x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 2.824

DBE sem certificado/alteração do contador responsável

Rafael de Souza

Rafael de Souza

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2016 | 09:14

Bom dia, colegas!

Estou abrindo um escritório contábil, já possuo alguns clientes e tenho a seguinte dúvida: quais são os órgãos que devo informar a transferência do contador responsável? A maioria dos meus clientes não possuem certificação digital, como devo proceder para realizar o DBE?

Obrigado!

FERNANDA FERREIRA

Fernanda Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2016 | 16:58

Boa tarde Rafael de Souza,

Sua pergunta: "quais são os órgãos que devo informar a transferência do contador responsável? "
R= Apenas o Estado se o cliente possui atividade de comercio ou Município se o cliente possui atividade de serviço.
Aqui no Paraná não existe a necessidade de informar a Receita Federal da troca de contador, esse procedimento pode ser feito na próxima alteração contratual do seu cliente.
No caso de não possuir certificado digital é só transmitir o DBE, assinar, reconhecer firma e protocolar na RFB.




Abs,

FERNANDA FERREIRA DA SILVA

“Duas coisas só me deu o Destino: uns livros de contabilidade e o dom de sonhar.”
Fernando Pessoa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.