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Honorários Contábeis

elismar luiz pereira

Elismar Luiz Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 12 novembro 2010 | 17:48

Estou iniciando minha atividades contabeis , gostaria de saber:
Vou fazer uma visita no comercio da minha cidade para oferecer meu serviços e falar do meu novo trabalho, gostaria de saber o que meus colegas acha, por que ahco que não estou infligindo a Etica de Contabilidade
Art. 8º É vedado ao Contabilista oferecer ou disputar serviços
profissionais mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal.
Apenas quero que saiba o meu serviço e ficarei a disposição.
Se voces tem uma idéia melhor, gostaria que alguem comentasse esse procedimento. É correto? Quero inciar um trabalho para um crescimento Profissional agindo de uma forma legal.

REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 12 novembro 2010 | 18:03

Boa tarde Elismar,


A iniciativa de visitar estabelecimentos comerciais e de serviços para oferecer seus serviços não fere o código de ética desde que você não ofereça um honorário menor.
Outro detalhe importante: " Não julgue um profissional da área baseado nos comentários do cliente"
Muitas vezes os clientes aproveitam a sua visita para reclamar do contador . Quando vou averiguar noto que o cliente é quem não cumpre com as obrigações e não gosta de pagar.
Tome muito cuidado ao tentar tirar um cliente de um colega.
Não estou dizendo que os colegas irão prejudicar você e sim que você poderá se prejudicar ao levar para o seu escritório um cliente problemático.
Eu iniciei minhas atividades com clientes que legalizaram as empresas comigo e aqui estão até hoje. E foram esses clientes que trouxeram clientes de outros profissionais para o meu escritório.
Mesmo assim, antes de aceitar os clientes já operantes eu procuro verificar de quem foi a deficiência. E procuro sempre cobrar o mesmo que o colega estava cobrando. Em alguns casos eu até cobro mais.
Espero ter ajudado

Boa sorte

Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
elismar luiz pereira

Elismar Luiz Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 15 novembro 2010 | 13:00

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira
Quero agradecer pelo comentário , sei como é dificil começar esse tipo de trabalho, mas o meu interesse maior e crescer profissionalmente e a cautela e prudencia sempre deve estar em primeiro lugar.
Obrigado.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 15 novembro 2010 | 20:19


Oi Elismar, boa noite.

Sinceramente, acredito que visitar empresários já estabelecidos, que por possuirem seus responsáveis técnicos, caracteriza falta de ética.

O que voce sentiria se eu deixasse meu cartão com um cliente seu?


O CAPÍTULO IV - DOS DEVERES EM RELAÇÃO AOS COLEGAS E À CLASSE, do Código de Ética dos Contabilistas (Resolução 803/96), diz:


Art. 9º A conduta do Contabilista com relação aos colegas deve ser pautada nos princípios de consideração, respeito, apreço e solidariedade, em consonância com os postulados de harmonia da classe.


Dessa forma, em assim procedendo (visitas ao comércio), não haverá o respeito entre nós profissionais da área, colaborando para que de alguma forma, haja leilão dos serviços prestados, e dessa forma, não termos o reconhecimento a altura dos nossos merecimentos.

O famoso network (rede de contados) dar-se-à por outras, onde o seu primeiro cliente é que começará a fazer propaganda dos seus serviços, benefícios que não vêm da noite para o dia, então, há de se ter persistência, competência e paciência, qualidades que começam e terminam na ética.

Então, reprovo a sua idéia de visitar o comércio, pois o contribuinte seguramente irá comentar com o seu contador e o seu filme seguramente será queimado desnecessariamente, já que existe fidelidade entre cliente-contador.

Eu parto do seguinte princípio:

Se um cliente quiser sair do meu escritório, por um erro cometido ou algo mais sério, como desgate de relacionamento, sou o primeiro a abrir mão de continuar sendo seu RT.

Se um cliente de outro escritório me procura, tenho o hábito de cientificar o outro profissional, procurando saber dos motivos da saída, para só então me decidir sobre a viabilidade de ter mais esse cliente (ou problema) em minha carteira. Já descarto quando há muitos impostos atrasados, quando não têm escrituração contábil ou quando o valor dos honorários são irrisórios.

Os clientes enrolados tomam tempo daqueles corretos, que precisariam mais da nossa assistência.

Como o sol nasce para todos, agindo com ética, responsabilidade, respeito ao outro profissional, acredite que logo, logo, muitos fachos de luz irradiarão sua vida profissional.

Por fim, vale salientar que existe diferença entre voce ser procurado por um contribuinte já constituído ou procurar por ele.

Nunca hesite em adotar sempre o primeiro critério.



Att

Hugo.


Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 16 novembro 2010 | 10:32

Bom Dia!Colegas,estou na area desde 90,e desde 05 em contabilidade e serei eu em 011 eu proprio,estou de acordo com os comentarios dos colegas,como disse o colega nao deveremos esquecer nuncao do profissional contabil,que precisa comer e sustentar a sua familia,entao pautar mensalidades menos que cem reais,e pouco para qq um,sempre fui bancario por 14 anos e la se ensina m a venda casada,com satisfaçao plena do cliente,e eu aprendi que nos devemos sempre arregaçar as mangas das camisas e levantar da cadeira e ir a guerra,no atual mundo globalizado,devemos sempre trocar ideias e buscar o conhencimento e companheirismo,vejam a questao da mei, sera que nos damos assessoria gratuita,ou cobramos ate um copo de agua,vejam os prefeitos tem tirados os camelos das ruas dizendo ser "ilicitos",mas esses podem ser nossos clientes,entao se perdemos os clientes,quem ira nos sustentar,a classe sera forte desde que todos possam se ajudar,assim como e feito neste forum,aqui eu conheci otimos profissionais,que estou satisfeito,eles dao todos os caminhos das pedras,entao nao podemos abraçar o mundo todo,temos que deixar um pouco a outros,visto o mercado esta para todos,do pequeno ao grande,como diz o ratinho em busca do seu queijinho perdido,e falas da futura presidenta,vamos investir no super simples, ,e nos vamos investir em que,vamos melhorar o que,.bom dia a tods..

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 16 novembro 2010 | 12:24

Aqui no Ceará é complicado a cobrança, não adianta o profissional (bom) mostrar as vantagens que tem um cliente que paga o valor mais justo, os clientes desvalorizam muito os serviços contábeis.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 16 novembro 2010 | 13:56

Comigo já aconteceu de encontrar Fax e cartão de colegas no escritório do meu cliente.

Não fiquei chocada e nem aborrecida com o ocorrido.

Apesar do código de ética informar que é probido oferecer serviços, a maioria dos profissionais e os grandes escritórios entram pra valer disputando os nossos clientes. Aqui no RJ ainda existem colegas que legalizam uma empresa (seja o porte que for) por R$ 400,00.

A algum tempo atrás era comum o cliente questionar o meu honorário informando que o "fulano de tal" ou o "escritório tal" cobrava menos. Confesso que é uma situação complicada. Mas, nunca negociei para permanecer com o cliente. Mantive o meu preço e não perdi nenhum.

Todos dizem que é anti ético. Mas são poucos os que respeitam os limites. Quando se trata de aumentar o dinheiro no bolso a maioria faz contas de quantidade e não de qualidade.






Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
elismar luiz pereira

Elismar Luiz Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2010 | 14:48

Hugo Ribeiro
Obrigado, vejo que você é um profissional experiente e quero agradecer pelo conselho.
O maior desejo meu é trabalhar sem prejudicar os colegas , esse site é testemunha disso porque sem voces , nos iniciantes cometeria falhas.

Leandro R.F.

Leandro R.f.

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2010 | 16:46

Olha, tem muita gente trabalhando da forma desleal em nosso ramo, vejo cada coisa que fico impressionado!

Vejo também muitos escritórios que é ou não é, ou seja, ou paga ou vai para outro escritório, sem dó. Sabe que esse é o mais certo viu, o valor que nos dão é tão pequeno.

Agora, aqui em meu escritório tenho que tomar uma providência urgente, que são as empresas que o povo larga só pq não está movimentando e quando aparece quer as coisas pro mesmo dia e nem pergunta se tem algum débito. Estou planejando uma reforma geral na parte administrativa onde vou determinar que se a empresa estiver sob nossa responsabilidade nem que seja para somente dar assessoria por telefone, o cara vai pagar o honorário de valor cheio ou some do mapa. Vou explicar: estou com dificuldades de administrar isso, então acaba passando batido muita coisa e cobro depois e acabo tendo prejuízos.

E com vocês aí, como estão nesse ponto? Pegam pesado e cobram mesmo?

Ramon Sippel Dörr

Ramon Sippel Dörr

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2010 | 08:31

Somente para somar, trago um segmento de texto que recebi relacionado a honorários contábeis:

"Num leilão realizado no fim de outubro, KPMG, Ernst & Young Terco e PwC disputaram a conta de auditoria externa do banco(Banco do Brasil). A última desistiu e as duas primeiras mantiveram uma batalha de lances que derrubou os preços em 99,5%.
A KPMG conseguiu manter o contrato por R$ 95 mil - comparado a R$ 19,6 milhões de sua proposta inicial e R$ 6,5 milhões do contrato anterior.
O valor, cerca de R$ 3 por hora, não cobre os custos orçados pela empresa nos documentos enviados ao banco."

Não parece no mínimo estranho esse tipo de coisa.

Atenciosamente,
Ramon Sippel Dörr
marcos kuntz

Marcos Kuntz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2010 | 08:52

Aqui no escritório não são todos mas clientes que chegam atrasar em 3 meses os honorários empacotamos e enviamos tudo a empresa, a não ser que o cliente justifique os atrasos, com relação aos que somem, consultei uma vez no CRC e teríamos que depositar os documentos em juízo, um absurdo então acabei alugando uma sala e deixando alguns lá e outros o "fogo" deu conta.

REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2010 | 23:41

Leandro, no início das minhas atividades acabei tomando muito prejuízo em continuar prestando serviços sem receber honorários. Os clientes contavam histórias tristes e eu acreditava. Mandavam 50,00 ; 100,00 e eu ficava na expectativa de receber o que faltava. Resultado tomei prejuízo de mais de R$ 9.000,00. Como fui boba , continuei tomando prejuízos menores e assim foi até que tomei a iniciativa de bancar o Sedex ou Pac devolvendo essas empresas problemáticas.
É uma grande ilusão você tentar negociar com clientes que acham nosso trabalho secundário... e no contas a pagar deles você sempre é deixado para o mês seguinte.
Com o passar dos anos aprendi e muito com isso.
Agora não espero entrar no terceiro mês de inadimplência.
Prefiro pagar a despesa do correio e devolver com o respectivo AR do que ficar com o material ocupando espaço ... e pior de tudo é a nossa responsabilidade técnica e judicial... muitos acabam deixando de pagar impostos e quando você percebe tem que atender ação fiscal já que os documentos estão em seu poder.
Para evitar dor de cabeça, coloque tudo numa caixa; faça um protocolo e envie por sedex ou PAC com AR.
Assim você fica calçado e livre dos trambiqueiros.
Infelizmente o Conselho não nos dá respaldo para resolver esse tipo de assunto.
Na verdade o profissional da área tem muita responsabilidade e pouco apoio.
O Custo que você terá em acionar judicialmente o cliente inadimplente é maior do que o custo da devolução dos papéis.
Outro detalhe importante: Nós somos profissionais com fé pública e jamais devemos destruir documentos que estão em nosso poder.
O certo é enviar o que temos e arcar com o prejuízo.
Assim tem sido sempre e assim sempre será.
Até que apareça alguém que possa nos ajudar na cobrança desses honorários nao pagos sem onerar ainda mais.
Porque acionar não quer dizer que você terá o valor em mãos... pode acontecer de perder a causa e ainda ter que pagar advogado...
Enfim, alonguei até demais o assunto.
Mas a única solução é se livrar logo da Responsabilidade Técnica e Jurídica.
Abraços,

Regina Rastrelli

Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 20 novembro 2010 | 08:19

Olá Leandro, Márcia e demais colegas.

Concordo plenamente com o que voces postaram e a inadimplência no recebimento dos honorários, é coisa séria, já que temos nossas (altas) despesas a serem pagas mensalmente, e no prazo legal.

Entendo que a filtragem contra esses clientes indesejados começa logo na primeira entrevista quando do desejo de abrir a empresa.

Quando aparece alguém pesquisando nos escritórios sobre o menor valor a ser cobrado pelos honorários, eu já descarto, já que no nosso aparato operacional, temos a obrigação de mostrar qualidade nos serviços prestados.

Dessa forma, coloquei no mural do escritório que consultas sobre abertura de empresas terá um custo de R$ 100,00, já que não raro, ficamos mais de hora explicando e o "interessado" nunca mais aparece, levando conhecimento às suas dúvidas e a nós, cabe o tempo perdido.

Em contrapartida, digo que caso o cliente venha a registrar a empresa, tal valor será abatido do custo de constituição, que hoje cobro entre R$ 700,00 e R$ 1.000,00.

Sobre a questão da inadimplência, hoje posso afirmar que ao longo do mês, normalmente recebo todos os honorários, pelos simples motivos abaixo expostos:

1 - As empresas enroladas que tinha, devolví todas e as que chegam, com essa tendência (de serem eventuais problemas) eu como disse acima, já descarto quando da entrevista inicial. Dessa forma, registro poucas empresas, mas as que passam a fazer parte da minha carteira, possuem boas estruturas.

2 - Tão importante como o primeiro ítem, foi o benefício de os escritórios de contabilidade poderem enquadrar-se no simples nacional. Dessa forma, inimaginável não constituir uma PJ para nosso ramo. A partir daí, abrí c/c bancária e as cobranças dos honorários são efetivadas mediante boleto bancário.

2.1 - Se o boleto não for pago no prazo (optei por colocar vencimento no quinto dia útil do mês seguinte), há cobrança de juros e multas.

2.2 - Para dar credibilidade aos boletos emitidos, JAMAIS faço recebimento destes em carteira. Se emití o boleto (custo de aproximadamente R$ 5,00 cada um), o pagamento deve obrigatoriamente ser efetivado nos bancos.

2.3 - A única coisa que achei desnecessário, foi solicitar protesto de tais títulos, já que temos que ter a devida coerência nesse sentido.

2.4 - Hoje os clientes estão totalmente adaptados a essa rotina e pode-se dizer que posso pensar em outros assuntos a serem resolvidos, que não sobre os recebimentos dos meus créditos.

Finalizando, cabe ao profissional contábil o desejo de querer mudar.
Gasta-se algum tempo para tal estruturação.
Mas os efeitos serão assustadoramente benéficos, onde nessa oportunidade, voce seguramente se perguntará: "por que não fiz isso antes?".

Achei interessante postar essas passagens para os (as) colegas tenham a certeza de que há sim luz no fim do túnel no que se refere às COBRANÇAS DE HONORÁRIOS.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 20 novembro 2010 | 10:55

Bom dia Hugo,


É uma pena que modelos como esse que você SABIAMENTE utiliza, não é seguido pelos colegas de profissão, seria muito melhor. Principalmente em casos como o meu que me formo daqui algum tempo, e inicialmente terei dificuldades de implantar métodos como o seu, por conta da prática que o mercado está acostumado "mau".

Então que sirva de exemplos para os velhos (esperientes) e novos (iniciantes) na profissão o modelo do Hugo.

Abraços.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Leandro R.F.

Leandro R.f.

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2010 | 15:40

Prezados colegas, esse tópico é de uma importância tão grande para nosso desenvolvimento profissional, e é de alegrar ver que tem pessoas que provavelmente tem seu tempo restrito e mesmo assim arranja tempo para postar aqui e ajudar e compartilhar com os colegas, merecem aplausos.

De acordo com os posts aqui fui acompanhando e não consegui parar para responder, mas agora quero compartilhar sobre os comentários e as atitudes certeiras tomadas pelo colega Hugo em relação à cobrança da consulta sobre a abertura de empresa e o devido desconto do valor no efetivo trabalho a ser executado. Pois se observarmos o tempo que perdemos, as dicas que passamos, repassamos nosso conhecimento por muitas vezes chegam a levar horas, ai o fulano nem ao mesmo avisa que não quer o serviço (obviamente que isso sempre acontece quando alguém não se interessa pelo seu serviço).

Estou aplicando novas regras no escritório e tem dado certo e é claro que algumas mudanças os clientes estranham e aí temos que explicar o porque. Tenho um exemplo clássico aqui: nós nos matamos para fechar a folha de pagamento no prazo e em tempo hábil para verificação e pagamento por parte das empresas, daí em alguns dias nos procuram informando que atrasaram o FGTS e alguns DARFs e ainda querem para o mesmo dia pois estão correndo para ir ao banco. Olha, aqui é tudo com prazo, atrasou e avisou na segunda-feira, aguarde 24 horas para o envio e ao cobrar os honorários, serão acrescidos desse trabalho duplo (isso eu já aplicava).

Obviamente que a grande maioria não concorda, salvo um cliente que tenho que ao me ver dia desses, apertou minhas mãos me parabenizando da mudança do sistema, pois sabe o quanto sofremos e ainda nos dão mais trabalho...

E ainda reforço Hugo, essa pergunta "por que não fiz isso antes?" realmente é algo que me faço sempre, pois ajuda muito e resolve vários problemas, mesmo vc sabendo que vai causar outros, mas serão em menor proporção e jamais consegue eliminar uma questão sem causar algum tipo de dano.

Abraço.

Esmeralda

Esmeralda

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 3 janeiro 2011 | 21:51

Marcos Kuntz, boa tarde!

Será que você pode nos passar o material com valores de honorários por região, piso salarial da categoria, citado em sua postagem do dia 23/10/2010, referente ao Estado de SP, para consulta?

Caso possa, ficarei muito grata.
Esmeralda

Gustavo K.

Gustavo K.

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Administrativo
há 13 anos Segunda-Feira | 31 janeiro 2011 | 23:10

Boa noite colegas.

Não havia tido a oportunidade de ler esse tópico. Não tenho experiencia ainda na prestação do amplo universo de serviços contábeis pois sempre trabalhei em grandes empresas que acreditam obter melhores resultados dos seus profissionais criando especialistas e descartando generalistas.

Felizmente as recentes mudanças impostas pela doutrina contábil levou ralo abaixo essa ideologia e para realizar um bom trabalho deve-se conhecer todo o universo e não apenas uma parte dele.

Estou em busca dessa gama de conhecimento, tenho certeza que com perseverança chego lá. De fato inspirei-me nos colegas do forum e outros com experiencia nesse segmento para iniciar minha atividade autônoma.

Espero poder contar com a preciosa colaboração de todos com as inevitáveis armadilhas as quais irei me deparar, e desde já agradeço a atenção e o belo ato de compartilhar exercido por todos vocês.

Forte abraço,

G.K.

Loreny M S Francisco

Loreny M s Francisco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 maio 2011 | 16:53

Muito bom o depoimento de cada colega. Eu tb passo pelas mesmas dificuldades, e também tomei as mesmas providências do Hugo, e a inadimplência melhorou muito, e o Saulo sempre nos auxiliando com suas opiniões bem elaboradas. Amo meu trabalho, amo minha profissão, apesar dos tropeços.
Forte abraço a todos e boa tarde.

Loren
Contadora
[email protected]

"Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência." (Henry Ford)
Esmeralda

Esmeralda

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 23 junho 2011 | 17:24

Olá Marcia!

Infelizmente não tenho o citado material. Quem disse ter saido um material interessante em São Paulo, com valores de honorarios por região foi o nosso colega Marcos Kuntz.
Acredito que ele não tenha visto o pedido para postagem no forum.
Mas, se alguem tiver e quiser compartilhar , ficaremos gratas.

Esmeralda

Paula  Del Rio

Paula Del Rio

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 23 junho 2011 | 18:28

Regina Vitória,
Comecei lendo o tópico e me senti um pouco triste no meio do conteudo desta pagina, sou pequena tb. trabalho eu e meu marido agora, antes era so eu, fazia o serviço de rua e o interno sou tambem a mantenedora da familia tenho 18 clientes faço uso de suas palavras e fiquei extremamente feliz com suas colocações, luto com muita dificuldade pois realmente a cada dia é mais uma novidade ou exigencias que o fisco faz e temos que nos aperfeiçoar e acompanhar. Fiquei muito feliz quando em um sufoco encontrei este forum a agradeço a todos suas colocações.
Abraços,

Paula

Loreny M S Francisco

Loreny M s Francisco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 30 junho 2011 | 10:59

Caros colegas,

Bom dia!

Além de cobrar separado, qdo tenho que recalcular algum imposto, estou também adotando o critério de só realizar o serviço, para aqueles "enrolados" que aparecem no nosso caminho, com o pagamento de 50% do valor dos serviços; ficou muito melhor e o cliente valoriza mais o nosso trabalho.

Abraços

Loren

Loren
Contadora
[email protected]

"Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência." (Henry Ford)
REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 30 junho 2011 | 13:08

Paula Del Rio,


Ao ler o seu comentário, fiquei feliz em saber que não estou só na batalha.
Realmente, hoje, ser contador é uma aventura.

Espero que você não desista e nem desanime porque nossa profissão ainda é motivo de orgulho. Apesar dos percalços...

Felicidades e se precisar pode entrar em contato para trocarmos idéias.
Meu email é @Oculto

Abraços,

Regina

Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
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telefone - (21) 99268-7247
Valeria Braga

Valeria Braga

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 20:56

Olá pessoal, tudo bem?

Li todas as postagens de vocês, pois estou iniciando a minha autonomia. Portanto estou um pouco assustada, indecisa. É normal ?

Nesta semana recebi a documentacao de 3 empresas e tive que pagar a um colega da nossa classe profissional para que ele enviasse a declaracão ontem. Pois ainda não sei fazer.

Estou disposta a pagar para me ensinar a quem está na prática do dia a dia.


No aguardo.

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