x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 4.218

Número de Sócios Fundadores p/ associação

ELIAS DA VITORIA SANTOS

Elias da Vitoria Santos

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 17:21

Cplegas,

Boa tarde,

Alguém saberia me informar se há uma exigência legal de número minimo de pessoas para que seja criada uma associação? Eu li em algum lugar uma sugestão de 20 pessoas para tanto.

Eu estou com a documentação para registrar uma associação, onde na ata de fundação só consta os dirigentes que são em número de 06, mais 03 membros do conselho fiscal, totalizando um número de 09 pessoas. Poderia neste caso considerar apenas estes como sócios fundadores?


Abraços

CARLOS MAGNO DA ROCHA BORGES
Articulista

Carlos Magno da Rocha Borges

Articulista , Proprietário(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 13:06

A quantidade de fundadores esta diretamente ligada aquantridade de cargos eletivos dos conselhos de administração e fiscal e seguindo sempre o que preve o estatuto. Se temos Presidente, vice e diretor financeiro na parte administrativa e Presidente, vice e secretário no conselho fiscal e para cada cargo um suplente, dai esta caracterizado que a entidade irá iniciar-se com, no mínimo, 12 pessoas. Menos que isso teremos vacância de cargos e o estatuto diz ou dirá que nestes casos deverá haver eleição e tudo o mais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.