x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.756

Contabilizar Corretamento -

ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 19 agosto 2008 | 19:42

Olá Amigos

Gostaria de compartilhar com todos, um problema que estamos enfrentando, e assim, com a experiencia de vocês, que nos ajudem a chegar a uma linha de trabalho adequada,

Uma empresa, que já existe há algum tempo, agora é nosso novo cliente e ao recepcionar os documentos para contabilizarmos verificamos algumas situações, exemplo:

Fatura do cartão de crédito em nome do sócio, onde as despesas são da empresa e pessoais

Fatura do cartão de crédito em nome da empresa, tambem com despesas misturadas.

no extrato bancario encontramos pagamentos que não condizem com a empresa, como plano de saúde do pai do sócio, pagamento de apartamento (comprou em nome da empresa!)

O sócio transfere da conta juridica para sua conta corrente fisica diversos valores no decorrer do mês, e em alguns casos, a empresa tem conta para ser paga e o saldo bancario não é suficiente, assim, ele vai e transfere de sua conta fisica para a júridica.

ou seja pessoal, uma lambança, daqui pra frente temos como orienta-lo para corrigirmos esses equivocos, mas e os meses passados? qual o melhor procedimento a ser adotado?

qual procedimento para esses socios que no decorrer do mês já transfere dinheiro para sua conta? ouvi contabilistas dizerem que já lançam como distribuição de lucros, mas como distribuir algo que não conhecemos?

complicado

grande abraço a todos

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Terça-Feira | 19 agosto 2008 | 20:49

Boa noite Antonio,

Não existe uma maneira "indolor" de corrigir tais absurdos. Alternativas sim, mas tenha certeza de que de todas requerem muito trabalho e na maioria das vezes, desembolso de significativos valores acrescidos de juros e multas.

Diante disto, você deve reunir-se com os interessados, expor alternativas e cobrar soluções. Tenha em conta que a despeito de o trabalho proposto ser seu, a responsabilidade é dos interessados e do contador que o antecedeu.

Conscientize-os (por escrito) do risco fiscal que incorrem e da imperativa necessidade de regularização. Se ainda assim optarem por deixar como está, promova um Balanço de Abertura e dê continuidade a contabilidade nos moldes exigidos pelas Normas Contábeis, sem os erros e vícios da anteriormente praticada.

Fará prova da sua responsabilidade o Contrato de Prestação de Serviços Contábeis celebrado com a empresa em questão. Obedeça em particular o Princípio da Entidade deixando clara sua proposta de serviço. Estou certo de que agindo assim, evitará transtornos futuros.

...

Lydia Cristina

Lydia Cristina

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 4 agosto 2010 | 14:55

Boa tarde,
Desculpe por recussitar o tópico, mas é o que achei mais próximo do meu problema...

recebi plano de saúde referente ao ano de 2009 (começei a contabilizar a empresa em 2010, pois como o cliente entrou no escritório mês passado, foi feito um acordo para a contabilização retroativa), sendo que em todo o ano de 2009, o extrato de plano de saúde constam em nome da empresa, mas com os sócios e seus familiares como beneficiários.. Como faço a contabilização disso?? Qual seria a forma menos absurda e errada de efetuar esses lançamentos??

Att. Lydia Cristina

Lydia Cristina

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.