x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 1.983

Alteração EIRELI

Brunno Henrique de Carvalho Borges

Brunno Henrique de Carvalho Borges

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 8 anos Quinta-Feira | 24 março 2016 | 12:11

Vivane,

Interessante, nunca passei por tal situação. Em contrapartida, lanço do mão do seguinte: Se o titular da EIRELI só tiver como capital social devidamente comprovado o valor de R$ 78.800,00 (ano passado) e ao virar o ano, ele, então, se torna obrigatório à alterar o capital social, mesmo sem possibilidade para tanto, mesmo tendo somente os R$ 78.800,00 para utilizar como capital social?

Analisando o artigo 980-A do Código Civil: "A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País." Nota-se, então, a necessidade do valor mínimo do capital social para a CONSTITUIÇÃO da EIRELI. Quanto às demais (alterações) a legislação é omissa, sendo assim, considera-se o estipulado no Código Civil.

Victor Muracami de Sousa

Victor Muracami de Sousa

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 17:15

Boa tarde,

Estou com uma duvida, estou realizando uma alteração em uma EIRELI, sendo compostos os seguintes atos:

- Alteração endereço matriz;
- Encerramento filial;
- Alteração capital social (Adequação ao valor do mínimo nacional atual);

Na JUCESP, preenchi dois processos: Um se tratando da matriz (Evento de alteração de endereço, capital e consolidação) e outro processo na aba de Encerramento Filial. Assim, foi gerado duas capas, no entanto, atrelei uma a outra e criei um processo só.

Hoje, fui tentar realizar a entrada do processo na junta e, infelizmente, não aceitaram, alegando que o processo deve ser enviado em uma "única" capa. Após isso, abri novamente o processo da matriz, mas não localizei nenhum ato que correspondia a "encerramento de filial" na aba de Alteração matriz.

Por favor, os colegas poderiam me dar uma luz?

Qualquer esforço será muito bem vindo.

JOÃO DE ASSIS CANDIDO

João de Assis Candido

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 7 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 17:41

Boa tarde
Victor

Quando voce gerar o processo de alteração na matriz, anote o numero do processo, va na pagina principal e selecione filial, faça o encerramento e no final clique em anexar atos ao processo e indique o numero do processo da matriz.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.