x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 13

acessos 2.509

Entrega da Gia fora do prazo

leila duarte costa

Leila Duarte Costa

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 24 novembro 2015 | 18:06

Caros Colegas,

Boa tarde!

Peço uma ajuda!

Tenho um cliente que o contador anterior nunca entregou a gia, mas apurando o ICMS dele deu saldo credor. Ele me afirmou que seu ICMS sempre foi credor, porém, vou ter que refazer toda a escrita fiscal de 2012 para cá, onde o antigo contador parou.

Gostaria de saber a opinião dos Colegas, se devo colocar a escrita em dia primeiro, para depois começar o envio da GIA. Pensei em enviar desse mês em diante, mas não saberia precisar o saldo credor anterior.

Algum colega pode me ajudar?

Obrigada

Leila

Leila
Daiana

Daiana

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2015 | 09:39

Bom dia,

Eu entregaria a Gia zerada só para não ficar com pendência e não correr o risco da Fazenda Estadual notifica-lo, sendo que vc terá que enviar desde o momento em que o antigo contador parou, e depois de acordo que a escrituração for sendo colocada em dia você vai retificando. Esse é o possível que você pode fazer, explique seu cliente e ele entenderá , afinal colocar 4 anos de escrituração em dia não é fácil.


Abraços.

Everton Francisco Chalcoski Baptista

Everton Francisco Chalcoski Baptista

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2015 | 09:47

Bom dia,

Sugiro que você faça as apurações mensais e depois a entrega das GIA's pois ja terá o saldos e mapas prontos para entrega de tal obrigação.
Só lembrando que entregar GIA zerada, apenas para cumprir o prazo e depois retifica-la não livra a empresa de multas, pelo menos aqui no Paraná foi regulamentado recentemente as infrações, e nelas consta entrega de declarações com dados incorretos apenas para cumpri prazo e depois retifica-los, aqui também foi colocado prazo para retificação de erros que não acarretem multas a empresa, tem que ser antes da nova apuração mensal, isto é, tenho que retificar a GIA/SPED antes do próximo mês de apuração.
Sugiro que informe seu cliente que possivelmente poderá aparecer multas por causa deste ocorrido, ainda mais se a empresa estiver obrigada a apresentar o SPED FISCAL.

Att,

Everton Francisco Chalcoski Baptista
Assistente Contábil
leila duarte costa

Leila Duarte Costa

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2015 | 17:51

Caros Colegas!

Obrigada pela ajuda, creio que no momento minha saída seria entregar zerada, pois ainda falta muiiita coisa para colocar em ordem, porém, como o Colega Everton Francisco colocou fiquei com muito receio.

Pensei em entregar com valores não reais ao invés de zerada, porém valores que sejam abaixo do faturamento.

O que acham?

Daria no mesmo?

Zerada é o mesmo que sem movimento?

Obrigada

Leila
Everton Francisco Chalcoski Baptista

Everton Francisco Chalcoski Baptista

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 26 novembro 2015 | 14:24

Ola novamente Leila Duarte Costa

Entregar com valores irreais, você provavelmente também terá problemas, cito aqui no meu estado, quando a retificar valores errados que não alterem valores de ICMS (tanto créditos como débitos) sem problemas, alterou valor de ICMS tem que ser um procedimento administrativo junto a receita estadual com requerimento solicitando a retificação descrevendo o motivo do erro. Acredito que em seu estado deva ter algo parecido.

Att,

Everton Francisco Chalcoski Baptista
Assistente Contábil
Everton Francisco Chalcoski Baptista

Everton Francisco Chalcoski Baptista

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 26 novembro 2015 | 16:14

Pior que não... ainda mais credor... com certeza quando você começar a entregar as GIA's seu cliente será fiscalizado pelo SEFAZ do seu estado.
Sugiro que você faça uma consulta informal ao SEFAZ de seu estado, com certeza eles te orientam corretamente nesta situação.
Aqui no Paraná os auditores atendem normalmente as consultas sem problema nenhum.

Att,

Everton Francisco Chalcoski Baptista
Assistente Contábil
Everton Francisco Chalcoski Baptista

Everton Francisco Chalcoski Baptista

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 10:18

Gabriel Duarte de Barros

Bom dia, você tem que ver o calendário do seu estado, normalmente é até o dia 10 de cada mês. Mias depende muito do final da inscrição estadual. Na pagina do sefaz do seu estado deve ter a informação do calendário das obrigações a serem entregues.

Att,

Everton Francisco Chalcoski Baptista
Assistente Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.