x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 161

acessos 104.539

Compensação e ressarcimento do IPI

Diogo

Diogo

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 7 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2017 | 15:39

Ana Michele:

se os dois PER que você menciona (1º e 2º trim) são originais e foram transmitidos em outubro, o estorno ("ressarcimento de créditos", na saída) de ambos deve ser no mês de outubro, então seu 2º passo está errado.

Tenho um material que pode ajudar a esclarecer como se chega ao valor ressarcível quando 2 PER são transmitidos no mesmo trimestre. Precisaria de algum auxílio da moderação sobre como anexar arquivos.

Diogo

Diogo

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 7 anos Quinta-Feira | 9 março 2017 | 17:17

Ainda não foram anexados documentos ao tópico. Enviei para o moderador mas ainda não tive resposta se vão subir.

Juliana Carolina Russo

Juliana Carolina Russo

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 16 maio 2017 | 15:44

Boa tarde,

tenho uma dúvida quanto ao preenchimento do PER.
Ja realizei as DCP - Demonstrativo de Crédito Presumido.
Agora preciso fazer o per, de 2012 até 2016, mas estou perdida quanto ao seu preenchimento, pois se eu preencher com todos os dados com notas fiscais de entrada e saida aparece um saldo devedor, que seria o que foi pago na epoca de apuração do IPI mensal.
COmo faço para apenas informar o meu crédito presumido? Ou devo fazer com este saldo e a receita apura que ja foi pago e tem o crédito referente as mercadorias para se apropriaar?
Tem alguma outra forma?

Grata,

Diogo

Diogo

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 6 anos Segunda-Feira | 24 julho 2017 | 17:59

Tiago, não entendi sua dúvida. O estorno é feito no livro; a informação do valor estornado é na ficha do P.A. corrente.

KARINA

Karina

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 15 junho 2018 | 11:17

Reinaldo Hassen Junior como eu consigo ter acesso ao material disponibilizado por você? Não estou conseguindo acessar, não sei onde baixa.

Att,

Kátia G. Araujo

Kátia G. Araujo

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a)
há 3 anos Terça-Feira | 29 setembro 2020 | 08:45

Bom dia.
Estou fazendo o primeiro pedido de ressarcimento de IPI. Tenho créditos para solicitar desde 2015, (sendo que este já prescreveu), em sendo assim, comecei do primeiro trimestre de 2016.
Porém, apos todo o preenchimento ele da um aviso sobre a ficha: "Pedido de Ressarcimento Transmitido no P.A Corrente". Ele me pede o número da Per-Dcomp anterior, mas eu já verifiquei no e-cac e nunca foi feito nenhuma solicitação anterior a esta.
Fora isso, gostaria de saber, se este saldo de 2015 já prescrito, se preciso colocar como saldo anterior em janeiro de 2016?
Alguém por favor, saberia me dizer o que fazer.

Obrigada.

Sandra APF

Sandra Apf

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2020 | 11:00

Bom Dia ! 

Preciso fazer um ressarcimento de IPI em uma empresa que ja estavam lançado os trimestres dede 2019 sendo que o ultimo foi janeiro 2020.(4º Trimestre) 
Gostaria de saber se faço o lançamento na data que faço o pedido de ressarcimento ou continuo seguindo pelo trimestre? 
Sendo que se vou seguir o trimestre tenho que retificar o Sped ICMS IPI ? 

Página 6 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.