x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 3.521

Vale transporte para funcionário que não utiliza

Alencar Chaves

Alencar Chaves

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2015 | 18:40

Caros colegas, estou com uma dúvida e gostaria que me fosse esclarecido se possivel:

Um funcionário que na admissão optou por receber VT e o empregador paga conforme manda no acordo coletivo, adiantado aos meses que irá trabalhar e em dinheiro. Porém, esse funcionário ao invés de usar o VT para sua locomoção casa X trabalho e vice-versa, utiliza seu próprio veículo para seu transporte e utiliza esse dinheiro do VT para seus fins particulares. Pelo que entendo segundo CLT isso é proibido e passivo de punições da empresa para o empregado em questão, e outra questão é que o empregador a fim de ajudar esse empregado, optou por não descontar a porcentagem estipulada no acordo. Este empregador pode tomar alguma atitude com amparação da legislação trabalhista? Ou somente o desconto legal desses valores é a unica opção de tentar desencorajar este empregado a utilizar tal benefício?

Agradeço desde já !

Alencar Chaves







"É a solidão que inspira os poetas, crias os artistas e anima o gênio."

Henri Lacordaire
Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2015 | 22:18

Alencar Jr,

O Vale Transporte deve ser dado e utilizado para locomoção para o local de trabalho.

A empresa erra em dar em dinheiro, o que pode ser considerado salário.

Agora se o funcionário recebe o Vale Transporte e não o utiliza, isso é falta grave e sendo passível até a demissão por justa causa, caso o mesmo sendo advertido e não se regularizando continue a praticar o ato.

Recomendo a empresa chamar o funcionário e expor a situação. Caso ele queira utilizar o Vale Transporte, ele deve utilizar condução apropriada. Caso não o faça, ele deve assinar um Termo de NÃO opção pelo Vale Transporte.

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/zanoncontador
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontador
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2015 | 22:37

Alencar Jr ,

Não e muito dificil você encontrar esse caso na maioria das empresas, sobre a questão da empresa não descontar a porcentagem referente ao VT ai ja e um problema da empresa se ela optou por não descontar bom para o funcionario, como o Danilo citou acima asolução e chamar esse funcionario no rh covnersa com ele sobre isso e pedir pra ele assinar um termo de desistencia do vale transporte.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.