x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 161

acessos 104.537

Compensação e ressarcimento do IPI

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 17:30

Boa tarde Julio

Você pode (sim) efetuar importações por conta e ordem, ou seja, pode contratar uma trading que efetue as importações por sua conta e ordem.

Entre em contato com qualquer importadora com vistas a verificar as exigências legais para por isto em prática.

...

JULIO CESAR RODRIGUES

Julio Cesar Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 08:42

Olá Saulo, obrigado, mas vc ficou apenas com a última parte do meu problema. Ocorre que sou empresa equiparada a industrial e importo por conta e ordem de outra empresa, daí tenho saldo de IPI acumulado. Gostaria de sber como posso transferir este IPI para outra filial? Pois de acordo com as 03 hipóteses previstas no RIPI, art.21, inc.I, II e III, não poderia, pois não são materiais de insumos, mas sim pra revenda. Caso não possa transferir para a matriz, posso gerar PerdComp por minha filial mesmo e compensar com outros impostos?

Maiara Moreira

Maiara Moreira

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 12 julho 2013 | 12:01

Bom dia pessoal!!

Preciso de um auxilio de vcs..
Já li vários materiais sobre a PER/DCOMP de saldo credor de IPI, mas ainda me restaram dúvidas, por favor, quem pode me auxiliar?

A empresa é uma indústria de auto peças.

-Temos crédito de IPI desde sempre, mas pesquisando vi que apenas podemos fazer a PER para o saldo dos últimos 5 anos. O crédito que tenho anterior à esses 5 anos (o qual que eu não poderia utiliza-lo), como faço para baixá-lo na minha escrituração fiscal e na contabilidade?

-Após feito o PER, tenho que aguardar autorização da RFB para então fazer a DCOMP e compensar esses créditos s/ os débitos a pagar?

-A contabilização do saldo a restituir ficará desta forma, né?
D- IPI a compensar (AC)
C- IPI recuperar (AC)
D- Tributo a recolher (PC)
C- IPI a compensar (AC)

Aguardo retorno de quem puder ajudar!!

Desde já, obrigada!

Frá

Frá

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 08:21

Bom dia!!!

Alguem pode me orientar como eu faço para visualizar o material postado pelo Reinaldo Hansem?

att,

Frá

JOSÉ DONIZETI SOARES

José Donizeti Soares

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2013 | 17:12

Estou com o mesmo problema da Renata Soares, tenho que informar ou não o saldo anterior? O sistema está descartando as saídas (5.101/6.101) que possuem débitos de IPI e apenas considerando os créditos nas entradas (1.101, 2.101 e 3.101). Portanto acaba gerando um crédito passível de ressarcimento maior do que foi apurado no livro de apuração do IPI (RAIPI).

ELAINE AZEVEDO

Elaine Azevedo

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 12:19

José Donizeti Soares,

Conforme os pedidos de ressarcimento forem entregues o sistema PERDCOMP irá ajustando os saldos.

Para isso, apos a entrega do Pedido de Ressarcimento do trimestre inicial, você terá que preencher a Ficha "Pedidos de Ressarcimento entregues na PA corrente". A cada trimestre você irá preencher com todos os pedidos entregues no mes.

Assim o sistema recalculará o valor passivel de ressarcimento.

Espero ter ajudado.

Elaine

Gisele

Gisele

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 13:18

Dirceu Pereira boa tarde

Verifiuei sua respostas referente a compensação de IPI... Vi que voce tem uma material com as explicalções do DCOMP correto?
Voce poderia disponibilizar esse material

Grata pela sua atenção

Andre Barcellos

Andre Barcellos

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 25 fevereiro 2015 | 17:26

Senhores,

Não consegui acessar o arquivo em anexo, pois não o localizei na página.

Seria possível, alguém que o tivesse, me encaminhar?

Segue email: @Oculto ou podem encaminhar para meu email do cadastro.

Obrigado desde já!
André Barcellos

Henrique Zaffani Miranda

Henrique Zaffani Miranda

Iniciante DIVISÃO 1, Encarregado(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 8 maio 2015 | 10:41

Reinaldo Hassen Junior

Quando ao material muito interessante sobre compensação e ressarcimento do IPI enviado pelo amigo Dirceu Pereira, você ainda possui esse material???

Não estou conseguindo visualizar o anexo no fórum?

Página 4 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.