x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 762

Multa por ñ entrega da dasn e nf eletronica (MEI)

andre luiz

Andre Luiz

Iniciante DIVISÃO 1, Faturista
há 8 anos Quinta-Feira | 11 fevereiro 2016 | 14:51

boa tarde, me tirem uma duvida por favor,
tenho um cliente que ñ declarou a DASN (simples nacional) , ele abriu a empresa em 2013, porem ñ houve movimentação desde então, sei que ele deveria ter declarado mesmo com valores zerados, minha duvida é com relação ao valor da multa que ira ocorrer ref ao ano de 2013 e 2014 ñ declarados...alguem saberia me dizer,
outra coisa, ele ñ pediu a liberação p emissão de nf, como proceder nesse caso?...o ñ pagamento dessa multa ira barrar a liberação da emissão dessas notas?

Fernanda Medeiros

Fernanda Medeiros

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 11 fevereiro 2016 | 14:56

Ola boa tarde,

Você deverá declarar mesmo que zerado os valores de 2013 e 2014, na hora da declaração automaticamente já vai te dar a opção para impressão da multa por atraso da declaração que senão me engano é de R$ 25,00. Agora com relação a solicitação da nota nada impedirá, deverá ser solicitado na prefeitura a emissão da Nota Fiscal Avulsa.

Fernanda Medeiros
Contadora
CRC/DF 026578
" Se o tempo envelhecer o seu corpo mas não envelhecer a sua emoção, você será sempre feliz. "
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 15 fevereiro 2016 | 10:50

Andre Luiz
Bom dia!

A DASN-SIMEI deverá ser entregue até o último dia de maio de cada ano e conterá tão-somente.

O MEI que deixar de apresentar a DASN-SIMEI ou que a apresentar com incorreções ou omissões ou, ainda, que a apresentar fora do prazo fixado, será intimado a apresentá-la ou a prestar esclarecimentos, conforme o caso, no prazo estipulado pela autoridade fiscal, e sujeitar-se-á a multa:

- de 2% (dois por cento) ao mês-calendário ou fração, incidentes sobre o montante dos tributos declarados na DASN-SIMEI, ainda que integralmente pago, no caso de falta de entrega da declaração ou entrega após o prazo, limitada a 20% (vinte por cento), observada a multa mínima de R$ 50,00 (cinquenta reais);
- de R$ 100,00 (cem reais) para cada grupo de 10 (dez) informações incorretas ou omitidas.

As multas serão reduzidas (observada a aplicação da multa mínima):
- à metade, quando a declaração for apresentada após o prazo, mas antes de qualquer procedimento de ofício;
- a 75% (setenta e cinco por cento), se houver a apresentação da declaração no prazo fixado em intimação.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.