Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 813

Escrituração

CLAUDEMIR ANTONIO BROLIATTO

Claudemir Antonio Broliatto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 1 setembro 2008 | 21:22

Boa noite. Desde março estou com a contabilidade de uma empresa tributada pelo lucro real a qual o contador anterior deixou algumas contas com problemas e por isso peço a ajuda de vcs do fórum.

1- A conta clientes está com um valor muito maior do que o real pq nunca foi dado baixa de protestos e clientes que por algum motivo não pagaram. Pergunto: Como devo fazer para acertar esta conta?? Posso lançar como despesas de dev duvidosos??

2-Existem parcelamento de impostos, tipo PAES e outros, porém também nunca foram corrigidos e estão com um valor muito mas muito inferior mesmo ao real. Pergunto: Posso lançar em despesas?? Se puder qual a conta???

3- Posso fazer uma provisão mensal de devedores duvidosos???

Desde já agradeço a habitual presteza de todos.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 2 setembro 2008 | 10:01

Bom dia Claudemir,

Em casos como esse, o contador deve fazer uma auditoria e fazer um mapa registrando as condições iniciais de todas as contas do Ativo e Passivo. Tentar conciliar todos os saldos das contas à receber, compensar, do imobilizado, as depreciações, os fornecedores e clientes, os impostos à recolher, contas a pagar, enfim, você precisa saber a real situação de todos os saldos encontrados o ultimo balanço fechado desta empresa. Avaliar também a forma que este empresário controla suas contas, os documentos que ele fornece para o contador se estão corretos e pedir todos os extratos bancários para que você possa conferir os saldos na contabilidade. à partir daí sim, você irá mostrar à ele como está a situação da empresa dele, e corrigir estes saldos para que você possa dar sequência de uma forma coordenada.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 2 setembro 2008 | 10:07

.......complementando, avalie com maior precisão as contas de clientes e parcelamentos, acerte os saldos e caso gere despesas ofereça ao fisco como indedutíveis par que não tenha problemas de glosa destes valores....

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.