x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 17

acessos 20.724

Escrituração Livro Caixa

Levy Lozano Campos

Levy Lozano Campos

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2008 | 08:57

Ola colegas,

Me tirem só uma dúvida: Na escrituração do Livro Caixa de forma manual, no mês em que não houver Receitas e nem Despesas, apenas anotamos o mês na folhas e anotamos no campo Histórico sem movimento e uso uma folha por cada mês ou posso anotar todos os meses que não houve movimento em uma folha só!!
Hoje com a informatização deixamos de fazer manual e me deu um branco diante de uma situação que me ocorreu.
Um abraço a todos.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2008 | 11:19

Bom dia Levy,

Sem entrarmos no mérito da validade de escrituração apenas do Livro Caixa, faça exatamente como mencionou na primeira alternativa, ou seja, no campo "histórico" use a expressão "sem movimento".

Se você usa um programa para escriturar o Livro Caixa, provavelmente este programa acrescentará aos meses em que não houveram movimentos, o saldo anterior, o atual e a expressão acima citada, se não, acrescente você mesmo as referidas informações.

...

Ana Julia Pereira da Silva

Ana Julia Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2008 | 14:31

Eu acho engraçado a escrituração do livro caixa.

Pelo que sei o livro caixa deve conter toda movimentação financeira (caixa e banco) mas é muito comum encontrar programas de contabilidade emitindo o livro de foram errada.

Um certo programa chama de livro caixa a conta caixa. Fiz varias reclamações, mas eles não conseguem entender e aceitar como deve ser o livro caixa.

Alguem conhece um programa de contabilidade que emita o livro caixa de maneira correta?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2008 | 17:54

Boa noite Julia,

Você pode (perfeitamente) usar o Razão da conta "Caixa" para escriturar seu Livro Caixa, desde que registre (também) nesta conta, toda a movimentação bancária da empresa.

Desta maneira, o "Razão Contábil" desta conta espelhará exatamente toda a movimentação do Livro Caixa, e a contrapartida dos lançamentos permitirá que levante Balancetes períodicos.

...

vanderlei melo

Vanderlei Melo

Bronze DIVISÃO 1, Gerente
há 14 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2010 | 13:23

Boa tarde

Minha duvida é se devo escriturar a movimentação do Livro Caixa matriz e Filiais juntas ( ou seja, tudo baseado no CNPJ da Matriz ) ?

Ou cada empresa tem que ter o seu livro caixa ? neste caso matriz o seu , filiais idem ??

A duvida é porque se pensarmos que perante o Simples Federal somamos a Receita Matriz e Filiais , então quem sabe o livro pode ser feito tudo junto.

Grato e No aguardo

Vanderlei Melo

e-mail @Oculto

willian fink

Willian Fink

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2010 | 12:19

Boa tarde tenho uma pergunta que talvez seja relativa a este tópico; refere-se à obrigatoriedade ou não de realizar encerramento de balanço anual para empresas do simples e lucro presumido.

Outra pergunta é sobre poder ou não ainda optar por livro caixa ou resultado se exercio minha chefe diz que agora so se pode escolher pelo regime de exercicio isso está correto?


Nota da Moderação
Mensagem editada por ter sido redigida toda em LETRAS MAIÚSCULAS, o que é contra as Regras do Fórum

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Domingo | 28 fevereiro 2010 | 13:16

Boa tarde Willian,

Leia acerca da obrigação de se promover a contabilidade nas considerações postadas pelo Ricardo C. Gimenez

Afora este, examine os demais tópicos acerca da Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=contabilidade+obrigat%F3ria&sa=Pesquisar&siteurl=www.forumcontabeis.com.br%2Fler_topico.asp%3Fid%3D25432" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link"> Contabilidade Obrigatória no Banco de dados do Fórum.

...

Lydia Cristina

Lydia Cristina

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 10 agosto 2010 | 09:07

Bom dia,

Caros colegas, como faço o lançamento da folha de pagamento no livro caixa? Há como apropriar as despesas com folha, aluguel e etc?
Preciso lançar o livro caixa de uma pessoa física equiparada à pessoa jurídica, cadastrada no CEI. E me informaram que só é preciso fazer o controle de caixa. Ah! alguém sabe o embasamento legal? É necessário a entrega de alguma declaração? Qual o documento legal que uso no registro da receita? Visto que a "empresa" não tem nota fiscal. Todas as despesas devem ser em nome da pessoa física?

Att. Lydia Cristina

Lydia Cristina
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 10 agosto 2010 | 09:16

Lydia Cristina.

Bom dia,

Caros colegas, como faço o lançamento da folha de pagamento no livro caixa? Há como apropriar as despesas com folha, aluguel e etc?
Preciso lançar o livro caixa de uma pessoa física equiparada à pessoa jurídica, cadastrada no CEI. E me informaram que só é preciso fazer o controle de caixa. Ah! alguém sabe o embasamento legal? É necessário a entrega de alguma declaração? Qual o documento legal que uso no registro da receita? Visto que a "empresa" não tem nota fiscal. Todas as despesas devem ser em nome da pessoa física?

Att. Lydia Cristina

Bom dia Lydia.

No livro caixa são lançados os recebimentos e pagamentos ou seja, não há o que se falar em apropriação de receitas e/ou despesas.

Sobre as obrigações das entregas de declarações para PF equiparada a juridicas, faça a pergunta na sala de legislação federal pois lá nossos amigos que dominam o assunto saberão te orientar.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 10 agosto 2010 | 09:28

[code]Saulo, sei que posso perfeitamente fazer isso....

A minha observação foi em relação aos sistemas de contabilidade que trazem o livro caixa e que apenas emitem a conta caixa.
Colocolam termo de abertura, encerramento, porém só listam as despesas e receitas da conta caixa
. não levam em conta a conta banco.

Bom dia. sou novo no forum, mas vi esta questão tão antiga e percebo que não houve manifestação a respeito.

A expressão CAIXA, neste contexto, refere se na verdade a disponibilidades - caixa e bancos.
Notem que a DFC - Demonstração do Fluxo de Caixa, não se refere unicamente ao movimento de caixa, mas a todas disponibilidades. sobre isso IUDICIBUS, Sergio, fez um comentário em um de seus artigos . O autor pontua que em sua opinião ( dele) a DFC deveria ser chamada de Demonstração do fluxo de disponibilçidades, dado a sua abrangência.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Lydia Cristina

Lydia Cristina

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 10 agosto 2010 | 10:40

Bom dia Claudio Rufino,

como sempre tenho você (e alguns outros colegas) como anjo da guarda.. rsrs

Agradeço sua ajuda em mais um dia...

Quanto a sala estarei postando..

Att. Lydia

Lydia Cristina
PAOLA LAZARA DE SOUZA CONCIANI

Paola Lazara de Souza Conciani

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 19:36

estou com duvida na escrituração do livro caixa de um cliente, dentista. as despesas com inss individual sao dedutiveis no meu sistema tem um campo especifico para informar esse valor. mas gostaria de saber se mesmo assim tenho que escriturar a despesa no livro caixa. informando que a conta nao deduz o ir. uma vez que ja é informada em outro campo

Cristiano Nunes

Cristiano Nunes

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 20:24

Prezado Vanderlei,

Vou enviar uma orientação pessoal quanto ao tema abordado o (Livro Caixa) . No entanto, é importante relembrar que o livro caixa é uma tarefa necessária e indíspensável para todas as empresas, inclusive separadamente para cada filial. Mesmo a matriz e as filiais bem estruturadas, que operam com boa margem de lucro e não sofrem problemas de inadimplências de seus respectivos clientes, podem ter sérios problemas se não planejar bem suas entradas e saídas no fluxo de caixa. Sendo assim, a considero de extrema importancia a registro de livro caixa de cada filial separadamente.

Espero ter ajudade de alguma maneira.

Cordialmente

Cristiano Bittencourt
51-9-89407978
Cristiano Nunes

Cristiano Nunes

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 20:32

Prezado Willian,

Com relação a Contabilidade, ressalto que a escrituração e emissão dos relatórios contábeis, bem como o encerramento de balanços são obrigatório para todas as PJ, independentemente do formato tributário, seja a Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real ou Arbitrário e sua regra nos procedimentos contábeis são as mesmaS. Sugiro acompanhar Lei 11.941/09 atualizada.

Espero ter ajudado!

Cordialmente

Cristiano Bittencourt
51-9-89407978
CHARLESON MARTINS RESENDE

Charleson Martins Resende

Bronze DIVISÃO 4, Escriturário(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 14:00

Boa tarde, tenho varios clientes varejistas optantes pelo simples nacional, eles sao tributados no regime de competência, e nao tem como ter o controle de recebimento bancario, pois como se sabe recebem no caixa e depois depositam tudo junto, como lançar no caixa o dinheiro que é depositado na conta bancaria da empresa? Eu estive pensando de criar uma conta de deposito, e lancar estes depositos que entram na conta corrente como uma saida, pois nao vejo outro solucao, visto que nao ha como proceder no regime de caixa e sim no de competencia, onde todas as vendas sao lancadas como a vista, e os depositos bancarios nao se vinculam a elas!
Aguardo e obrigado desde já, pela atenção!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.