x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 926

migrar para Presumido ou seguir no Simples?

Osvaldo Troyanke

Osvaldo Troyanke

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 13 novembro 2015 | 09:43

Olá a todos,
sou empresário, não tenho muito conhecimento de contabilidade, mas essa semana meu contador indicou que talvez eu deva sair do Simples e partir para o Presumido ou Real. Claro que antes de fazer isso vou buscar mais informações e ver se realmente compensa. Gostaria que os amigos aqui me dessem uma luz...

Tenho 3 lojas, cada uma delas em um CNPJ diferente (meu e dos meus pais), justamente para não passar do limite atual do Simples. Hoje, em média, minha alíquota fica em torno de 10%. Minha margem de lucro líquido fica em torno de 30% do total das vendas, e folha de pagamento costuma ficar bem próxima do imposto (10% do faturamento bruto). O Presumido para o meu segmento gira em torno de 8%, mas imagino que encargos trabalhistas se tornem mais altos.

A sugestão dele foi criar uma espécie de holding que administre a empresa, sendo essa a proprietária das lojas. Sei que preciso de muito mais informações para entender se vale a pena ou não, mas que gastos novos eu teria ao sair do Simples e partir para o Presumido e que podem ser muito maiores que os atuais? Obrigado desde já.

Osvaldo T.

RICARDO

Ricardo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 13 novembro 2015 | 10:14

Bom dia Osvaldo, solicite para o seu contador o cálculo dos impostos no presumido com base no seu último faturamento, verifique como ele chegou a essa conclusão de mudança no SIMPLES ele conhece bem a sua empresa e deve ter motivos para isso.
Mas a distância não vejo que seria um bom negócio uma vez que seus impostos vão aumentar pois sobre a folha de pagamento terá que recolher o INSS parte patronal de no mínimo 20% sem contar os terceiros.
Espero ter ajudado.

Osvaldo Troyanke

Osvaldo Troyanke

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 13 novembro 2015 | 11:41

Então o item que mais aumenta é a tributação sobre folha de pagamento? Minha dúvida, e por favor, corrijam se estiver errado, é a seguinte:

Entrando para o Presumido (faixa de 8%), uma empresa que tenha um lucro abaixo deste percentual, perderia dinheiro, mas se ela tiver na realidade um lucro maior que estes 8%, estaria se beneficiando, por ser tributada em um percentual menor que seu lucro verdadeiro?

Bruno de Aquino Santana

Bruno de Aquino Santana

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 13 novembro 2015 | 14:18

Osvaldo Troyanke ,

Basicamente é isso mesmo, "uma empresa que tenha um lucro abaixo deste percentual, perderia dinheiro, mas se ela tiver na realidade um lucro maior que estes 8%, estaria se beneficiando". Porém, deve se fazer a análise conforme os amigos acima mencionaram, pois os encargos trabalhistas irão aumentar.

A presunção de 8% é apenas para o pagamento de IRPJ . O CSLL será de 12%. (IMPOSTOS SOBRE O LUCRO)

Caso tenha alguma aplicação financeira, ou outras receitas que não estejam enquadradas no objeto da empresa será aplicado o porcentual sem presunção (IRPJ 15% e CSLL 9%)

Já para PIS 0,65% e COFINS 3% Aplicados sobre a receita bruta mensal sem presunção alguma. (Deduzindo apenas descontos e devoluções de vendas)

Outra questão será o honorário contábil, visto que o aumento de trabalho por parte do contador irá aumentar também (Obrigações acessórias, etc) você deve levar em conta todas as despesas adicionais.

Conforme falado pelos colegas, solicite um planejamento tributário ao seu contador que certamente será mais fácil a tomada de decisão, lembre que seu contador deve ser seu parceiro, se não houver vantagens não acredito que ele irá te "indicar" a mudança de regime tributário.

Abraço!

"Quanto mais suor derramado em treinamento, menos sangue será derramado em batalha."
Osvaldo Troyanke

Osvaldo Troyanke

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2015 | 18:48

Para um faturamento próximo de 600 mil/mês, hoje estou pagando em média 10% no Simples, ou seja, uns 60 mil reais.

Caso mude para o Presumido, parto da alíquota de 15% (comércio), ou seja 90.000 para o IRPJ (aqui aplico 8%, certo?), ou seja, 7.200 ao mês de IRPJ.
O CSLL será de 12% sobre os 600 ou sobre 90?

Bruno de Aquino Santana

Bruno de Aquino Santana

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 17 novembro 2015 | 11:25

Osvaldo Troyanke ,

A grosso modo seria:

FATURAMENTO R$ 600.000,00

BC IRPJ = R$ 48.000,00 X 15% =IRPJ R$ 7.200,00
BC CSLL = R$ 72.000,00 X 9% = CSLL R$ 6.480,00

PIS = R$ 3.900,00
COFINS = R$ 18.000,00

Abraço.



"Quanto mais suor derramado em treinamento, menos sangue será derramado em batalha."
Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 17 novembro 2015 | 11:33

Só complementando o que nosso colega Bruno de Aquino Santana e os colegas disseram:

Fora o calculado ainda tem o adicional s/ IRPJ de 10%.

Ou seja, o IRPJ ficaria:
BC IRPJ = R$ 48.000,00 X 15% =IRPJ R$ 7.200,00
Adicional IRPJ= R$ 48.000,00 (-) 20.000,00 = R$ 28.000,00 x 10% = R$ 2.800,00
Total IRPJ: R$ 10.000,00

Fora isso, por serem lojas ainda teria o ICMS que no Simples Nacional já está calculado. Como Presumido deveria se fazer o calculo apurado nas vendas. Normalmente de 18% das vendas, descontado o crédito na compra.

E mais o acréscimo da Folha de Pagamento, claro.

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/zanoncontador
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontador
Osvaldo Troyanke

Osvaldo Troyanke

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 17 novembro 2015 | 21:38

Esqueci de dar um valor aproximado de compras para cálculo do ICMS, mas minhas compras ficam em média em 350 a 400 para uma venda de 600. Estou no RS (imposto de fronteira). No caso do Simples não tenho crédito de ICMS, e no Presumido?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.