Fechar
Momento Contábeis

O Amor é Tributado e o E-Social Pegou Pesado

Contábeis o portal da profissão contábil

19
Jun 2018
05:52

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Beneficio Social

23respostas
8.597acessos

Silvana Lopes

Usuário 4 Estrelas Novas

profissão
mensagens355
pontos2.486
membro desde15/01/2013
cidadeSao Bernardo do Campo - SP
Postada:Segunda-Feira, 7 de março de 2016 às 08:51:16
Bom dia pessoal, tenho uma dúvida, toda empresa é obrigada a se cadastrar no site do beneficio social?Pois tenho recebido e-mail que a empresa está descumprindo a Convenção Coletiva, sendo que o sindicato nem sabe me responder o que fazer.
segue e-mail abaixo

"Na qualidade de gestora da cláusula que trata do Benefício Social Familiar, temos a obrigação de zelar pelo cumprimento do que dispõe a Convenção Coletiva de Trabalho assinada pelo sindicato dos seus trabalhadores do segmento ....................................
Portanto, no sentido de resguardar os direitos dos trabalhadores previstos na Convenção Coletiva de Trabalho e para evitarmos discussões jurídicas desnecessárias, solicitamos a imediata regularização do Benefício Social Familiar com a emissão do boleto no site http://www.beneficiosocial.com.br
O não cumprimento do convencionado implicará em cobrança extrajudicial e medidas judiciais cabíveis.
Caso não possua trabalhadores no segmento acima ou já tenha regularizado a contribuição do Benefício Social Familiar, entre em contato pelo 0800 773 3738 ou 0800 580 3738.
Sr. chefe do departamento de recursos humanos, pessoal e financeiro sugerimos encaminhar esta à sua diretoria de imediato, evitando assim sua responsabilidade civil conforme artigos 186, 927, 932, III e 933 do Código Civil.
Atenciosamente,
Benefício Social Familiar"

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial

profissãoAnalista Pessoal
mensagens11.867
pontos70.275
membro desde31/01/2013
cidadeSao Jose dos Campos - SP
Postada:Segunda-Feira, 7 de março de 2016 às 13:15:14
Silvana, boa tarde.
Primeiramente para o sindicato enviar esse e-mail alguém deve ter denunciado.
Sugiro que encaminhe ao depto juridico ou advogado (da empresa).
Silvana Lopes

Usuário 4 Estrelas Novas

profissão
mensagens355
pontos2.486
membro desde15/01/2013
Postada:Segunda-Feira, 7 de março de 2016 às 15:28:07
Ok Carlos Alberto, farei isso.
Muito obrigada
Karina Louzada

Usuário 5 Estrelas Vermelhas

profissãoContador(a)
mensagens8.593
pontos53.056
membro desde17/07/2014
cidadeVitoria - ES
Postada:Segunda-Feira, 7 de março de 2016 às 17:18:35
Silvana Lopes

Há cadastro dessa empresa no site do Beneficio Social? Eles enviam esse email caso haja cadastro feito e tenha boletos em aberto...os boletos são gerados manualmente todo mês.

Entre em contato com o suporte do Benefício Social e veja o que acontece. Se não há cláusula na CCT prevendo esse pagamento essa cobrança é indevida.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Marcos de Oliveira

Usuário 2 Estrelas de Prata

profissãoEncarregado(a) Pessoal
mensagens671
pontos4.681
membro desde23/09/2009
cidadeMaringa - PR
Postada:Segunda-Feira, 7 de março de 2016 às 17:28:58
Boa tarde.
Além das orientações já postadas, acho pertinente contatar o sindicato patronal para orientações.
Silvana Lopes

Usuário 4 Estrelas Novas

profissão
mensagens355
pontos2.486
membro desde15/01/2013
Postada:Quinta-Feira, 10 de março de 2016 às 11:11:26
Bom dia, essa empresa não tem cadastro e não consta da CCT, entrei em contato com o beneficio social, eles querem a última caged da empresa,não sei o que isso tem a ver, esse empresa no beneficio social consta como sindicato de manutenção eletro eletrônica e a empresa o CNAE principal é "Portais e provedores de internet" e um dos secundários é Reparação e manutenção de computadores, talvez ai a confusão de Manutenção Eletro Eletrônico.
É complicado viu
Obrigada a todos.
Celina Y

Usuário Novo

profissãoAnalista Recursos Humanos
mensagens15
pontos108
membro desde09/05/2007
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 1 de julho de 2016 às 16:52:21
Como eu não localizei informações complementares em lugar algum, vou aproveitar para deixar meu comentário.

Recebi um email desse tal de beneficiosocial.com.br e achei muito esquisito, pois o sindicato da empresa em questão, que é do setor de industrialização de alimentos para animais, não tem informação alguma no site, tanto dos empregados como do patronal. O que mais me chamou a atenção foi o fato do email cadastrado ser o da contabilidade, mas eu não fiz cadastro no tal site, o sindicato tem o email do meu cliente em seu cadastro e se meu cliente tivesse feito o cadastro, ele não colocaria meu email e sim o dele.

Entrei em contato com os 2 sindicatos aos quais a atividade da empresa está vinculada e solicitei esclarecimentos por parte do jurídico, pois já desconfiava poder se tratar de golpe.
O sindicato patronal desconhece a existência de tal site ou qualquer benefício pago à parte e me recomendou conversar com o sindicato dos empregados. Lá, eu falei com o departamento de cobranças, falei do que se tratava e a pessoal responsável pela emissão de guias de contribuições do sindicato me garantiu que não existem cobranças além da assistencial e da sindical para a categoria em questão.

Sendo assim, fica o alerta de que deve se tratar de empresa que oferece um serviço de assistência a benefícios, tipo uma seguradora, mas que usa de linguagem distorcida para obter vantagens financeiras, uma vez que ela diz prestar serviços conveniados do sindicato e o sindicato desconhece a existência deles.

Antes de pagar qualquer coisa é sempre bom confirmar. Gente de má fé está sobrando por aí.
Helio M.

Usuário Iniciante

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens37
pontos688
membro desde22/05/2009
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 1 de julho de 2016 às 17:09:26
Olá Celina, boa tarde!

O mesmo aconteceu em nosso escritório com um cliente da indústria química. É muito estranho e não faremos o cadastro.

Clovis Lima

Usuário Novo

profissão
mensagens10
pontos184
membro desde06/11/2009
Postada:Sábado, 17 de setembro de 2016 às 08:38:01
Aqui em nosso Escritório também recebemos esses e-mails.
É mais uma "entidade" criada e, com a conivência de alguns sindicatos, tem conseguido inserir em suas Convenções Coletivas cláusulas de obrigatoriedade de tais contribuições.

Na página da entidade não consta endereço físico, mas se você consulta o CNPJ. 005.015.561/0001-88 verifica-se que está localizada na Cidade de Americana/SP.

Vejam cláusula inserida em uma convenção coletiva. http://www.sindassistenciatecnicasp.com.br/secaeesp_cct2016/060.pdf

Reparem no Parágrafo Nono da citada cláusula aonde eles citam até o contabilista como có-responsável no caso de descumprimento.

Clóvis Lima
São Paulo - SP
profissãoAdvogado(a)
mensagens1
pontos30
membro desde22/06/2012
cidadeGuarulhos - SP
Postada:Quarta-Feira, 21 de setembro de 2016 às 16:15:43
Boa tarde!

Também temos sido importunados pelo tal benefício social familiar - email todos os dias. Acho um absurdo instituirem mais uma contribuição "obrigatória" como dizem.
Alguém sabe de alguma providência contra isso?
Gladstone

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens1
pontos6
membro desde28/10/2016
cidadeBrasilia - DF
Postada:Sexta-Feira, 28 de outubro de 2016 às 08:58:33
Bom dia!

Não localizei no site deles uma legislação que discipline e obrigue tao procedimento, se alguém tiver este conteúdo gostaria de receber.
Realmente é muito estranho, pois como se cria uma entidade para gerir tantos recursos e com uma abrangência tão ampla de forma pouco clara????
Abraços.
Sueli Mitikichuki Correia da Silva

Usuário Estrela Dourada

profissãoAdministrador(a) Empresas
mensagens1.272
pontos8.399
membro desde24/07/2009
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 28 de outubro de 2016 às 10:51:46
recebo diariamente email desse Beneficio social familiar, deleto todos, querem tirar dinheiro dos desavisados

Sueli M.Correia da Silva
profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens1
pontos109
membro desde15/02/2013
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quinta-Feira, 24 de novembro de 2016 às 18:01:09
Boa tarde amigos, e alguém sabe se já houve alguma penalização por alguma empresa que deixou de cumprir esse beneficio social familiar ? pq na minha opinião isso é um absurdo, quase extorsivo, ou é outra "empresarial do Brasil" ?
Clovis Lima

Usuário Novo

profissão
mensagens10
pontos184
membro desde06/11/2009
Postada:Quinta-Feira, 24 de novembro de 2016 às 18:13:37
Francisco Dualscei Junior ,
Verifique na Convenção Coletiva dos Trabalhadores da empresa se consta cláusula prevendo este desconto. Caso não tenha, ignore.

Clóvis Lima
São Paulo - SP
Vinicius Neves

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Escritório
mensagens1
pontos15
membro desde21/02/2011
cidadeSantos - SP
Postada:Terça-Feira, 27 de dezembro de 2016 às 17:12:32
Fransisco Dualscei Junior,
Mês passado o sindicado multou a empresa de uma amiga em mais de R$ 1.000,00 por não pagamento do beneficio social, se estiver na convenção precisa cadastrar e pagar todo mês, eles pedem o ultimo CAGED enviado para calculo do boleto.
Marli Devitte

Usuário Iniciante

profissãoAuxiliar Escrita Fiscal
mensagens30
pontos353
membro desde21/06/2012
cidadeMongagua - SP
Postada:Quinta-Feira, 21 de setembro de 2017 às 17:03:27
Boa Tarde!

Pelo que vi, a última vez que houve postagem sobre o assunto foi em Dez/2016. Gostaria de saber com as Contabilidades como estão procedendo junto as suas empresas sobre a tal Cláusula Benefício Social Familiar?

Agradeço a atenção e colaboração.

Marli Devitte
Karina Louzada

profissãoContador(a)
mensagens8.593
pontos53.056
membro desde17/07/2014
cidadeVitoria - ES
Postada:Quinta-Feira, 21 de setembro de 2017 às 17:31:56
Marli Devitte

Eu faço como o Vinicius orientou acima:

se estiver na convenção precisa cadastrar e pagar todo mês, eles pedem o ultimo CAGED enviado para calculo do boleto.

Agradecida,

Thaina Almeida Proença

Usuário Estrela Dourada

profissãoAssistente Administrativo
mensagens1.224
pontos7.647
membro desde08/09/2014
cidadeJandira - SP
Postada:Quinta-Feira, 21 de setembro de 2017 às 17:42:25
Marli Devitte, boa tarde!

Na convenção coletiva de um cliente, tem a cláusula deste Beneficio Social Familiar, e estamos fazendo o pagamento mensal.

Verifique na convenção da sua empresa se há devida informação.

Att,

Thainá Almeida Proença

Karina Louzada

profissãoContador(a)
mensagens8.593
pontos53.056
membro desde17/07/2014
cidadeVitoria - ES
Postada:Quinta-Feira, 14 de dezembro de 2017 às 16:50:16
Boa tarde Colegas,

Como vcs estão lidando com essa taxa diante da reforma trabalhista?

Estão mantendo o pagamento mensal normalmente?

Agradecida,

Clovis Lima

Usuário Novo

profissão
mensagens10
pontos184
membro desde06/11/2009
Postada:Quinta-Feira, 14 de dezembro de 2017 às 16:58:50
Karina Louzada

Quando estiver prevista em convenção ou acordo coletivo a única forma de não efetuar o desconto é o empregado comparecer ao sindicato e solicitar que o desconto não seja efetuado.

Clóvis Lima
São Paulo - SP
Karina Louzada

profissãoContador(a)
mensagens8.593
pontos53.056
membro desde17/07/2014
cidadeVitoria - ES
Postada:Quinta-Feira, 14 de dezembro de 2017 às 17:00:52
Clovis Lima

Pois é, mas essa taxa não é igual as taxas em beneficio do sindicato, é uma taxa em beneficio dos trabalhadores, por isso estou em dúvida....

Agradecida,

profissãoAdvogado(a)
mensagens1
pontos12
membro desde27/08/2007
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Segunda-Feira, 18 de dezembro de 2017 às 14:01:48
Estou com o mesmo questionamento de um cliente. Alguém já teve alguma decisão tornando obrigatório o recolhimento e condenando ao pagamento?
profissãoProprietário(a)
mensagens1
pontos6
membro desde12/01/2018
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 12 de janeiro de 2018 às 19:06:03
Sinceramente! Isso é coisa de bandido. Absurdo enorme te obrigarem a pagar uma taxa(estão procurando alternativa a contribuição sindical). Eu não pago aqui na empresa e já mandei cancelar e parar de me enviar e-mail. Tenho um auxilio que fiz no banco e os valores são mais altos para o profissional e para a empresa sai mais em conta. Não paguem, vamos tirar o Brasil da mão de bandidos que se aproveitam de quem realmente trabalha nesse pais.
Richard Coelho

Usuário Iniciante

profissãoContador(a)
mensagens38
pontos351
membro desde09/11/2015
cidadeBiguacu - SC
Postada:Quinta-Feira, 25 de janeiro de 2018 às 10:28:37

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

conheça mais

Facebook

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César