x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 9.877

CNPJ Ativo e Inativo

Marcelo Julianelli Serruya

Marcelo Julianelli Serruya

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 24 novembro 2015 | 13:34

Prezados,

Tenho um CNPJ referente a uma empresa que está suspensa. A empresa está fechada. Não dei baixa no CNPJ ainda devido a minha situação financeira pois tem um custo alto. Esse CNPJ é do Rio de Janeiro. Na época fui informado pelo escritório de Contabilidade que o CNPJ estava Inativo mas quando eu consulto no site da RFB ele consta como situação cadastral Ativa. Trata-se de uma ME.

Dúvidas

1 - Esse CNPJ ativo gera algum custo? Fui informado na RFB que desde 2008 não é preciso declarar IRPJ(Isenção) e a RAIS Negativa. Isso procede mesmo?

2 - Existe alguma maneira de deixar o CNPJ Inativo sem efetuar a baixa na empresa?

3 - Esse CNPJ impossibilita de pegar um futuro benefício de seguro desemprego?

4 - É possível fechar a empresa se tiver alguma dívida trabalhista?

Obrigado,

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 24 novembro 2015 | 14:21

Boa tarde Marcelo.

É necessário entregar sim o DSPJ (Imposto de Renda Inativo) da empresa até a data de baixa, geralmente a data do registro na Junta Comercial ou em cartório, assim como as RAIS Negativas, também até a data de baixa da mesma, quando são entregues os documentos de extinção da empresa.

O CNPJ permanece como Ativo em consulta. A questão de inatividade é entregar as declarações informando que não houve movimento.

Sim, possuir um CNPJ em seu nome bloqueia o Seguro-Desemprego. O Ministério do Trabalho não aceita nem um protocolo ou o próprio distrato registrado, exigindo a baixa total do CNPJ para liberar o benefício.

Acredito que não, pois a lei permite agora passar os débitos federais para o CPF dos sócios para acelerar a baixa do CNPJ, mas vale uma pesquisa para confirmar.

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Virtude Assessoria Contábil
(11) 4238-5888
(11) 4238-9775
http://virtudecontabil.com.br/
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 24 novembro 2015 | 15:06

Marcelo Julianelli Serruya ,

Quando você foi dar baixa no cnpj qual foi o procedimento feito pelo escritorio de contabilidade, foi entregue a você algum documento dessa empresa informando que ela estava inativa?! o custo que você ira ter com esse cnpj ativo são as multas pela falta de entregar alguma declaração, Pra você dar baixa na empresa ela não tem que ter nein um debito perante ao fisco.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

carlos sousa

Carlos Sousa

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 24 março 2016 | 12:20

Ola caro amigo aproveitando este assunto, bom meu caso é que um CNPJ esta inativo ja uns tres ou quatro anos, mais certamente possui debitos, ainda sim eu consigo fazer a devida baixa deste CNPJ? Atenciosamente, Carlos Sousa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.