x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 161

acessos 104.384

Compensação e ressarcimento do IPI

Reinaldo Hassen Junior

Reinaldo Hassen Junior

Ouro DIVISÃO 1, Representante
há 15 anos Segunda-Feira | 18 agosto 2008 | 11:21

Bom dia!!!

Segue um material muito interessante sobre compensação e ressarcimento do IPI enviado pelo amigo Dirceu Pereira para que eu disponibilizasse aqui no fórum para vocês.

Muito obrigado Dirceu!!!

Antes de perguntar, pesquise;
Após receber uma resposta, classifique-a;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque dar também uma resposta.
Maísa Carla Estorani

Maísa Carla Estorani

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 27 abril 2009 | 16:27

Saulo e Dirceu,
Algumas mudanças foram promovidas pela IN900/2008 e fiquei com dúvidas quanto ao preenchimento. Poderiam me ajudar?
Irei fazer uma Compensação de CSLL/IRPJ com saldo credor de IPI apurado durante o ano de 2008, começando no 2º trim/08. Li nesta IN900 que, antes de fazer a Dcomp, tenho que fazer um Pedido de Ressarcimento de IPI. Foi durante o preenchimento do pedido que surgiram minhas dúvidas.
a) Na ficha Dados Iniciais, há uma solicitação de preenchimento de conta bancária. Não entendi o por que dessa informação, uma vez que os valores não serão enviados para o banco e sim compensados posteriormente em uma Dcomp, onde informarei o nº da declaração de Pedido de Ressarcimento. Vcs saberiam me dizer se há alguma implicação em preencher esses campos do banco?
b) Como já disse anteriormente, estou tentando compensar crédito de IPI ref. 2º trim/2008 e a ficha Livro de Registro de Apuração do IPI após o Registro de Ressarcimento acusa erro se não for preenchida. O período inicial é julho/2008 e o final março/2009. Tenho que prestar todas essas informações? Se eu deixar em branco, a declaração não gera e se faltar algum mês, dá mensagem de aviso, informando que há algum mês dentro da referência sem valor. Seria isso mesmo? Preencher tudo?

Patrícia Baumgartner

Patrícia Baumgartner

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Sábado | 17 outubro 2009 | 12:21

Olá,
Li o material em anexo e achei muito interessante. Me ajudou bastante..
Mas estou com algumas dúvidas e será que seria possível alguém me ajudar?
Estou fazendo um pedido de ressarcimento agora 10/2009, ref um saldo credor de ipi, que está acumulado desde 01/2007. Tenho que apresentar um pedido de ressarcimento para cada trimestre desde 2007, certo?
Em cada trimestre eu puxo saldo credor do trimestre anterior, ou eu devo fazer cada trimestre isolado com somente o saldo daquele trimestre?
Desde já agradeço

Renata Algarte

Renata Algarte

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 8 março 2010 | 16:05

Boa tarde
Estou com duvidas em relação a compensação de IPI.
Na empresa onde trabalho, temos uma filial. Na matriz temos IPI a recolher, e na filial, creditos de IPI. Posso compensar esses creditos da filial com os debitos da matriz? Se sim, qual a base legal?
Obrigada

Claudio Venerotti

Claudio Venerotti

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 23 março 2010 | 11:56

Bom dia.
Empresa que hipoteticamente apure saldo credor de IPI no valor de R$ 50.000,00 em dezembro de 2009, tem interesse em compensar esta saldo credor com valores de PIS e COFINS. Supondo que o valor de PIS e COFINS seja de R$ 30.000,00, a empresa apresenta PERD/COMP. O valor de R$ 30.000,00, utilizado na compensação destes tributos, deve ser lançado em outros débitos do Registro de Apuração do IPI em Dezembro de 2009 ou em Janeiro / 2010, ou em Março/2010?

Desde já agradeço.

Claudio Povoa
Coordenador Fiscal
Patrícia Baumgartner

Patrícia Baumgartner

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 23 março 2010 | 13:00

Segundo orientações que me passaram: no período de apuração que for apresentado à receita federal o PEDIDO DE RESSARCIMENTO o estabelecimento que escriturou referidos créditos deverá "estornar" em sua escrituração fiscal, o valor do crédito solicitado (in srf 600/05, art 17, com redação dada pela in srf 728/07)
Então vc deverá lançar no livro na data que fez o pedido de ressarcimento e não na data da compensação..

Claudio Venerotti

Claudio Venerotti

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Quarta-Feira | 24 março 2010 | 11:33

Bom dia. E quando o pedido for apenas de compensação, por exemplo, saldo credor de IPI em dezembro/09. O estorno deste crédito no registro de apuração do IPI deve ser feito em dezembro de 2009 ou no mês em que o processo for feito ( por exemplo, fevereiro de 2010 )?

Claudio Povoa
Coordenador Fiscal
Claudio Venerotti

Claudio Venerotti

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 25 março 2010 | 16:56

Empresa apurou saldo credor de IPI em Abril de 2009. Compensou o valor da Cofins a pagar de Abril de 2009 no registro de apuração do IPI de Abril de 2009,, em deduções no registro de apuração do IPI. Porém a Perd/Comp foi transmitida em 14/05/2009.
É correta a dedução do valor da Cofins, para abater do saldo credor do IPI em 05/2009 ou o correto seria abater no livro de Maio / 2009, mês em que ocorreu a transmissão do pedido de ressarcimento de créditos?

Obrigado!

Claudio Povoa
Coordenador Fiscal
Rita Wehbi

Rita Wehbi

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 29 abril 2010 | 22:20

Reinaldo Hassen Junior

Boa noite!!

por favor como faço para ter acesso ao material sobre o perd comp disponibilizado?

desde já, agradeço

Celso

Celso

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 30 abril 2010 | 09:47

Bom dia Rita,

Para obter o material basta clicar aqui no alto da página onde diz: "Esta mensagem contém anexos".

Perspectiva Contábil Ltda
Diego Schuck

Diego Schuck

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 21 outubro 2010 | 13:39

Ola pessoal.
Fiz alguns pedidos de ressarcimento de IPI.
Agora quero compensar esse saldo de IPI do ressarcimento com debitos de PIS COFINS.
Só tenho um problema. Quando tento incluir um novo documento na PERDCOMP o sistema me diz que "a partir de 04/2007 somente pode ser feito declaracao de compensacao com pedido de ressarcimento" mais ou menos isso. E não consigo dar continuidade.
Alguém sabe porque?
Preciso de uma ajudinha.
Obrigado a quem ajudar.

Rita Wehbi

Rita Wehbi

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 27 outubro 2010 | 23:13

Boa noite Diego!
Bem ate onde eu sei primeiro vc deve fazer a declaração dos valor que vc tem a compensar (Declaração de Compensação) e depois a que vc tem a pagar (ressarcimento) pela PERDCOMP o sistema me diz que "a partir de 04/2007

Espero ter ajudado!

Edneide Paula

Edneide Paula

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 10 novembro 2010 | 11:54

Bom dia,

Temos hoje um saldo de IPI com um valor consideravel , só que este saldo vem sendo transferido desde 2003 até 2010.

Eu consigo ainda a restituição deste saldo? Via perdcomp?

Ou tem outra forma de restituição?

Obrigada

Adeline Cristina

Adeline Cristina

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 10 dezembro 2010 | 08:25

Bom dia,

Segui passo a passo do preenchimento da perd comp... só que o campo valor passivel de ressarcimento nao esta puxando o valor automaticamente ... alguem sabe me dizer que é a ficha que eu tenho que preencher ou alterar para poder cocluir minha perdcomp.... só dá uma mensagem de erro... que é o valor do pedido de ressarcimento nao pode ser igual a zero....

alguem me ajude.... por favor.


obrigada.

J.Nilson

J.nilson

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 20 dezembro 2010 | 18:32

Boa tarde pessoal!

Estou com o mesmo problema da colega Adeline. Exatamente o mesmo.

Parei neste ponto e não consigo finalizar. Estou fazendo um Pedido de Ressarcimento.

Alguém pode nos ajudar!?

Grato!

J.Nilson
Técnico Contábil

"Somado a uma boa bagagem profissional, um pouco de boa educação, nos torna ótimos profissionais"
Luis Fabiano Cunha

Luis Fabiano Cunha

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 março 2011 | 14:21

Boa tarde a todos,
Acabo de receber da Receita Federal um despacho decisório, referente aos Per/Dcomp dos trimestres de 2006 e 2007, estão glosando todos os IPI creditados, sendo que o motivo alegado pela Receita Federal foi “empresa emitente da nota fiscal optante do Simples”. Minha duvida é: não podemos utilizar dos créditos de IPI oriundos de uma empresa optante do Simples? Grato – Fabiano Cunha


roselaine germano

Roselaine Germano

Bronze DIVISÃO 3, Encarregado(a) Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 21 março 2011 | 11:41

Bom dia, a todos.

Eu fui notificada, através de um Despacho Decisório, ref. ao perd/comp.
O fiscal está questionando um valor do IPI da entrada.
Minha operação é tributada pelo ISS e pelo IPI na saída eu emito uma nota CFOP 5949 com IPI e a nota de serviço com o destaque desse IPI.

Quando eu recebo uma devolução, há somente a nota com o crédito de IPI, eu lanço no livro esse crédito.

Pergunta: no momento do preenchimento da Perd/comp eu não posso lançar qualquer outro crédito a não ser o de compra para industrialização?

Obrigada
Roselaine Germano


Roselaine Germano
Encareg. Depto Fiscal e Faturamento
"Lembre-se de cavar o poço bem antes de sentir sede"
Dirceu Pereira

Dirceu Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 5 abril 2011 | 08:59

Bom dia, Cláudio Souza!


Enviei no seu e-mail o arquivo.

NOTA DA MODERAÇÃO:
Dirceu, por que privilegiar uma pessoa, em detrimento ao coletivo? Arquivos de interesse comum poderão ser postados no Forum Contábeis. Leia em Regras do Forum, os procedimentos a serem observados quanto ao envio dos mesmos para nossa análise.

Claudio Venerotti

Claudio Venerotti

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 07:57

Prezado Dirceu, bom dia.

Gostaria de receber o arquivo.

Obrigado

NOTA DA MODERAÇÃO: Mensagem editada por conter pedido de material por e-mail, procedimento contrário às Regras do Forum, no qual solicitamos atenta leitura.

Claudio Povoa
Coordenador Fiscal
Claudio Venerotti

Claudio Venerotti

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 09:17

Bom dia. Tenho saldo credor de IPI, referente a competência de Março de 2011. Gostaria de compensar este valor com PIS e Cofins, através de perdcomp. gostaria de tira algumas dúvidas:

1) O valor do crédito do IPI que irei utilizar deverá ser lançado no livro de Março ou de Abril? Deverei lançar em que campo? ( estorno de créditos, etc )

2) Qual a base legal que devo informar no Registro de Apuração do IPI quando fizer a compensação com outros tributos federais?

Obrigado!

Claudio Povoa
Coordenador Fiscal
Página 1 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.