Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 35.741

Natureza Jurídica Escritório Advocacia

Fabiana

Fabiana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 2 dezembro 2015 | 11:13

Bom dia Pessoal

Estou fazendo o CNPJ de um escritório de Advocacia, agora surgiu a duvida se coloco 223-2 Sociedade Simples Pura ou 224-0 Sociedade Simples Ltda, a empresa tem dois sócios advogados., e o CNAE é 6911-7/01 Serviços Advocaticios

Qual a melhor opção para esta situação?

Att. Fabiana

Fabiana

Fabiana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 3 dezembro 2015 | 07:03

Bom dia

Na OAB também me aconselharam colocar Sociedade Simples Pura, mas meu informativo me respondeu que a diferença das duas Sociedade Simples Pura e Sociedade Simples Ltda, é que na primeira a responsabilidade dos sócios é ilimitada, já na Simples Ltda a responsabilidade ficará limitado a participação de cada sócio.
Então fiquei na dúvida não seria melhor coloca Sociedade simples Ltda?

RAFAEL LAUREANO

Rafael Laureano

Prata DIVISÃO 5, Despachante
há 8 anos Quinta-Feira | 3 dezembro 2015 | 14:35

Fabiana Fabiana

De acordo com o Código Civil as sociedades personificadas são divididas em simples ou empresárias.
Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

§ 1º. A sociedade de advogados adquire personalidade jurídica com o registro aprovado dos seus atos constitutivos no Conselho Seccional da OAB em cuja base territorial tiver sede.

§ 3º. É proibido o registro, nos cartórios de registro civil de pessoas jurídicas e nas juntas comerciais, de sociedade que inclua, entre outras finalidades, a atividades de advocacia.

Confrontando-se o disposto no CC/2002 e o teor do estatuto da OAB, vê-se que as sociedades de advogados possuem natureza de sociedade simples, pois a elas é vedado, dentre outros, o exercício de atividades de caráter mercantil, além do registro nas juntas comerciais, características essenciais para caracterização de uma sociedade empresária. Nesse sentido, leciona Maria Helena Diniz:

Rafael Laureano
Legalização de Empresas
Despachante Documentalista CRDD-RJ
[email protected]
whatsapp 21-9-7560-9976
skype [email protected]
Brunno Henrique de Carvalho Borges

Brunno Henrique de Carvalho Borges

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 8 anos Terça-Feira | 22 março 2016 | 08:19

Nalva,

Entendo. Realmente a RFB/Brasília é complicada. Acho plausível que você vá até a própria RFB para se informar então. Tive casos em que houve a necessidade de insistir para que eles pudessem conferir novamente a documentação e deferir o pedido.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.