x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.023

Estoque para microempresas e empresas de pequeno porte

Dayane da Silva

Dayane da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2016 | 13:56

Boa tarde

Tenho uma dúvida de como fazer as notas explicativas referente ao estoque de microempresas e empresas de pequeno porte. Pois na ITG 1000 diz que o estoque pode ser apurado por PEPS ou pelo método de custo ponderado. Porém aqui onde trabalho, os clientes não fazer a relação de estoque por nenhum desses métodos, ou simplesmente não fazem por não querer. Então neste caso, usamos uma normativa do estado de Santa Catarina, que fixa o percentual de lucro sobre cada atividade.

Então eis minha questão, nas notas explicativas, posso explicar que utilizamos dessa normativa para fazer o estoque?

Desde já agradeço a colaboração.

Jorge Fernandes

Jorge Fernandes

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2016 | 15:01

Dayane.

Segundo lei federal só pode ser utilizado o PEPS ou Media ponderada, como um estado pode ser superior a uma legislação federal ? Acredito que há algum equivoco neste quesito.

O trabalho renova e engrandece a alma.
Dayane da Silva

Dayane da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2016 | 15:09

Jorge

E quando o cliente não utiliza nenhuma destas opções, como proceder?
Pois é isso que acontece com os meus clientes, eles não possuem controle de estoque, por isso usamos essa normativa (ORDEM DE SERVIÇO NORMATIVA N° 1/71, de 09.09.71).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.