x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 25.360

Transformação de Empresario Individual em MEI

Cristian Alen Silva Resende

Cristian Alen Silva Resende

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 8 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2015 | 14:45

Boa tarde Eduardo,

Eu não sei se hoje em dia é possível fazer essa transformação para continuar com o mesmo CNPJ, mais para passar a ser MEI terá que da baixa na empresa, principalmente na RFB para poder abrir um MEI no nome da pessoa.

Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)
Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2015 | 14:52

Como já muito bem explicado pelo colega Cristian, tbm desconheço essa possibilidade.
O que seria possivel fazer é encerrar a EI para abrir uma MEI em nome da pessoa.
Mas antes de efetuar o procedimento de encerramento, é importante verificar se a atividade exercida é permitida no Regulamento do MEI e se a faixa de faturamento anual, não é maior que a permitida tbm!

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
Irlan

Irlan

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2015 | 15:51

Boa tarde Edu, no caso o faturamento anual da empresa tem que ser inferior a 60.000 para se enquadrar no MEI e dar baixa na Micro Empresa como foi citado aí em cima.

Gabriela Martins Santos

Gabriela Martins Santos

Bronze DIVISÃO 3, Assistente
há 7 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2016 | 09:34

Bom dia, caros colegas!

Preciso fazer este mesmo processo, Transformação de Empresario Individual em MEI.
As informações aqui postadas estão divergentes umas das outras.

Alguem sabe se de fato posso fazer esta transformação sem precisar cancelar o Empreendedor Individual?
No caso, ele continuaria com o mesmo numero de CNPJ? Vai mudar o Nire quando der entrada na Jucesp?
Como faço este processo?

Grata!

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2016 | 13:19

Gabriela Martins Santos ,

Da mesma forma que quando você transforma de MEI para ME não muda o NIRE, o inverso é mesma coisa.

Agora em Novembro pelo que me recordo você já pode fazer o agendamento para Simples Nacional para o ano que vem, creio que para o MEI também é possível fazer,.

Só enquadrar como MEI no site e pronto

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 2 janeiro 2017 | 20:45

Kelly Lioi Suruagy ,

Entendo que não, visto que agora, inclusive, você não conseguira alterar o mesmo (já que mei não permite este tipo de alteração)!

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.