x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 156

acessos 84.639

Retificação GFIP x GPS - Procedimentos

Genival  Luz

Genival Luz

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 15 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2008 | 09:54

Saudações,

Por gentileza, alguém poderia me dar uma luz quanto aos procedimentos para retificação de GFIP''s.

Fui solicitar a CND do INSS, e relatorio apareceu varias pendência na receita federal, no cruzamento das informações das GFIPS x GPS valores divergentes.

Gostaria de verificar no FORUM se poderiam me ajudar quanto aos procedimentos que devo tomar.

Forte abraço.
Genival

"Quem não sabe o que procura, não entende o que encontra"
Rafael Rornelles

Rafael Rornelles

Prata DIVISÃO 3, Agente Financeiro
há 15 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2008 | 10:04

bom dia Genival,

Quando as retificações, posso te ajudar ja passei muito por isso, mais antes vc tem q relacionar quais as pendencias, q podem ser, valor informado divergente do recolhimento, GFIP sem movimento com recolhimento, falta de Informação de GFIP, esses foram os casos que ja vi, aguardo sua postagem.

abçs

Rodrigo Mirandela Ferreira

Rodrigo Mirandela Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 15 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2008 | 10:09

Bom dia Genival,

Já aconteceu isso comigo. Eu tive que fazer um levantamento das GPS´s e GFIP´s de todas competências do relatório de pendências. Depois disso, verifiquei se os valores informados em GFIP batiam com o que foi recolhido em GPS.
Nos meses que tinham divergêcias, fui acertando. Ou seja, se o que estava errado era o valor declarado, renviava a GFIP. Se o que estivesse errado era o valor recolhido, recolhia a diferença. Nos casos em que não tinha erro algum, mas constava no relatório, apenas apresentei as guias ao INSS.
Espero ter ajudado.
Att,

Foco no resultado!
Genival  Luz

Genival Luz

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 15 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2008 | 13:41

Caros Rodrigo e Rafael,

Muito obrigado, por jogarem uma luz na minha situação:

Realmente estou com um relatorio do INSS.

E esta por exemplo:

Valor Informado GFIP

Mês 07: 10.000,00
Mês 08: 800,00

Valor pago GPS

Mês 07: 13.560,00
Mês 08: 15.000,00

E em todos os mês durante um ano, o depto pessoal não conciliou nada...esta tudo divergente, entre as informações das GFIP's e os valores recolhidos pela GPS.

Ajudaram bastante sim,
Muito Obrigado

Abraços.

"Quem não sabe o que procura, não entende o que encontra"
Rafael Rornelles

Rafael Rornelles

Prata DIVISÃO 3, Agente Financeiro
há 15 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2008 | 13:56

Bom agora vc terá que levantar se esses valores recolhidos são realmente os devidos e informar a GFIP corretamente ou se não forem os devidos pedir a restituição, depois q tiver toda a documentação pronta, terá que apresentar os documentos em uma Agencia da Receita Federal, para que possa ser dado baixa nas pendencias e emitida sua certidão

Genival  Luz

Genival Luz

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 15 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2008 | 14:07

OK Rafael, muito obrigado.

Só mais uma pergunta: Como faço para pedir restituiçao?
Será gerado crédito, para abatimentos futuros.

[ ]s
Genival

"Quem não sabe o que procura, não entende o que encontra"
Genival  Luz

Genival Luz

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 15 anos Sábado | 20 setembro 2008 | 08:44

Muito Obrigado.

Um bom final de semana a todos!

Abraços

"Quem não sabe o que procura, não entende o que encontra"
SUELY RAMOS DOS REIS

Suely Ramos dos Reis

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 14 anos Quarta-Feira | 10 fevereiro 2010 | 18:29

Amigos,
Estou com um problema parecido. Não consegui emitir a CND por causa de diversas divergências. segundo informações da Receita Federal, um dos CNPJ aparece com um valor apurado de 15.000,00 e o valor apropriado de mais ou menos 14.500,00. Isso é um exemplo, os valores são fictícios.
entretanto, verificando no Comprovante de Declaração à Previdência (emitido com a GFIP), os valores são os mesmos que os recolhidos na GPS. Ou seja, não há divergência.
Assim, gostaria de saber como devo proceder. Alguém já passou por isso?

Edgar Barros da Silva

Edgar Barros da Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 15 abril 2010 | 16:41

Olá, boa tarde a todos!
Tenho um caso parecido com este citado pela colega Suely, SEFIP igual à GPS, no entanto, para a Receita o valor é maior.
Na segunda-feira irei até o posto de jurisdição, quando obtiver as informações repasso à vocês.

Abraço.

Basta querer...
SUELY RAMOS DOS REIS

Suely Ramos dos Reis

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 23 abril 2010 | 08:51

pessoal, bom dia a todos.
creio que o problema está solucionado. fomo à receita federal mas mesmo lá os técnicos não souberam direito o que houve. mas me deram um documento do sistema deles, onde aparecia o número do arquivo gfip e o mesmo era divergente do que eu tinha arquivado na empresa.
resultado: descobrimos que foram algumas retificações que foram feitas (por diversos motivos, pis, nome, etc), mas as tabelas não tinham sido atualizadas para a competência.
exemplo: estamos em abril, a retificação era de dezembro de 2009 mas as tabelas estavam atualizadas para março de 2010. ou seja, teriam que ser baixadas novamente as tabelas de dezembro de 2009.
isso gerou divergência nos comprovantes de declaração à previdência emitidos pela gfip (a original e a retificadora).
pagamos as diferenças para obtermos logo as cnd's, mas a caixa nos informou que podemos compensar esses valores pagos indevidamente nas próximas gfip's. basta retificarmos novamente com as tabelas corretas e abatermos esses valores pagos indevidamente nas gfip's posteriores.
espero que tenha ajudado a todos.
suely.

Edgar Barros da Silva

Edgar Barros da Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 3 maio 2010 | 14:51

Pessoal, boa tarde!
No meu caso foi uma GFIP enviada em outro código. Então me instruiram para excluir essas informações e aguardar o processamento.

Agora estou no aguardo.

Obrigado pela atenção de todos.

Basta querer...
SHEILA CATALUNHA

Sheila Catalunha

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 13 anos Quarta-Feira | 7 julho 2010 | 16:38

Eu tenho um caso diferente, o RAT foi recolhido no campo errado no campo de terceiros e foi emitido uma DCG cobrando o valor, como retificar?
tenho outra situação também a GPS e a GFIP esta correta, mas consta a divergencia como se eu não tivesse recolhido terceiros, como retificar?
tirei uma GPS do sistema e consta o valor total no campo INSS, não está dividido terceiros, onde a receita pega para compor essa GPS pelo sistema?

obg

Marcos dos Santos

Marcos dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 13 anos Terça-Feira | 27 julho 2010 | 23:05

Olá boa noite.
Sou novo no fórum e estou recorrendo a ajuda, pois não consegui localizar esta informação em lugar nenhum.
Tenho um processo em que ficamos em atraso com alguns recolhimentos previdenciários, estes valores entraram em DCG (débito confessado em gefip).

O problema é que recolhemos a parte dos empregados com o código 2100 após em entrar em DCG e esse valor está parado, fui informado que deveria fazer uma Revisão de DCG para que este valor pago seja considerado e a divida (que já está em divida ativa) seja baixada.

O problema é que não sei como deve proceder para o preenchimento deste documento Revisão de DCG os códigos e nomenclaturas usados no formulário não me são muito comuns.

Alguém poderia me ajudar.

Agradeço desde já.

RUBIA GUTOCH CAMARGO

Rubia Gutoch Camargo

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 30 agosto 2011 | 16:51

Oi gente boa tarde. Então fiz uma besteira grande, ai vai.

em 09/2008 informei na gfip que a empresa tinha 6 funcionários. Sendo que..
1 já estava demitido
pois, bem como se não bastasse tamanho erro em 10/2008, informei na gfip que a empresa possuia 3 funcionários, e faltou mais 2 funcionários sendo que..
1- estava aguardando perícia
2- não informei mesmo. rrs
Agora não sei como consertar, o que eu faço? informo de que forma? existr outro código ou modalidade? excluo informações anteriores se o fgts já foi pago?

Me ajudem por favor!!!!

Joao Batista da Silva

Joao Batista da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 18 maio 2012 | 12:57

boa tarde
preciso retificar várias GFIP, o nr do PIS do trabalhador categoria 11 ficou errado nos meses de março/04 a jan/06.
minha dúvida: constou na época o COD REC 905 e na retificadora será informado o 115, ficará corrigido o erro?
grato a todos
Joao

Letícia Pinheiro Simões

Letícia Pinheiro Simões

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Sábado | 23 junho 2012 | 11:32

Minha empresa sempre foi sem movimento a e aconteceu de informarem dois meses com pro-labore só que eu não tinha pedido nesses devidos meses ai gerou impostos claro, mas eu pedi pra que a eles retificassem a GFIP sem movimento, e agora eu preciso tirar uma CND só que ela não esta saindo, devido essa divida que aprece mesmo eles tendo retificado a GFIP sem movimento, e agora o que eu devo fazer, quais as providencias que eu devo tomar? Tenho que ir até um posto da receita pra mostrar a retificação? Ai estou desesperada me ajudem por favor :(


Agradeço desde já... Obrigada!

Letícia Pinheiro Simões

Letícia Pinheiro Simões

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 25 junho 2012 | 10:33

Nossa muito Obrigada Luiz a sua resposta me ajudou muito mas ainda sim paira uma duvida, essa exclusão da GFIP com movimento eu faço em um posta da receita ou pela internet mesmo, no caso não seria eu e sim o escritório que faz a contabilidade da minha empresa né??

Obrigada, a sua resposta foi de muita valia :)

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 25 junho 2012 | 10:42

Letícia Pinheiro Simões Bom Dia;

A solicitação da exclusão de informações, deve ser realizada da seguinte maneira:

Com os dados do responsavel / empresa preechidos na sefip, abra um novo movimento;

Selecione o Cod de recolhimento que deseja excluir; (no seu caso é provavelmente é o 115 - "recolhimento e / ou declaração ao FGTS e informações a previdencia social";

No canto direito a baixo de "Informações Anteriores" marque a opção "Pedido de Exclusão de Informações anteriores";

Salve; Execute, e proceda o envio da sefip normalmente;

Apos a transmissão da sefip de exclusão, recomendo aguardar 24h (prazo não estipulado, pode ser feito diretamente apos a transmissão), e enviar uma nova sefip desta competencia informando em "Fato gerador" Ausencia de Fato Gerador (Sem movimento);

Apos transmitidas, aguardar regularização automatica; Ou apresentar Recibo de entrega e relatorios acessorios das sefips na agencia da RFB para regularização;

Abraços

Att

BENEDITO SANTIAGO COSTA

Benedito Santiago Costa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 10:35

Bom dia Pessoal,
Preciso de apoio de vcs pois, nunca me vi nessa situação, Preciso de CND da empresa e preciso saber como enviar estas informações:

FALTA GFIP: 11/2010 até 02/2012 (empresa sem movimento neste período)

FALTA GFIP: 13/2007 13/2008...(empresa normal em movimento)

DIV GFIP: 10/2010 187,45 (como posso detalhar, se recolhimento foi superior?)

DIV GFIP: 08/2012 1.352,70 (foi pago, como apresentar comprovante?)

Quem já passou por isso pode me indicar a saída?

Obrigado

Administrador e Contabilista
Valeria Gamito

Valeria Gamito

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 09:49

Bom dia.

Bom estou fazendo o levantamento de uma empresa que consta pendencias na Previdencia.
Div GFIP que verifiquei e constatei que o valor recolhido esta correto e que o programa considerou a tabela erroenamente, em vez de 9% considerou 11% de um funcionário.
Montei um dossie e gostaria de que me ajudassem apresento este dossie na Receita , no INSS ou posso retransmitir a SEFIP novamente arrumando esta estas divergencia?

Valéria

Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 11:20

Valeria, provavelmente foi transmitida com a tabela do INSS desatualizada no SEFIP.
O correto é sempre verificar e fazer bater os valores da guia do seu programa e da informação enviada ao INSS.

Basta atualizar a tabela do SEFIP e gerar novamente com as informações corretas, pode informar os empregados todos na modalidade 9.

Rosângela Márcia da Silva

Rosângela Márcia da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 19 março 2013 | 20:33

Boa noite! Não tenho como verificar as folhas de pagamento que tiveram divergências na GFIP e o valor do INSS realmente não foi pago. O valor das guias pode ser o mesmo informado na GFIP sem a separação do valor de outras entidades?

Danimar Gomes de Oliveira

Danimar Gomes de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 10:12

Bom dia,
Tive um problema com um CEI que fora recolhido de forma erronea. Deveria ter sido recolhido em um CEI e foi recolhido em outro. Como posso fazer para retificar? Solicitar exclusão e enviar como modalidade 9?

Atenciosamente,

"Não cruze os braços diante de uma dificuldade, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos!" - Bob Marley
Página 1 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.