x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 25.244

fretes e estoques

Mariana O

Mariana o

Bronze DIVISÃO 4
há 8 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2015 | 14:11

duvida sobre o frete de compra de matéria prima. a meu ver ele deve ser lançado no custo do produto.

por acaso esse frete pode ser lançado no estoque junto com a mercadoria?


César Augusto Soares Leite

César Augusto Soares Leite

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2015 | 15:37

olá Mariana,

você está correta, o valor do frete também integra o custo do produto, segue abaixo fundamentação legal:

O regulamento do Imposto de Renda (Decreto 3.000 do ano de 1999), trata do assunto no artigo 289 e parágrafos.

“Custo de Aquisição

Art. 289. O custo das mercadorias revendidas e das matérias-primas utilizadas será determinado com base em registro permanente de estoques ou no valor dos estoques existentes, de acordo com o Livro de Inventário, no fim do período de apuração (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 14).

§ 1º O custo de aquisição de mercadorias destinadas à revenda compreenderá os de transporte e seguro até o estabelecimento do contribuinte e os tributos devidos na aquisição ou importação (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 13).

§ 2º Os gastos com desembaraço aduaneiro integram o custo de aquisição.

§ 3º Não se incluem no custo os impostos recuperáveis através de créditos na escrita fiscal.”

clique aqui

Mariana O

Mariana o

Bronze DIVISÃO 4
há 8 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2015 | 16:07

existe algum lugar que diz que esse frete nao pode ir pro estoque?
porque meu chefe quer que esse frete seja contabilizado de acordo com a producao, ou seu uso no estoque.

mas nao tem como.

Mariana O

Mariana o

Bronze DIVISÃO 4
há 8 anos Terça-Feira | 24 novembro 2015 | 08:48

mas eu posso jogar esse frete la na conta de estoques?? junto com a mercadoria

Victor Albuquerque

Victor Albuquerque

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 24 novembro 2015 | 09:55

Bom dia Mariana,

Eu acredito que o frete deva integrar o valor do custo das matérias primas, no caso sendo contabilizada no estoque de matérias primas.
A matéria prima ao ser utilizada na produção vira custo de produção, este custo deve conter o custo do frete.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.