x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 828

contabilização de issqn retido

André Fellippe

André Fellippe

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 27 novembro 2015 | 10:50

Na verdade, se não me engano ele não deveria reter este imposto

"Inteligente é aquele que aprende com seus próprios erros.
Sábio é aquele que aprende com os erros dos outros..."

André Fellippe - Contador - Analista Contábil
Grupo Suprema Assessoria Contábil
César Augusto Soares Leite

César Augusto Soares Leite

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 8 anos Sábado | 28 novembro 2015 | 00:51

olá Sirleny, o André está correto, uma empresa do Simples Nacional não deveria sofrer retenção de ISS. porém existem algumas exceções.

depende qual o serviço que sua empresa presta, e onde o serviço está sendo prestado. exemplo:

se for empresa prestadora de serviços de limpeza, mesmo sendo optante pelo simples ela sofrerá retenção devido ao serviço prestado, se for uma empresa estabelecida fora do estado de São Paulo e não estiver cadastrada na prefeitura de São Paulo, ela também sofrerá retenção.

contabilização:

D - ISS faturamento (-) receita
C - ISS a Pagar (passivo circulante)

obs: o ISS é o imposto regularizado pela prefeitura de cada cidade, então você teria que consultar a prefeitura onde o serviço foi prestado e o simples nacional, para ter certeza se a empresa sofrerá a retenção ou não.

espero ter ajudado.

abs,

Sirleny Fernandes

Sirleny Fernandes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar
há 8 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2015 | 07:55

Bom dia Cesar!

Como eu havia dito antes, existe uma lei municipal onde várias atividades devem ter o ISS retido quando as empresas tomarem serviço de outra. Se não me engano essa contabilização que você me passou é para empresas prestadoras de serviço, talvez você não tenha entendido, mas a minha dúvida é como contabilizar o ISS para as empresas que tomaram o serviço e passaram a ser obrigadas pelo recolhimento do ISS.
Abs.

César Augusto Soares Leite

César Augusto Soares Leite

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2015 | 10:29

olá Sirleny

se agora sua empresa está obrigado a fazer o recolhimento do ISS a contabilização ficaria conforme segue exemplo abaixo:

apropriação da NF no valor de R$ 100 com iss a 5%

D- Despesas 100
C- Fornecedor 95
C- ISS a recolher 5

pagamento ISS

D- ISS a recolher 5
C- Caixa/Banco 5

espero ter ajudado

abs,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.