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FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

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Contabilização

Cleide Machado

Cleide Machado

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 14:35

Boa tarde a todos! Faço o contábil aqui no escritório onde trabalho, porém os lançamentos já estão parametrizados, quando puxei um balanço de uma determinada empresa o ativo e o passivo não estão batendo, a diferença é o total das notas de entrada, que é R$ 2.824,36. No meu sistema conforme é lançada a nota no fiscal ela vem integrada para o contábil. Não estou conseguindo entender esse erro, será que tem a ver com o modo que está sendo lançado e integrado? No contábil o lançamento esta da seguinte forma:
D - Estoque de mercadorias (AC)
C - Caixa (AC)

É como se o estoque continuasse sempre lá e não vendesse, sendo que as vendas também aparecem, mais o estoque não abate.

Está correto?
Desde já agradeço.

Cleide.

Cleide Machado
Assistente Fiscal
J. Maia Contabilidade
Jean Ramos

Jean Ramos

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 14:50

Boa tarde Cleide,
Há de se levar em consideração muitas variáveis para que alguém possa ajudá-la.
Primeiramente sugiro que veja nessa parametrização como estão sendo feitos todos os lançamentos e não somente ao qual foi por ti referido à cima! esse lançamento está indicando que houve uma compra a vista, mas ele só pode ser feito desta maneira se a empresa for optante do simples, mesmo assim sugiro que veja um tópico específico relacionado a essa questão.
Quanto a diferença no balanço, analise primeiramente se o software que você está usando não está gerando um relatório analítico sem antes fazer o fechamento, ou seja, nesse caso alguns sistemas geram essa diferença por que o resultado do exercício (ainda não zerado) ainda não está contabilizado junto ao resultado do exercício, no passivo, mais especificamente no patrimônio líquido.

Att.

"Se sabe, ensina. Se não sabe, aprende".
REGINALDO TEIXEIRA DA SILVA

Reginaldo Teixeira da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 16:19

Prezados Senhores,

Meu cliente tem um contrato com um Banco ref. a um financiamento de Máquinas e Equipamentos que nos pagamentos mensais das parcelas quando feito até o dia do vencimento recebe um Bônus de Adimplência.

Tenho dúvida sobre qual tratamento pode ser dado para esse Bônus.

Constitui algum tipo de receita ou ganho ou devo simplesmente desconsidera-lo apenas deduzindo-o do valor do encargo financeiro do mês?


Grato pela atenção.

Jean Ramos

Jean Ramos

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 17:54

Olá Reginaldo,
De acordo com o princípio contábil da Oportunidade de maneira alguma é conveniente abrir mão de fazer lançamentos, bem como ignorar qualquer fato contábil que ocorra na empresa, uma vez que o desconto obtido vai aumentar o resultado, o ganho por parte do quadro societário da, e consequentemente afetará o resultado para fins de tributação.
No caso deve-se contabilizar em contas de resultado como receita.


Att.

"Se sabe, ensina. Se não sabe, aprende".
MANOEL RAIMUNDO DE ANDRADE NETO

Manoel Raimundo de Andrade Neto

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 14:48

Boa Tarde

Tenho uma Dúvida no lançamento contábil:

Sendo uma Empresa "MEI" Simples Nacional

No recolhimento do INSS, deve ser informado na SEFIP, a compensação de 17% ficando apenas o recolhimento para o empregador 3%.

Salário R$ 800,00

Lançamentos Corretos:

D - Despesas Salário...............R$ 800,00
C - Salários a Pagar.................R$ 736,00
C - Inss a Pagar......................R$ 64,00

D - Inss a Pagar.......................R$ 64,00
D - Inss a Pagar Empresa 20%..R$ 160,00
C - Inss a Recuperar ................R$ 136,00 (Compensação 17%)

Lançamentos com Dúvida

D - Inss a Recuperar.....R$ 136,00
C - ????????????............R$ 136,00 (Qual conta para zerar o Inss a Recuperar?)



Atenciosamente

"Reconheçam seus ERROS que suas VIRTUDES, o TEMPO reconhecerá" mran
Leonardo Silva

Leonardo Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 23:37

Gostaria de saber como devo proceder para contabilizar remessa para teste. Quando a empresa envia uma equipamento para teste

Contador Leonardo
REGINALDO TEIXEIRA DA SILVA

Reginaldo Teixeira da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 21 janeiro 2012 | 19:54

Boa tarde Jean Marcel,

Muito obrigado pelos esclarecimentos gentilmente prestados.
Quanto ao lançamento contábil, suponho que poderia ser o seguinte:

D - Empréstimos e Financiamentos Bancários

C - Outras Receitas - Bônus de Adimplência

Visto que no título debitado já se encontra registrado além do principal, os encargos financeiros da operação.


Reginaldo Teixeira
@Oculto

Sandra Cristina Ferreira da Silva Souza

Sandra Cristina Ferreira da Silva Souza

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 22 janeiro 2012 | 13:53

Olá Pessoal,

Desculpem-me se postei o tópico errado. A minha dúvida é a seguinte: Como contabilizar juros num empréstimo bancários?

Exemplo:
Valor do empréstimo em conta corrente: R$ 50.000,00
Valor do Contrato: R$ 71.966,70
Pagto em 24 parcelas fixas de R$ 2.998,61

Já fiz os cálculos das parcelas do empréstimo, onde separei o valor de juros e amortização, a minha dúvida é como contabilizar o valor referente aos encargos financeiros.

Agradeço a ajuda!
Abraços,
Sandra

REGINALDO TEIXEIRA DA SILVA

Reginaldo Teixeira da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 22 janeiro 2012 | 19:13

Boa tarde Leonardo,

A remessa desse equipamento constitui uma operação apenas fiscal, onde haverá a entrada pelo retorno do equipamento.

Para registrar essas operações você utiliza o grupo de contas de Compensação Ativa e Passiva. Para sua leitura segue um link como fonte inicial de pesquisa:

http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/contascompens.htm

Espero ter ajudado.


Reginaldo Teixeira
@Oculto

REGINALDO TEIXEIRA DA SILVA

Reginaldo Teixeira da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 22 janeiro 2012 | 21:06

Olá Sandra,

Segue exemplos que servirão de esclarecimentos de sua dúvida:

Lançamentos contábeis:

- Inicialmente registrando tudo no PNC (opcional)
D) Banco X
C) Empréstimos Bancários - Banco X - PNC

D) Juros a Incorrer - PNC
C) Empréstimos Bancários - Banco X - PNC

- Deslocando do PNC para o PC:
D) Empréstimos Bancários - Banco X - PNC
C) Empréstimos Bancários - Banco X - PC

D) Juros a Incorrer - PC
C) Juros a Incorrer - PNC

- Registro mensal das despesas com juros:
D) Juros Passivos
C) Juros a Incorrer - PC

- Pagamento das parcelas
D) Empréstimos Bancários - Banco X - PC
C) Banco X


Legendas:
PC: Passivo Circulante
PNC: Passivo Não Circulante

Quanto ao registro inicial do contrato direto no Passivo Não Circulante é opcional, pois poderá segregar de imediato o que cabe ao Circulante e ao Não Circulante, inclusive relativamente aos encargos financeiros.

Vale lembra-la também que cada contrato possui sua forma de amortização, SAC ou PRICE, o que muda os valores mensais tanto do principal como o de juros, não opte por considerar valor fixo de encargos para a apropriação dois juros mensais, encontrado pela divisão do montante depois juros pela quantidade de parcelas.

REGINALDO TEIXEIRA DA SILVA

Reginaldo Teixeira da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 22 janeiro 2012 | 21:15

Sandra, desculpe os erros de grafia, pois estava redigindo a mensagem direto do smartphone.

retificando:
"... pela divisão do montante dos juros pela quantidade de parcelas."

Importante citar também que as rubricas contábeis podem ter suas nomenclaturas de acordo com o seu plano de contas.

Resumindo a operação e especificamente sobre sua dúvida, os encargos financeiros devem ser reconhecidos imediatamente ao contrato registrando débito na conta de Encargos A Transcorrer e creditando na conta Financiamentos Bancários A Pagar para esta receber a baixa mensal pelo total do pagamento das parcelas mensais.

Espero poder ter ajudado na sua dúvida e qualquer outro esclarecimento entre em contato.


Reginaldo Teixeira
@Oculto
@Oculto

Cleide Machado

Cleide Machado

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 10:40

Boa tarde a todos.
Estou com uma dúvida e espero a ajuda dos colegas.
É o seguinte, além de contabilizar, apropriando e pagando as guias de GPS, tenho também que contabilizá-las na folha de pagamento? Não ficaria lançado 2 vezes?

Desde já agradeço.

Cleide.

Cleide Machado
Assistente Fiscal
J. Maia Contabilidade
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 11:00
Cleide Machado

Cleide Machado

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 11:17

Claudio Rufino.
Te agradeço pelo esclarecimento, no entanto, gostaria de tirar outra dúvida por favor, na folha de pagamento em questão só possui rendimentos de retirada de pró-labore dos sócios e desconto do INSS do mesmo, a apropriação faço pela folha de pagamento, certo?Agora o pagamento das guias faço mediante as guias pagas, seria isso?.

Muito obrigada.

Cleide.

Cleide Machado
Assistente Fiscal
J. Maia Contabilidade
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 11:30

Cleide Nascimento da Silva Machado.

Via de regra os sistemas de geração da folha de pagamento já faz essa conversão ou seja, juntando as contribuições dos colaboradores com as dos sócios.

Se apenas há guia dos sócios, quando do pagamento dessa, você contabiliza:

d - previdência social a recolher (PC)
c - caixa ou bancos (AC)
hp = nosso pagamento ao instituto nacional do seguro social cf guia do mês

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
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Manoel Gomes da Silva Filho

Manoel Gomes da Silva Filho

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 29 janeiro 2012 | 22:05

Boa noite,
Preciso da ajuda dos senhores colegas.
Como posso registar a seguinte situação:

Uma empresa prestou serviço e recebeu normalmente. Porém essa PJ ainda não tinha conta bancária aberta e por isso o dinheiro foi depositado na conta do sócio, pelo tomador do serviço.
A minha primeira atitude foi registar a débito a entrada no caixa da empresa e o crédito de uma receita.
Em seguida, debitei emprestimo a sócio e creditei o caixa.

Até a conta corrente da empresa está aberta, sempre que precisava efetuar um pagamento, eu investia o lançamento.

Alguém tem uma opinião diferente desta. E qual seriam as contas envolvidas?

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