x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 926

migrar para Presumido ou seguir no Simples?

Osvaldo Troyanke

Osvaldo Troyanke

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 13 novembro 2015 | 09:43

Olá a todos,
sou empresário, não tenho muito conhecimento de contabilidade, mas essa semana meu contador indicou que talvez eu deva sair do Simples e partir para o Presumido ou Real. Claro que antes de fazer isso vou buscar mais informações e ver se realmente compensa. Gostaria que os amigos aqui me dessem uma luz...

Tenho 3 lojas, cada uma delas em um CNPJ diferente (meu e dos meus pais), justamente para não passar do limite atual do Simples. Hoje, em média, minha alíquota fica em torno de 10%. Minha margem de lucro líquido fica em torno de 30% do total das vendas, e folha de pagamento costuma ficar bem próxima do imposto (10% do faturamento bruto). O Presumido para o meu segmento gira em torno de 8%, mas imagino que encargos trabalhistas se tornem mais altos.

A sugestão dele foi criar uma espécie de holding que administre a empresa, sendo essa a proprietária das lojas. Sei que preciso de muito mais informações para entender se vale a pena ou não, mas que gastos novos eu teria ao sair do Simples e partir para o Presumido e que podem ser muito maiores que os atuais? Obrigado desde já.

Osvaldo T.

RICARDO

Ricardo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 13 novembro 2015 | 10:14

Bom dia Osvaldo, solicite para o seu contador o cálculo dos impostos no presumido com base no seu último faturamento, verifique como ele chegou a essa conclusão de mudança no SIMPLES ele conhece bem a sua empresa e deve ter motivos para isso.
Mas a distância não vejo que seria um bom negócio uma vez que seus impostos vão aumentar pois sobre a folha de pagamento terá que recolher o INSS parte patronal de no mínimo 20% sem contar os terceiros.
Espero ter ajudado.

Osvaldo Troyanke

Osvaldo Troyanke

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)