x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 788

Declaração de IR do exercicio de 2012

Fernando Pinheiro

Fernando Pinheiro

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2015 | 13:15

Olá, estou com uma dúvida!

Em 2012 eu não declarei IR, quando foi hoje eu fiz a declaração do exercício em questão.

A duvida é a seguinte, a declaração que fiz que era pra ter sido entregue em 2015 eu fiz, ta belezinha, sem nem uma pendência, a restituição de 2015 pode ficar retida enquanto a receita federal não processar a declaração de 2012?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2015 | 14:13

Boa tarde Fernando

A princípio uma DIRPF nada tem a ver com a outra em termos de restituição.

Entretanto nos últimos anos a Receita Federal tem retido o imposto a ser restituído se o contribuinte tem débitos junto a ela. Nestes casos a restituição fica retida até que se liquide o débito (se parcelado) ou seja bastante para liquidá-lo (se a restituição for maior).

...

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 20 novembro 2015 | 15:41

Boa tarde!

Fernando,

É isso que o Saulo afirmou. Nos últimos anos, quando há débitos pendentes junto a Receita, ela tem enviado uma carta informando que as restituições a que tenha direito ficarão retidas até que os débitos sejam quitados. Tive uma experiencia dessa com um parente próximo, ele tem pendência junto ao órgão e então as restituição dos últimos dois anos estão retidas, pois ele ainda não resolveu a pendência.

Espero ter ajudado.

Att,

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)
antonio w. f. de campos

Antonio W. F. de Campos

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Técnico
há 8 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2015 | 22:02

Como os amigos ja lhe explicaram, essa entrega em atraso gerou uma multa, caso vc recolha o darf ate a data de vencimento, vc recebera sua restituição de 2015 sem problemas, caso não aja o pagamento do darf de atraso da entrega da declaração de 2012 eles descontarão o valor da multa da sua restituição após o processamento da declaração de 2012.

Antonio de Campos
Tc/Sp

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.