x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 14.073

Custo do Produto Vendido...

Carolina Rocha

Carolina Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2008 | 08:12

Bom Dia a todos,

Gostaria de esclarecer uma dúvida que se abateu sobre a minha pessoa...rs
Comecei agora a fazer a contabilidade de uma industria, e até o momento estava tudo indo certo, até o momento em que tive que fazer o fechamento do exercicio.
Eu simplesmente não achei no meu plano de contas a conta de "Custo do Produto Vendido", procurei em livros pra saber como ela se encaixaria e nos livros essa conta fica em "Contas de Apuração de Resultado", o que seria uma conta de "Despesa"? Alguém poderia me dizer em que parte da despesa eu poderia inserir essa conta, a nomenclatura seria essa mesmo? qual seria o titulo e o subtitulo para encaixa-la... visto que essa conta irá para o DRE.

Desde já agradeço a atenção... esse fórum é uma luz para os iniciantes,

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2008 | 11:09

Bom dia Carolina,

A conta "Custo do Produto Vendido" como o próprio nome sugere, não é, nem deve estar inserida no grupo de Despesas, haja vista que se trata de custos.

Se tivéssemos que mentalizar uma regra simples que nos permita diferenciar custos e despesas, eu diria que devemos registrar como custo o valor dos produtos, mercadorias ou serviços que vamos vender, ou seja quanto nos custou aquilo que será nossa receita. Por outro lado, registramos como despesas os gastos necessários a manutenção da empresa, independentemente de suas receitas.

Clique aqui para ler mais acerca do assunto. Neste artigo foi publicado inclusive um Plano de Contas básico.

Se persistirem dúvidas, entre em contato.

...

Carolina Rocha

Carolina Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2008 | 11:23

Bom Dia Saulo,

Na verdade eu to cursando contabéis e já tive a matéria Contabilidade de custos... a parte teorica tenho toda em mente... meu maior problema foi passar pra prática mesmo...
Sendo assim, vou reformular minha dúvida...

Quando a empresa faz a compra de MP e ME, por exemplo, essa conta vai pro Estoque no Ativo...
D-MP(AC)-1.000,00
C-Caixa/Bco/Fornecedores(AC/AC/PC)-1.000,00
Os custos referente a produção como por exemplo, salários do pessoal da produção... vai pra conta de custo...
D-Salários(CUSTO)-415,00
C-Cx/Bco-415,00
Quando o produto é finalizado(foram utilizados todo o Material) todas as contas de custo e o estoque formam o Estoque de Produtos Acabados, sendo assim:
D-EPA(Estoque de Produtos Acabados) (AC) - 1.415,00
C-MP(AC) - 1.000,00
C-Salários - 415,00

Quando todo o estoque do produto é vendido...
D-Custo do Produto Vendido(Custo) - 1.415,00
C-EPA(AC) - 1.415,00
A minha dúvida está justamente nessa ultima parte...

O meu plano de contas tem +/- assim:

Custos Operacionais
-Custo Industrial
*Compras a vista
-> Materia P a vista
*Compras a prazo
-> Materia P a prazo
*Outros Custos
-> Agua
-> Luz
*Custos c/ Pessoal
-> Salarios
-> Férias


O que vai pra Estoque de Produtos Acabados é só o estoque de Materia Prima e de Embalagem... e os salarios eu deixo onde está?

Desculpe se ficou confuso... mas se não entendeu, eu posso reexplicar minha dúvida...rsss


Agradeço... esse forum é bom d+, o pessoal contribue bastante para o enriquecimento do acervo.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2008 | 11:40

Bom dia Carolina,

Por "Produto acabado" você deve entender "produto final".

Para chegar ao produto final, você já utilizou a matéria-prima, o material secundário, a embalagem e a mão-de-obra para elaboração deste.

Há que se ter em conta ainda todos os custos indiretos.

...

Carolina Rocha

Carolina Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2008 | 12:06

Isso... entendi!

Já consegui me entender... na verdade a conta de Estoque de Produtos Acabados só é utilizada se no fechamento do exercicio tiver alguma coisa em estoque... como a empresa produziu e vendeu tudo eu vou lançar do estoque de materia prima e de embalagem para a conta de custo.

D-MP(AC)
C-ME (Conta Custo)
______________________
D-ME(AC)
C-MP(Conta Custo)

Obrigada Saulo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.