x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 1.421

dúvidas diversas de um futuro empresário

Fabio N. Fonseca

Fabio N. Fonseca

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a) Automação
há 15 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 18:04

saudações á todos!

bom,
daqui á uns 2~3 anos eu vou meter a cara no mundo corporativo e por isso já estou montando meu plano de negócios. porém, tem alguns pontos nele que me geram dúvidas, as quais eu preciso de uma segunda opinião.

eu pretendo montar uma empresa de T.I., que vai funcionar da seguinte maneira:

- em um imóvel vai funcionar a loja de hardware, a assistência técnica e a recarga de toners/cartuchos
- pretendo alugar três imóveis e neles instalar lan-houses
- quero ainda montar uma sorveteria. bom... ela não tem nada a ver com informática mas é um ramo de mercado muito fraco na região onde pretendo me instalar portanto quero explorar esta área de mercado também
- no futuro, pretendo integrar ao "grupo" uma agência de eventos de um amigo meu (que não possui registro)

perguntas:

1 - pra cada um destes negócios, eu preciso de um CPNJ, certo? bom... posso dizer que a minha assistência/loja é minha matriz e as demais (lan houses, sorveteria e agência) são filiais?

2 - é obrigatório ter um mínimo X de capital social? posso entrar com um capital de... por exemplo... R$ 1,00?

3 - se eu cobrar um capital do meu amigo p/ ele integrar com a agência dele ao meu controle e injetar esse dinheiro na empresa eu preciso pagar imposto de renda? (ele não quer envolver o nome dele no contrato social)

4 - imaginem que eu quero "vender" um computador da minha loja pra sorveteria. posso fazer isto á R$ 0,00?

5 - se a minha sorveteria ficar 6 meses fechada, eu terei despesas fiscais? (sem considerar despesas com depreciação, máquinas paradas, etc.)

6 - imaginem que todas estas empresas do meu "grupo" estão todas inscritas no SIMPLES. bom, se o faturamento de todas elas superar o limite estipulado pelo simples eu vou ter de mudar de faixa?!?

7 - como engenheiro, eu não posso abrir uma clínica de fisioterapia (por exemplo), mas minha empresa pode ser sócia-acionista de uma criada por um médico. certo?

bom, eu tinha mais dúvidas que eu já solucionei pesquisando por aqui mesmo. estas perguntas ou eu não encontrei coisa semelhante o suficiente ou não achei resposta (ou não procurei direito :( )

bom, obrigado!

celso  siqueira

Celso Siqueira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 15:21

Caro Fábio !
Concordo PLENAMENTE com a Beatriz.
Com um profissional da área contábil, em sua cidade , para esclarecer todas essas dúvidas, você obterá melhores resultados, visto que , as suas indagações são muitas e requer um atendimento personalizado.

Fabio N. Fonseca

Fabio N. Fonseca

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a) Automação
há 15 anos Sábado | 13 setembro 2008 | 15:00

olá

bom... eu agradeço a paciência e a sugestão de vocês. eu pretendo contratar alguns contadores quando minha empresa estiver operando justamente pra eles cuidarem destes assuntos.


mas eu ainda tenho uma pequena dúvida, que gostaria muito que vcs me dessem alguma sugestão sobre ela:

pra registrar uma empresa é preciso ter o ponto comercial definido, mas pra ter o ponto comercial é preciso estar feito contrato de aluguel comercial. bom.... como eu posso fazer contratos sem ter CPNJ?!? contratos temporários? posso fazer um contrato de, no caso, 6 meses e depois renová-lo mas com o CNPJ da minha empresa? terei de alugar o ponto comercial no meu nome (com meu CPF) e depois repassá-lo á pessoa jurídica?

obrigado.

CARLOS MAGNO DA ROCHA BORGES
Articulista

Carlos Magno da Rocha Borges

Articulista , Proprietário(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 12:33

Resposta a seguir:

eu pretendo montar uma empresa de T.I., que vai funcionar da seguinte maneira:

1 - pra cada um destes negócios, eu preciso de um CPNJ, certo? bom... posso dizer que a minha assistência/loja é minha matriz e as demais (lan houses, sorveteria e agência) são filiais?

Pode montar uma matriz e colocar todas as atividades no CNae da matriz, bem como nos das filiais, observando que LAN e Cyber, em algumas cidades tem legislação própria e necessitam de autorização do juizado da infância e da juventude e não podem estar próximo a escolas, possuindo controle de acesso dos usuários.

2 - é obrigatório ter um mínimo X de capital social? posso entrar com um capital de... por exemplo... R$ 1,00?

Sim pode, desde que tudo que vier a montar tiver seus custos a serem pagos posteriormente. Agora se custos iniciais existirem, precisará fazer frente aos mesmos, dai o capital social existe para isso, mas afirmo que pode começar com capital que falou.

3 - se eu cobrar um capital do meu amigo p/ ele integrar com a agência dele ao meu controle e injetar esse dinheiro na empresa eu preciso pagar imposto de renda? (ele não quer envolver o nome dele no contrato social)

Olha só, essa atividade impede a opção no Simples Nacional entretanto pode ser montada empresa a parte. Na verdade ele irá integralizar como você capital e a gestão, neste aspecto, deve ficar com aquele que possue capacitação profissional e registro no órgão de classe competente. Agencia de publicidade é atividade de publicitário, administrado com formação em marketing ou publicitário. Todas profissões regulamentadas e a emrpesa deverá ter seu registro no órgão compentente.

4 - imaginem que eu quero "vender" um computador da minha loja pra sorveteria. posso fazer isto á R$ 0,00?

Você pode até nem vender, mas os impostos sobre o preço médio de venda deve ser pago, pois o fisco ao dar a você a condição do crédito exige o débito que vem com o recolhimento do imposto. Mesmo doações são tributadas.

5 - se a minha sorveteria ficar 6 meses fechada, eu terei despesas fiscais? (sem considerar despesas com depreciação, máquinas paradas, etc.)

6 - imaginem que todas estas empresas do meu "grupo" estão todas inscritas no SIMPLES. bom, se o faturamento de todas elas superar o limite estipulado pelo simples eu vou ter de mudar de faixa?!?

Todas desenquadram.

7 - como engenheiro, eu não posso abrir uma clínica de fisioterapia (por exemplo), mas minha empresa pode ser sócia-acionista de uma criada por um médico. certo?

Pode, mas a gestão do negócio é do seu sócio legalmente habilitado, você apenas participa nos lucrose prejuízos.

bom, eu tinha mais dúvidas que eu já solucionei pesquisando por aqui mesmo. estas perguntas ou eu não encontrei coisa semelhante o suficiente ou não achei resposta (ou não procurei direito :( )

bom, obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.