x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 7.064

Incorporação de empresa e transformação em filial

Eduardo Wilson

Eduardo Wilson

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2015 | 18:13

Prezados (as)

Meu cliente tem 3 empresas, cada uma com um CNPJ diferente. Os quadros societários não são os mesmos nas três empresas, em uma delas aparece a esposa dele, e outra aparece ele e demais pessoas ligadas, porém, no final das contas as três empresas são dele.

O empresário deseja unir estas empresas em uma só raiz de CNPJ. Das três empresas, ele deseja que uma especificamente seja matriz, e as outra duas, filiais desta.

Na prática, temos compra de duas empresas e transformação em filiais. Neste caso, a empresa "matriz" vai "comprar" as "filiais".

Estou com algumas dúvidas, como por exemplo ... devo primeiro criar as filiais no contrato da "matriz" (sociedade que ele deseja que seja matriz) , com os mesmos endereço das "filiais", e depois incorporar estas empresas ? Ou existe alguma maneira de fazer a incorporação e já transformação em filial ?

E quanto à Receita Estadual, neste caso, seria algo como transferir a inscrição do contribuinte para o novo CNPJ ?

Se alguém puder me ajudar, agradeço ... pois não sei muito bem por onde começar.

Muito obrigado pela atenção !

att.
Eduardo Wilson

ALECSANDER KENSI OKASAKI

Alecsander Kensi Okasaki

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 30 agosto 2016 | 11:03

Eduardo e Rodrigo, bom dia.

Estou também com situação semelhante. Observei que há a exigência de um laudo pericial assinado por 3 peritos ou empresa especializada. Para emitir esse laudo precisa estar associado à alguma associação de peritos ou algo do tipo ou basta ser contador em situação regular. Pergunto isso pois sou contador, minha mãe e minha esposa também são, além de ter facilidade em arrumar outros contador que possam assinar.

Como a empresa está numa situação exatamente semelhante à do Eduardo, não haverá problemas de questionamos judiciais pelas partes no futuro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.