x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 21

acessos 14.961

Pós-Graduação em Controladoria. Vamos Discutir?

*** INATIVO ***

*** Inativo ***

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 15 anos Terça-Feira | 26 agosto 2008 | 11:52

Bom dia pessoal,

No final deste ano estarei me formando em Ciências Contábeis, e pretendo no ano que vem ingressar na pós em controladoria.

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse curso: comentários e sugestões de quem já fez, grau do nível de conhecimento alcançado, reconhecimento pelo mercado de trabalho, etc.

Afinal, o investimento é alto (+ ou - R$ 8.000,00) e seria muito frustrante se o curso não atende-se às expectativas ...

Obrigado pela atenção.

Camila Melo Pierazzo

Camila Melo Pierazzo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 26 agosto 2008 | 12:28

Olá Demerval, td bem?!

Olha eu estou concluindo a pós em controladoria e finanças, e eu gostei muito, é bem puxado, quer queira ou não o q vc vê as vezes em um semestre na pós vc vê em um fim de semana, tem q ter bastante dedicação.

Mas eu te dou uma dica, nessa profissão de controler o mercado esta exigindo profissionais alem da formação do MBA também ingles, não sei se vc tem, mas seria uma boa vc já ir pensando nisso.

Espero ter ajudado na sua decisão, qq duvida estou a disposição.

Camila.

Camila Melo
*** INATIVO ***

*** Inativo ***

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 15 anos Terça-Feira | 26 agosto 2008 | 13:19

Oi Camila,

Na verdade eu estou postergando um curso de inglês a tempos, mas agora acho que chegou a hora.

Será que dá para conciliar os dois cursos ao mesmo tempo?

Obrigago pela dica!

DERMEVAL

Camila Melo Pierazzo

Camila Melo Pierazzo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2008 | 12:44

Olá Demerval, td bem?!!

Olha dá pra conciliar sim, uma vez que o MBA é quinzenal e aos finais de semana.

Nessa caso dá pra vc fazer 02x por semana ingles e as aulas de pós aos finais de semana.

Espero ter ajudado.

Camila.

Camila Melo
Ro

Ro

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 15 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2008 | 14:29

Ola Camila e Dermeval,

Também tenho interesse em seguir estudando , e a Pós em controladoria tbm me interessou, Camila, onde vc faz sua Pós?

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
*** INATIVO ***

*** Inativo ***

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2008 | 19:32

Aqui as aulas são semanais, às sextas (noite) e aos sábados (manhã), mas a carga horário acaba ficando a mesma ...

Uma outra coisa que eu queria saber é sobre a Matemática Financeira ... Já tem que estar "afiado" ou na pós o pessoal dá uma relembrada na matéria?

DERMEVAL

Camila Melo Pierazzo

Camila Melo Pierazzo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2008 | 12:25

Ola Demerval.

Oh, nas aulas eles dão uma relembrada bem de leve, mas é o suficiente para voce pode fazer os exercicios em sala.

Como é uma ferramenta muito usada por nós, depois é bom você procurar um curso de matematica financeira com enfase em HP, pq dai vc aprende a matematica financeira com o uso da HP.

Os cursos do SENAC de matematica financeira é muito bom, não tive a oportunidade ainda de faze-lo mas já vi todo o conteudo programatico deles e é muito bom, inclusive uma amiga minha fez e gostou muito.

Aproveitando o gancho do SENAC o ingles lá também é otimo, vale apena.

Camila.

Camila Melo
Camila Melo Pierazzo

Camila Melo Pierazzo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2008 | 12:27

Ola Roseli, td bem?!!

Minha Pós eu fiz no Moura Lacerda aqui em Ribeirão Preto mesmo.

Mas vale a pena o investimento, faça voce não vai se arrepender.

Sem contar os contatos q vc vai passar a ter a partir da pos.

Abraços, Camila.

Camila Melo
Alessandro de Souza Angelico

Alessandro de Souza Angelico

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Suporte
há 15 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2008 | 13:15

Boa tarde Camila.


Curso atualmente o 5º período de Ciências Contábeis no Moura Lacerda e pelos comentários que você fez com outras pessoas achei interessante esta pós graduação. Aproveitando este meu interesse em quais areas um controller em controladoria poderá atuar?

Desde já agradeço a sua atenção.

Alessandro.

*** INATIVO ***

*** Inativo ***

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2008 | 13:22

Oi Camila,

Bem lembrado do Senac!

Hoje mesmo vou procurar me informar sobre os cursos disponibilizados aqui em Bauru.

Oi Alessandro,

Bem pertinente a sua pergunta ... Também tenho interesse em saber as áreas ...

T+

DERMEVAL

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 2 setembro 2008 | 14:02

Alguem saberia me dizer qual a diferença entres MBA em controladoria e Pós graduação em controladoria?
MBA,por ter essa sigla muda em alguma coisa?

grata
tita

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
*** INATIVO ***

*** Inativo ***

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2008 | 09:04

Oi Tita,

Tanto o MBA como a Pós-Graduação são dois cursos de especialização. A diferença é que o MBA é uma terminologia internacional para cursos de especialização na área de negócios, isto é, forma profissionais para a área de business.

T+

DERMEVAL

LuDuque

Luduque

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2008 | 10:58

Aqui na minha cidade, a UFV (Universidade Federal de Viçosa) está oferencendo a pós-graduação em controladoria e finanças. O curso é de 1 ano e meio e o valor está em torno de R$320,00 p/mês.

Eu estou fazendo minha pós em Diagnostico e Gestão Empresarial (tb na UFV), mas tenho interesse nessa área de controladoria ... é uma pena que quando esse curso começou, eu já estava cursando o outro!

Um abraço!

ATT,

Luciano Duque

Cris Azevedo

Cris Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2008 | 14:55

Boa tarde Pessoal, apesar de estar no fórum há algum tempo eu ainda não tinha vindo postar no Canal Acadêmico.

Bem, lí sobre as dúvidas relacionadas a Pós e ao MBA e posso dizer de carteirinha (tanto por já ter feito 03 MBAs) como hoje que sou professora no MBA em Contabilidade e Controladoria, dando aula de várias disciplinas é que as vezes o aluno se decepciona com a pós graduação, por imaginar que o curso vai dar ênfase prática para engatar sua profissão.

Vale lembrar que a pós graduação é uma extensão universitária, ou seja, o cunho científico se acentua. Logo exige-se do aluno mais dedicação em horas de estudo, leitura, etc.

Os conhecimentos irão se aprofundar no tema que se busca, exemplo: MBA EM CONTROLADORIA - a ênfase será em contabilidade avançada, gestão e tributos - a participação do aluno é componente indispensável para o sucesso do curso. E os efeitos dele, ficam nítidos na carreira não apenas como título, mas com o enriquecimento do profissional, pois o torna muito mais eficiente.

Animo todos a estudarem sempre. A contabilidade é uma deliciosa ciência infinita... tem sempre algo a aprender e no mais o que precisarem contem comigo.

Abraços

Cris

*** INATIVO ***

*** Inativo ***

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2008 | 13:40

Oi Cris, tudo bem?

Primeiramente quero agradecer por colaborar com a nossa discussão. Com certeza irei considerar suas opiniões quando resolver fazer meu MBA.

Agora me diga uma coisa: Como fica o tema de um trabalho de conclusão de curso no MBA? O aluno é obrigado a seguir uma linha de pesquisa imposta pela instituição ou o tema é livre?

T+

Dermeval

Heliane Silva

Heliane Silva

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 15 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2008 | 14:51

Oi gente... adorei a discussão de vocês e resolvi particiar...
Bom eu sou formada em Noramal Superior (Professora), mais assim que me formei comecei a trabalhar em um escritório de contabilidade e me apaixonei pelo departamento Fiscal. No próximo ano pretendo iniciar uma Pós, MBA em Finanças e Controladoria ou Gestão de Tributos. Alguem que já tenha feito algum desses cursos poderia me dizer se por eu ter me formado em outra área (digamos bastante distinta rsrsr), tenho possibilidade de aproveitar bem o curso??? Tenho medo de começar e encontrar muitas dificuldades para acompanhar a grade...

Obrigada!
Heliane

Djalma da Silva Matos Junior

Djalma da Silva Matos Junior

Iniciante DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 11:41

Olá caro Demeval, estou fazendo o curso de controladoria e auditoria pela Universidade Estadual do Piauí, todos os professores são Msc., mais o que mais me chamou a atenção, foram as possibilidades e a necessidade de profissionais no Mercado, então vc devo observar qual nicho de mercado vc quer atingir, no meu caso vou pra área pública, e não me arrependo da escolha, aja vista, que meu escritório prestará serviços especializados nestas áreas, além de perícia e tributária que tem parceiros responsáveis por estes campos de atuação.

Uma outra dica, é que no setor público existe um corporativismo muito forte, e não é fácil entrar, porem depois que entra é bastante satisfatório.

Djalma da Silva Matos Junior

Djalma da Silva Matos Junior

Iniciante DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 11:47

Heliane Silva
O questionamento que vc levanta é muito oportuno, aja vista, que o MBA que vc escolheu requer conhecimentos na área ou no minimo muita superação de sua parte, sua dedicação deverá ser muito maior que das pessoas que são de formação na área. Tivemos muitas desistencias em nossa turma por esse motivo, então tenha uma boa sorte.

Vania

Vania

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 14:53

Oi pessoal

Tem algo a acrescentar, fiz pós de Controladoria na Puc Campinas, gostei do curso.
Temos de pensar que a pós graduação não é igual a graduação, na graduação os professores explicam, te orientam, na pós o professor dá o caminho a ser seguido, vai do interesse de cada aluno se apromorar o não sobre o assunto....

LuDuque

Luduque

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2008 | 14:37

Dermeval

Aqui na UFV, o tema para o trabalho de conclusão do MBA é livre, logicamente, dentro dos parametros de assuntos estudados e relacionados ao curso. Muitos escolhem continuar a monografia feita graduação.

Eu ainda não decidi qual o tema irei abordar em meu trabalho final, mas estou pensando em fazer sobre "Gestão de
Competências em RH"!!!


Um abraço,

Luciano Duque

Cris Azevedo

Cris Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 13 julho 2009 | 09:31

Oi Dermeval bom dia meu amigo, desejo uma boa semana prá ti. Desculpe demorar em responder vc, é que a vida de professora não é brincadeira rrs.

A monografia no final do curso de pós - MBA é livre como na graduação, obedecendo aos critérios do curso que vc está fazendo. Exemplo: MBA EM CUSTOS E CONTROLADORIA, então a monografia fica em torno de tudo que envolve custos e controladoria, ou seja, as disciplinas que se estudou durante o curso.

Vai seguir as mesmas regras da graduação, nas aulas que dou como minha disciplina não é a metodologia científica, mas se meus alunos escolhem a disciplina perícia por exemplo, sou eu a professora que os orienta em parceria com o professor de custos.

Se tiver alguma dúvida que eu possa te ajudar, para ter sua resposta mais rápida pode me enviar um e-mail rs... um grande abraço.

Cris

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.