contratual, alguém sabe me informar o discorrer dessa clausula ?

Viviane Dantas
[email protected]


" A vida é maravilhosa se não se tem medo dela. "
Charles Chaplin
JOÃO DE ASSIS CANDIDO

João de Assis Candido

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 09:46

É POSSÍVEL A ALTERAÇÃO DE TITULARIDADE DE UMA EIRELI?



A resposta é positiva! Tal como ocorre com as ações ou quotas de uma sociedade, a titularidade de uma EIRELI também poderá ser objeto de cessão a um terceiro, desde que seja também uma pessoa natural (levando em conta a restrição colocada pelo DNRC às pessoas jurídicas) e que esse novo titular não faça parte de uma outra EIRELI (pois a pessoa natural só pode ter uma única EIRELI).


Neste sentido, o subitem 3.2.8 da IN DNRC nº 117/2011 dispõe que tal alteração de titularidade da EIRELI deverá ser formalizada mediante alteração do ato constitutivo, com cláusula contendo declaração de que o novo titular não participa de nenhuma EIRELI.


Vale dizer que essa alteração de titularidade poderá gerar ganho de capital sujeito ao Imposto de Renda (alíquota de 15%), caso essa titularidade seja cedida por valor superior ao que consta no contrato social.

Outra consequência importante: o titular cedente responderá solidariamente com o novo titular (cessionário), perante a pessoa jurídica e terceiros, pelas obrigações que tinha como titular, até dois anos depois de averbada a modificação do ato institucional, nos termos do artigo 1.033, parágrafo único, do Código Civil, c/c os artigos 1.057, parágrafo único, e 980-A, §6º, ambos do Código Civil.

LARISSA

Larissa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2016 | 10:41

Bom dia João.

Também estou com a mesma dificuldade.

Por favor me envie o modelo.

xxxx@yyyy


Mensagem editada pela Moderação

ELISANGELA HENRIQUE

Elisangela Henrique

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 10:39

Jaqueline, bom dia.
Enviei o anexo para este tópico, assim fica disponível para todos.
Assim que for analisado, deve ser liberado pelos administradores do fórum.
Se puder ajudar em algo mais, fico à disposição.
Abs.

Daniel Araujo Bastos

Daniel Araujo Bastos

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 29 junho 2017 | 17:14

boa tarde

Peguei o modelo anexo, da alteração de titularidade da empresa EIRELI , mas fiquei na duvida em relação a clausula oitava, pelo que eu entendi terei que descrever o ato constitutivo da empresa na época que ela foi aberta, e isso mesmo? e se for, qual a necessidade disso?


Clausula Oitava:

Para tanto, passa a transcrever, na íntegra, o contrato da referida EIRELI, com o teor a seguir:


Desde já agradeço

Adriana Ventura

Adriana Ventura

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 11 julho 2017 | 12:35

Boa tarde, ao tentar validar a saída do titular e admissão do novo titular na via rápida da jucesp SP, aparece a seguinte expressão impeditiva:

"Para efetuar a admissão do Titular, é necessário efetuar a Saída do Titular anterior".

Como vocês solucionaram este problema?

Desde já, agradeço.

ELISANGELA HENRIQUE

Elisangela Henrique

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 11 julho 2017 | 13:50

Adriana, boa tarde.

Não lembro de ter acontecido isso comigo não.

Não sei se precisa seguir alguma ordem, mas você já tentou primeiro efetuar a saída do titular, pra depois incluir o novo titular?

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.