x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 11.963

Contabilizar Locação de materiais

José Antonio dos Santos

José Antonio dos Santos

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2008 | 16:40

Prezados,

Trabalho em uma empresa de iluminação e decoração Natalina,

Os materiais que são comprados pela empresa são objeto de locação, portanto como configura estes materiais no ativo da empresa?
Como tenho que proceder na saída e retorno destes materiais do estoque?

Não entendi como calcular o custo desta operação uma vez que a mesma não se adequa ao método do CMV.

Ou seja, tenho um custo na aquisição da mercadoria, porem a sua saida não corresponde a uma operação de venda normal, ela retorna para o estoque e depois sai novamente para outro cliente...

Estou muito confuso.


Desde já agradeço a colaboração de todos.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2008 | 16:52

Boa tarde José,

Exatamente, você precisa registrar todos equipamentos de locação no ativo imobilizado, o retorno e saida será acobertado por uma nota fiscal de remessa e retorno de mercadorias, não há que se falar em CMV e sim em custo dos serviços prestados. Portando esta empresa emitira nota fiscal de serviços de locação. Agora se ela quiser comercializar também, você pode adicionar a atividade do comércio na empresa e os materiais, equipamentos ou mercadorias que forem ser comercializadas, aí sim, deve ser feita entrada no estoque como compra de mercadoria para revenda e ser emitido nota fiscal de vendas. Neste caso você terá sim o CMV e o Custo dos serviços prestados.

Bom trabalho......

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
ANA SOZINHO

Ana Sozinho

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 17:28

Olá,

Tenho uma empresa que fez a locação de um equipamento e recebi uma NF de remessa com valor, como fazer a contabilização desta NF no ativo imobilizado?

D- Equipamento Locados
C- ????

R$ 40.000,00

Por favor um Help.

A parte dos serviços já acertei, tranquilo, mas esta entrada não sei como, pois o valor não e pago, somente o da locaçção mensal.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.