x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 604

Contrato Social

Jader Silvestrin

Jader Silvestrin

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2016 | 11:32

Bom dia a todos!

Participei de uma licitação e conferindo a documentação da empresa concorrente, o Contrato Social estava descrito na parte de administração dos sócios!

Que os sócios deveriam assinar em conjunto e que para outorgarem poderes a procuração deveria ter data de vencimento.

Na procuração do meu concorrente não tinha a data do vencimento da mesma!

Minha pergunta seria: Qual a importância dessa informação constar em uma procuração. Pois a licitação ocorreu no dia 01/02/2016 e a data da procuração assinada no dia 29/01/2016. Portanto, ele não poderia representar a empresa!

Está correto meu raciocínio?

Obrigado pessoal!

lucas paes

Lucas Paes

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Processos
há 8 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2016 | 12:33

Bom Dia Jader Silvestrin,
se não houver prazo determinado na procuração, para que ela não possa mais gerar os seus efeitos, ela é vitalícia.
Você Tem que verificar se na procuração , que passou, há data prevista para que a mesma se extinga. Se havia data definida, ou seja, dizendo, claramente, ...esta procuração tem validade até a data de ..... Se não houver, ela tem duração vitalícia.
espero ter ajudado!

Lucas Paes
fone (69) 99216-4983


- Seus clientes menos satisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.
Jader Silvestrin

Jader Silvestrin

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2016 | 13:43

Lucas, obrigado pela mensagem, porém discordo.

Uma simples procuração particular (não publica) não pode ser vitalícia. na minha opinião. No caso deveria constar o prazo de validade da mesma, não acha?


Att.



Andreia

Andreia

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2016 | 16:22

Não existe nenhum ato legal de meu conhecimento informando a data de validade de uma procuração independente de ser pública ou particular normalmente órgãos públicos exigem procuração com validade de 6 meses, 1 ano, cada um segue uma regra de regimento interno.


Por que não poderia representa-lo se a procuração estava datada em 29/01/2016 e concorrência ocorreu em 01/02/2016?

Mas é melhor verificar junto ao órgão licitador, assim conseguirá esclarecer melhor.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.