x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 525

DIRF - Associação de funcionários

Helena Rodrigues

Helena Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 14:54

Boa tarde,

Gostaria de receber orientações sobre como proceder neste caso:

Temos uma associação de funcionários que tem contrato coletivo por adesão com a Unimed Odonto, e tem cerca de 300 associados com este plano. É responsabilidade da associação informar na DIRF as despesas com o plano destes associados?

O contrato do plano é Unimed Odonto X Associação. Então, como são funcionários de uma determinada empresa X, esta desconta em folha os valores relativos ao plano e demais despesas, repassa a associação e, esta por sua vez, faz o pagamento para a operadora do convenio odontológico.

Reforçando, os associados não são funcionários da associação, e sim da empresa X, a associação não é a fonte pagadora (apesar de a NF do convenio ser emitida em nome dela), ela apenas repassa os valores.

A associação é obrigada a relacionar estes associados na DIRF? Se sim, com qual classificação, pois não são assalariados, nem contribuintes.

Muito Obrigada,
Helena

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.