x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 4.262

Declarar imposto pago pelo lucro imobiliário cod.4600

Robson Alvarez

Robson Alvarez

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 12:02

Prezados, Boa tarde !

Caros amigos, vendi um imóvel no ano de 2014, baixei o programa de ganhos de capital2014 em 2015, gerei o DARF código 4600 e paguei a parte referente ao lucro imobiliário em atraso com os devidos encargos. Este ano, 2016 na declaração fiquei com dúvida se devo lançar no imposto pago/retido. Devo lançar como imposto complementar item 1 ? Senão, em qual campo/declaração devo lançar este imposto pago + os encargos ? Ou não devo declarar nesta declaração de 2016 ? Desde de já muito obrigado pela atenção.

<..>Robson Alvarez<..>

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Sábado | 19 março 2016 | 19:22

Boa noite Robson,

Se o negócio foi feito em 2014, deveria ter sido informado na DIRPF 2015.

Logo nada informa na DIRPF 2016, até porque este programa não importa dados do programa Ganhos de Capital 2014.

Entretanto é aconselhável que você retifique a DIRPF 2015 após a importação dos dados do Ganho de Capital (GCap) 2014.

...

Robson Alvarez

Robson Alvarez

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 8 anos Domingo | 20 março 2016 | 21:56

Boa noite amigo Saulo,

Para mim é extremamente satisfatório ser atendido tão prontamente pelo senhor.
Muito obrigado por sua atenção e que Deus ilumine sempre os caminhos e o conserve com esta grande generosidade e humildade.


Grande Abraço !
<..>Robson Alvarez<..>

carlos

Carlos

Iniciante DIVISÃO 2
há 7 anos Sábado | 4 março 2017 | 10:06

Aproveitando o tópico, tenho uma dúvida:


Fiz uma venda no início de 2016 e somente agora abri o GCAP para fazer o pagamento... Assim, vou ter que pagar com juros e multa...

Minhas dúvidas são: ao emitir a guia do DARF 4600, onde devo lançar o valor que paguei? lanço no campo imposto pago no próprio GCAP2016, colocando o valor originário (sem o juros e a multa) ou lanço em algum campo específico no IR2017?

E qual o valor que indico que paguei o DARF 4600.... o originário ou o acrescido de juros e multa?

obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.