x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 677

empresa participante do simples nacional estando inativa já

heber maia

Heber Maia

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Informática
há 8 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 14:34

Olá, gostaria de saber por quanto tempo tenho que declarar a Rais Negativa anual e mensalmente o PGDASD zerado da minha empresa participante do Simples Nacional, pois a mesma ainda não foi encerrada e não pretendo reativá-la, mas não disponho de verba para encerrá-la, e todo ano pago um contador para fazer essas declarações, até quando? Alguém pode me ajudar? Grato. Heber Maia

Everton Francisco Chalcoski Baptista

Everton Francisco Chalcoski Baptista

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 14:37

Boa tarde,

As obrigações acessórias só se "extinguem" quando do encerramento das atividades da empresa, ou seja, a baixa da empresa na receita estadual e federal. Até lá as declarações devem ser apresentadas normalmente. Como RAIS Negativa, DIPJ de empresa paralisada (site da receita federal) para não te gerar multas quando da baixa da mesma por omissão de declarações.

Att,

Everton Francisco Chalcoski Baptista
Assistente Contábil
Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 8 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 14:48

Boa tarde,

Penso que enquanto estiver com ela aberta estará sujeito a essas e outras obrigações. Verifique com seu contador outras obrigações acessórias que existem ainda que sendo optante pelo SN, conforme o caso, como DMS, STDA, dentre outras. A PGDAS-D na verdade é mensal, e a não transmissão até a data de vencimento do imposto "pode" sujeitar a penalidades, e posteriormente tem a declaração anual que consolida as PGDAS-D e inclui outras informações. Se estiver tudo em dia, veja com ele a possibilidade do encerramento, pois lhe gerará despesas sem nenhum retorno pelo que você citou. Fique atento para cumprir as obrigações no Simples Nacional, pois se descumprir e ocorrer a exclusão, nos demais regimes tributários surgirão mais obrigações acessórias.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.