Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 14

acessos 39.694

Como Iniciar como Contador Autonomo?

Everton Ferreira da Silva

Everton Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Financeiro
há 8 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2015 | 16:57

Boa Tarde a todos,

Me formei em Ciências Contábeis e obtive meu CRC no ano de 2011, nunca trabalhei em escritório de Contabilidade externo desde o inicio da minha formação trabalho(regime CLT) no setor financeiro/contábil de uma metalúrgica exercendo as funções de Faturamento, Contas a receber, contas a Pagar, conciliações bancarias, lançamentos contábeis (exclusivamente os originados no setor financeiro) e esporadicamente escrituro algumas notas no setor fiscal. Recentemente tenho recebido algumas propostas de pequenos empresas de comercio e serviço para fazer a contabilidade e tenho recusado, visto que pago o CRC em vão e tenho o final de semana livre tenho pensado em aceitar as propostas que vierem a surgir em 2016 mas minhas duvidas são:

1 - Os conhecimentos obtidos na faculdade mais o de uma contabilidade interna são suficientes para eu trabalhar como autônomo?
2 - E viável trabalhar como autônomo só aos finais de semana(Sábado e Domingo)? Se sim qual o máximo de clientes que devo aceitar?
3 - Caso eu venha aceitar os trabalhos como devo estruturar minha rotina (além de muita leitura e dos muitos vídeos de YouTube que já ando vendo)?
4 - Algum software de preferência sem mensalidades que possam me indicar?
5 - Como montar um agenda fiscal de cada cliente para não deixar passar nada?

Se puderem me enviar livros e materiais que me ajudem a iniciar os trabalhos: @Oculto

Agradeço desde já a todos que se dispuserem a responder minhas perguntas e me enviar materiais.

Att.

Everton F. Silva
MARCIO

Marcio

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 12 dezembro 2015 | 21:16

Visto que estou no mesmo barco que você e que tomei uma decisão em julho/2015 vou responder com minha experiencia:
1 - Os conhecimentos obtidos na faculdade mais o de uma contabilidade interna são suficientes para eu trabalhar como autônomo?
Infelizmente aprendemos muita teoria na faculdade, o que não é fundamental, porém a prática de um escritorio interno é muito diferente pois a gente vê apenas uma parte da coisa toda acontecer.
2 - E viável trabalhar como autônomo só aos finais de semana(Sábado e Domingo)? Se sim qual o máximo de clientes que devo aceitar?
O contador atende seus clientes confome eles requerem e não há como prestar um bom serviços apenas aos finais de semana. Porém caso sejam pequenas empresas e seu esforço você consegue sim atender a alguns clientes, porém haverá necessidades no meio da semana.
3 - Caso eu venha aceitar os trabalhos como devo estruturar minha rotina (além de muita leitura e dos muitos vídeos de YouTube que já ando vendo)?
Programe 2 dias no minimo intercalados na semana para trabalhar a noite e adiantar as obrigações acessórias.
4 - Algum software de preferência sem mensalidades que possam me indicar?
Eu contratei e estou gostando muito do sistema chamado SAGE, ele fica em nuvem e posso trabalhar na WEB de qualquer lugar acessando remotamente. Ainda contratei a plataforma SAGE para enviar e receber documentos e informações aos meus clientes. Estou gostando.
5 - Como montar um agenda fiscal de cada cliente para não deixar passar nada?
A agenda fiscal de cada cliente você pode utilizar agendamentos na PLATAFORMA SAGE contratando o modulo TAREFAS.

Espero ter colaborado.

Marcio L. Diniz
61-98513-4992
Sandro

Sandro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Domingo | 26 junho 2016 | 19:10

Boa noite,

Prezado Marcio quanto em média custa a mensalidade?

Att,

Sandro

Att,

Sandro J Oliveira
Contador - CRC-SC 040660/O-3
Leticia

Leticia

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sábado | 6 agosto 2016 | 13:33

Boa tarde!

Sou contadora e gostaria de fazer a contabilidade de pequenas empresas em meu tempo vago. Já trabalho em um escritório de contabilidade, mas faço apenas a parte contábil. Entendo um pouco da parte fiscal, mas meu conhecimento prático referente a departamento pessoal e os procedimentos inciais sobre como abrir uma firma são insuficientes. gostaria de dicas, principalmente, no que se refere a abertura de firmas(o passo-a-passo ou indicações de cursos).
Gostaria também de indicações de bons programas de contabilidade que possuam um custo baixo, exatamente por eu ainda estar começando, mas que abrangessem todos as necessidades de um contador(fiscal, contábil, DP, Guias, Ect).

Agradeço desde já a todos que se propuserem a me ajudar!

Atenciosamente,

Letícia

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Sábado | 14 janeiro 2017 | 01:57

Michele, bom dia.

Sim é possível trabalhar como autônomo. A desvantagem é que como autônomo, além da retenção dos 11% de INSS sobre os honorários, a fonte pagadora arcará ainda com 20% do INSS patronal, caso tributada pelo Lucro Real ou Presumido.

Contabilidade como MEI ou Simples Nacional esse encargo não existe.

Resumindo, pelos motivos acima expostos, trabalhar de forma autônoma está em crescente desuso.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 11:39

Cara Michele,

As empresas de uma forma geral e o poder público, evitam contratar autônomos exatamente pelo que o colega Hugo, disse. Os encargos são altos para quem contrata. O ideal é ser MEI. Assim sendo, vc emite um NF referente ao serviço que vc fez.

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
Juliana Gonçalves

Juliana Gonçalves

Prata DIVISÃO 5
há 7 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 14:57

Boa tarde a todos,

Minha situação é a seguinte: atuo como contadora em uma empresa na qual sou sócia, assim exerço minha profissão apenas com o registro do CRC. Atualmente venho recebendo propostas para assumir a contabilidade de outras empresas, mas para isso preciso regularizar minha situação. Não enquadro como MEI pelo fato de ser sócia em outra firma, a outra opção seria atuar como autônoma. Também pensei em alterar o contrato social da minha empresa (que é do ramo de treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial) incluindo a atividade contábil... resumindo, não sei o que fazer! Alguém poderia me ajudar nessa questão?

Desde já agradeço!

João Manoel

João Manoel

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Jurídico
há 6 anos Segunda-Feira | 1 maio 2017 | 14:55

No meu caso, sou servidor público efetivo, atuo no judiciário. A partir de 01/01/2014 os CRC's não permitem mais o registro de escritório individual, modo pelo qual atuava-se como autônomo.

Como faço para atuar fazendo contabilidade para algumas empresas nas horas vagas, visto que, pela condição de servidor público não posso ser empresário.

MARCOS FERREIRA DE PAULA JUNIOR

Marcos Ferreira de Paula Junior

Iniciante DIVISÃO 1, Agente Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 8 junho 2017 | 05:23

Bom Dia a todos.

Sou funcionário de uma empresa de economia mista regido pela CLT.
Quero realizar pequenos serviços como contador nas horas disponiveis e gostaria de saber quais os primeiros passos.
Já possuo CRC, já adquiri certificado digital e minha situação perante o CRC-BA está regular.
A intenção é prestar serviços como autônomo. Conforme eu descrevi, já estou apto? preciso ainda de alguma autorização do CRC? precisaria no caso me transformar em "MEI"?

Obrigado pela ajuda!!!

Jussara Andrade

Jussara Andrade

Bronze DIVISÃO 2
há 6 anos Segunda-Feira | 5 fevereiro 2018 | 11:33

Boa Tarde

Solicitei informações ao CRC-SP, sobre trabalhar como contador de forma autônoma com RPA e fui informada que o CRC não permite, que é obrigatório ter CNPJ.

Não achei base legal para essa resposta, poderiam me ajudar por favor?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.