Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.369

Saldos iniciais e saldo de caixa elevado

LEONARDO GASPARINI

Leonardo Gasparini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 7 dezembro 2015 | 12:26

Olá pessoal...
Por favor me esclareçam como posso lidar com a seguinte situação.
Empresa do SIMPLES Nacional, de pequeno porte, prestadora de serviços.

Analisando o BP de um futuro cliente, verifiquei dois pontos que me preocupam e confesso que não sei como proceder, pois terei que fazer a escrita contábil a partir de janeiro de 2015 e terei que fazer o Balanço de Abertura. Para tanto, farei os lançamentos dos Saldos Iniciais, aqueles devedores (do Ativo) serão lançados a débito e credoras na conta transitória "Balanço de Abertura". Os saldos das contas de Passivo e PL, lançados a crédito e devedoras na transitória, para ao final, esta estar zerada, como deve ser.


1) O sado final da conta Caixa de 2015 (e que será o inicial de 2016) está elevadíssimo (R$ 25.000,00) e não transparece a realidade, pois não há (não havia) essa quantia toda em caixa. O que aconteceu é que, todo saque da conta Banco era para suprir as necessidades do Caixa, sem que as saídas fossem devidamente contabilizadas como despesa. Algumas que tinham documentos comprobatórios (notas, recibos, etc) foram contabilizadas, mas a grande maioria não foi, o que fatalmente acarretou num valor excessivo em caixa, totalmente irreal.
Nesse caso, penso em diminuir o saldo do Caixa para um valor real (que gira em torno de R$ 2.000,00), contabilizando a diferença como Receita e obviamente sendo esta tributada, pois caso a empresa seja fiscalizada ou auditada, ao não conseguir comprovar o saldo de caixa, seja considerado como omissão de receita (fraude) para pagar menos imposto sobre seu faturamento.
Já adianto que não há mais notas ou recibos de despesas que possam ser lançados, e descarto veementemente a "fabricação" dos mesmos para diminuir o saldo do Caixa. A distribuição de lucros também foi descartada pois o saldo de Lucros Acumulados é muito pequeno.
Como seriam os lançamentos?

2) No Ativo, existe uma conta CREDORA "Amortização do Ativo Diferido", que nem o colega de profissão que elaborou o BP soube me explicar (já que a partir de 2008 o Diferido deixa de existir e a empresa nasceu em 2012), com saldo de R$ 38.000,00 que diminui o Ativo. Como lançar isso? D - Balanço de abertura e C - Amortiz. do Diferido ??

Agradeço a ajuda.

MARCIO

Marcio

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Domingo | 13 dezembro 2015 | 10:13

Olá Leonardo!
Visto que já existe a escrita contábil anterior, você deverá fazer o balanço de abertura inserindo os mesmo saldos iniciais do Balanço Anterior, porém você mediante levantamento físico dos montantes pode solicitar ao empresario que consiga a notas das despesas não lançadas que são necessários para o ajuste do caixa até que se chegue ao montante real em caixa, ou poderá lançar como perdas e quebras de caixa mediante a apresentação de uma ata de reunião autorizando esse lançamento.

com relação ao diferido a alternativa seria mesmo baixar o diferido total e lançar como despesa com amortização/depreciação, explicando o motivo da baixa.

Não vejo porque gerar problema estes ajustes, pois a empresa no SIMPLES NACIONAL não utilizará as despesas para apurar impostos então o fisco não chegará a este nível de confirmação de lançamentos.

Marcio L. Diniz
61-98513-4992
Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 8 anos Domingo | 20 dezembro 2015 | 15:36

Leonardo,

eu vejo da seguinte maneira, você tem que contabilizar o que realmente chega para a contabilidade, se o empresário não enviou a documentação, omitiu a informação é obvio que o Caixa não vai estar realmente como deveria, alias eu vejo que este problema foi criado pelo próprio empresário, eu penso que você não deveria mexer no saldo de caixa, este problema voce tem que passar ao mesmo que vai ter que dar conta dos 25.000,00 reais em caixa com os comprovantes, ou deixar como esta aonde esta o dinheiro quem tem que te dizer é o empresario, você como contador não tem que fazer malabarismo para ajustar uma situação criada pelo empresário, isto e o que penso.....

Gilmar Jesus Mendes
LEONARDO GASPARINI

Leonardo Gasparini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 21 dezembro 2015 | 10:11

Obrigado Márcio e Gilmar.

Realmente nem me passa pela cabeça fazer malabarismos. E sim, a situação foi criada pelo empresário, ao não fornecer documentos que comprovassem as saídas de caixa, fazendo que o mesmo atingisse um patamar elevado e irreal.
Enfim, pensarei a melhor forma de resolver a situação.

KAUÊ DE SOUZA

Kauê de Souza

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 19 maio 2016 | 11:18

Não se tem um lançamento contábil correto para fim de arrumar a situação devido da escrituração contábil que não demonstra realidade patrimonial da entidade.
Devem ser escriturados todos os fatos contábeis ocorridos, os quais devem possuir documentação habil para sua escrituração. Do contrário, tal contabilidade poderá ser desclassificada pelo fisco com consequentemente arbitramento para fins tributários.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.