x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 833

Francisco Carlos

Francisco Carlos

Iniciante DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 24 março 2016 | 13:00

Olá, na declaração irpf 2016 estou como dependente de minha esposa (10 meses desempregado), no entanto como trabalhei 2 meses tive $ 7.800,00 de renda e retençao de $ 133,00 de imposto. Se eu fizer minha declaração em separado para reaver o imposto retido, a receita vai somar minha renda com a da minha esposa? e assim aumentar o valor do IR à ser pago por ela? na declaração dela assinalei que ela possui conjuge e indiquei meu cpf.
Obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 24 março 2016 | 19:51

Boa noite Francisico,

Neste caso é melhor você declarar em separado, por dois motivos:

1 - Se você ganhou R$ 7.800,00 este rendimento será somado aos de sua mulher e ela vai pagar mais imposto, pois como dependente dela, em termos gerais ela terá o desconto de de dois mil e poucos reais, mas terá um aumento de sete mil e oitocentos, logo não é vantagem permanecer como dependente dela este ano.

2 - Declarando em separado, você será isento do imposto de renda e terá direito a restituição dos cento e trinta e três reais descontados de você.

Naturalmente os dois (você e ela) devem assinalar que são casados e cada um deve informar o CPF do outro. Fique tranquilo, pois Isto não fará com que a Receita Federal some os rendimentos dos dois para fins de tributação e sim que apenas os considere, para verificar a variação patrimonial de ambos como sendo a da família.

...

ELIANE M SOUZA

Eliane M Souza

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 25 março 2016 | 17:39

Estou precisando de ajuda, estou fazendo uma Declaração de IRPF de uma menina menor de idade, pois o CPF dela estava com restrição por não ter feito as Declarações de anos anteriores, ela recebe um beneficio do INSS por morte do pai, e tem imposto retido na fonte. Gostaria de saber qual o código da natureza da ocupação indicado para este caso. Desde já agradeço pela ajuda .

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.