Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 768

Balanço de Encerramento de Empresa

Ana Lucia

Ana Lucia

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2016 | 08:46

Bom dia,

Pela primeira vez estou fazendo o encerramento de uma empresa com saldo no passivo. A empresa está sem exercer suas atividades há alguns anos e os sócios vinham injetando dinheiro para quitar um parcelamento de dívida tributária, que chegou ao fim, e agora restou no passivo um saldo de empréstimo dos sócios.
Fui orientada pela empresa que me presta consultoria contábil/tributária que os sócios deveriam formalizar o perdão da dívida e oferecer a receita para tributação (IR/CSLL) antes do encerramento. Porém, a advogada da empresa orientou os sócios a encerrarem a empresa com o passivo e nomear um sócio como liquidante.

Nesse caso, tenho dúvida quanto aos lançamentos que devem ser feitos no Balanço de Encerramento.

Após encerrar o resultado do período, tenho os seguintes saldos nas contas patrimoniais:

Banco - R$ 100,00
Empréstimos do sócio A - R$ 50.000,00
Empréstimos do sócio B - R$ 80.000,00
Capital Social - R$ 250.000,00
Prejuízo Acumulado - (379.900,00)

Quais deveriam ser exatamente os lançamentos do Balanço de Encerramento dessa empresa?

Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.